HERCÍLIO COELHO DINIZ, Deputado federal
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/08/2024
Página 6, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 7087 de 2024
31ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 9/8/2024
Palavras do deputado federal Hercílio Coelho Diniz
Boa noite a todas, boa noite a todos. Cumprimento o deputado estadual Gustavo Santana, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, neste ato, representando o deputado Tadeu Leite, presidente desta Assembleia Legislativa. Cumprimento também o Sr. Ciro Verner de Paula Nunes, nosso homenageado; o deputado Carlos Henrique, Exmo. Sr. líder da Maioria; o Sr. Márcio Ferreira Souto, o Marção Souto, Exmo. prefeito de Pedra Azul; o Sr. Nilo Souto, Exmo. prefeito de Jequitinhonha; o Sr. Igor Eto, vice-presidente de Relações Institucionais do BDMG; e todos os presentes.
Cumprimento-o de modo muito especial, Ciro, porque a gente sabe que ser supermercadista não é fácil. Você tem que abrir mão do relacionamento pessoal, do relacionamento com a sua família, da sua vida social e, às vezes, até mesmo da vida religiosa. Muitas vezes a gente tem que abrir mão, sacrificar-se, porque é uma atividade que exige da gente sete dias por semana e não tem hora de começar nem de terminar o dia. Até mesmo da hora do almoço você tem que abrir mão. Então eu sei muito bem o que é isso. A gente, além de lidar com a nossa atividade profissional, precisa tratar das relações decorrentes da atividade geral, como as atividades da categoria laboral e de base.
Não sei como está a situação de vocês lá, mas vamos pegar, como exemplo, o sindicato de base. Você tem que pegar a categoria todinha, porque vai tratar a base sindical, para fazer uma negociação, que tem que fazer todo ano. Ali, você vai discutir não só o salário, que é o mais fácil de se discutir porque vai ser igual para todo mundo e vai ser repassado no preço, mas também o funcionamento aos domingos e aos feriados. Então isso envolve toda a categoria. Eu não sei se você teve a oportunidade de discutir essas pautas. E valem por um ano. Às vezes, uma negociação que se faz em uma semana, demora-se dois ou três meses e o desgaste é muito grande. É uma briga que chega a ser quase fratricida e a gente acaba sendo, muitas vezes, rotulado. Já participei muito das negociações na AMA, na CNC. Categorias de base são muito doídas, são muito sofridas. Eu fiquei até surpreso. Quando eu lhe perguntei, o meu coração… A sua juventude… E você, já com mais dez estabelecimentos, com mais de 600 colaboradores. A gente sabe como é difícil. Acaba que o colaborador passa a ser quase que um filho da gente, porque estamos com ele no dia a dia. Se o botijão de gás dele acabou, ele vai em cima de você: “Meu gás, a minha conta de luz, a minha receita”. A gente acaba se envolvendo mesmo.
Eu quero dizer que esta homenagem que está sendo feita a você é muito justa. Espero que você continue com essa sabedoria de transformar, de iniciar com um estabelecimento comercial e hoje já estar com esses dez estabelecimentos. Continue com esse crescimento profissional, com esse crescimento humano. A gente sabe que isso não cresce se não houver uma gestão humanizada.
Que você possa continuar com essa sabedoria. Que Deus continue o iluminando, guiando o seu caminho. Que assim seja! Esse é um dom que você tem. Deus capacitou você para isso. Que você possa continuar distribuindo riqueza. Se você está crescendo, se você está ganhando, o seu colaborador está crescendo, o seu fornecedor está crescendo. Valorize os seus fornecedores locais. Isso é muito importante. Eles, no seu entorno, têm uma dificuldade maior, porque é uma região muito pobre que precisa ser desenvolvida. Esta Casa pode ajudar com políticas públicas para que a região possa crescer. O Gustavo, que é um conhecido seu, um amigo, um parceiro, pode, nesta Casa, junto com o Carlos Henrique e com os demais parlamentares, ajudar aquela região a ter um crescimento, a valorizar os produtos da região. Conte com o apoio desta Casa; conte com o apoio da Câmara Federal. Nós estamos, aqui, para trabalhar em prol de Minas Gerais. Sucesso para você! Que Deus abençoe a sua caminhada! Um grande abraço.