Pronunciamentos

JEFFERSON DE PAULA, Presidente da ArcelorMittal Brasil, CEO Aços Longos e Mineração Latam

Discurso

Agradece a homenagem recebida pelo transcurso do 80º aniversário da sede da ArcelorMittal Brasil no Município de Belo Horizonte e do 103º aniversário de história da empresa no País.
Reunião 26ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/06/2024
Página 4, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 7105 de 2024

26ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 14/6/2024

Palavras do Sr. Jefferson De Paula

Bom dia a todos e todas. Bom dia, Excelentíssima Sra. Deputada Amanda Teixeira, aqui representando o presidente Tadeu. Gostaria também de parabenizar e agradecer à delegada de polícia Larissa Maia e ao Exmo. Sr. conselheiro do Tribunal de Contas Agostinho Patrus. E, por último, o meu agradecimento à deputada Delegada Sheila, a quem agradeço a honrosa proposição desta solenidade em homenagem à ArcelorMittal Brasil. Estendo os meus cumprimentos e agradecimentos a todos os deputados, deputadas e demais autoridades.

Destaco também a presença de empregados e ex-presidentes da ArcelorMittal Brasil. Aqui nós temos dois ex-presidentes da ArcelorMittal Brasil que muito contribuíram para a história dessa empresa: Carlo e Zé Armando, que estão aqui. Muito obrigado pela presença. Agradeço aos membros da Orquestra Jovem de Minas Gerais, projeto apoiado pela Fundação ArcelorMittal, pela belíssima interpretação do Hino Nacional que nós vimos hoje.

Para nós, da ArcelorMittal, é uma grande honra este reconhecimento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais à nossa atuação. Temos uma ligação profunda e centenária com Minas Gerais e com os mineiros. E, olhando para o passado, alguns momentos marcantes dessa caminhada merecem ser relembrados.

A usina mais antiga da ArcelorMittal, no Brasil, foi inaugurada, em Sabará, há 103 anos, dando largada a uma das mais destacadas trajetórias da indústria mineira. Naquela época, ainda éramos a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira. A usina de Sabará foi a primeira do País a operar de forma integrada, ou seja, produzindo minério de ferro – gusa, aciaria e laminação. Esse pioneirismo já era prenúncio da nossa cultura inovadora que está no DNA da empresa. Hoje temos o Açolab, primeiro hub de inovação aberta do mundo na siderurgia; o iNO.VC, que é em outro estado, ou seja, em Tubarão, no Espírito Santo; o Programa de Transformação Digital; e um robusto Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que fazem da empresa referência nacional e mundial em inovação na indústria. Voltando à história, em 1935, foi lançada a pedra fundamental da usina de Monlevade, numa época em que a cidade ainda não existia. A usina era tão importante na estratégia de industrialização do País que a solenidade contou com a presença do, então, presidente Getúlio Vargas. Em 1984, entrou em operação a nossa terceira usina de aço no Estado, em Juiz de Fora.

Como vocês podem ver, o nosso passado nos conecta profundamente a Minas Gerais e é assim que pretendemos continuar. Hoje a ArcelorMittal está implementando o maior programa de investimento do setor do aço em andamento no Brasil e, em parte – eu diria, a maior parte –, muito significativas serão as inversões feitas em Minas Gerais. São mais de R$6.000.000.000,00 destinados à implementação e à modernização das plantas de Monlevade e Sabará e das minas de ferro de Itatiaiuçu e Bela Vista de Minas. A unidade de Monlevade, que já é uma grande usina, terá a sua capacidade duplicada; e a unidade de Sabará ganhou novos equipamentos, que sofisticarão a produção de peças para a indústria automobilística. Nós estamos aumentando em mais de 40% a produção em Sabará, onde iniciamos toda essa trajetória.

Vale ressaltar que também está em Minas Gerais a BioFlorestas. São 100.000ha de terras que nós temos plantados com eucalipto aqui, em Minas Gerais, que produzem carvão vegetal renovável usado na produção do aço. Nós também temos a ArcelorMittal Sistemas, que produz soluções de TI para todo o grupo, no Brasil e no exterior, além das unidades de serviço em aço e transformação de sucata em Contagem.

Não é sem motivo, portanto, que a nossa sede administrativa está aqui, em Belo Horizonte, há 80 anos e ao lado de um dos principais cartões postais da cidade: o Parque Municipal. Estamos aqui em função dessa profunda identidade com o Estado, com a sua cultura e com as pessoas, ou seja, os mineiros. E, nesse ponto, preciso destacar que a nossa identificação se desdobra em compromissos. A ArcelorMittal, maior produtora de aço deste país e líder mundial, é uma empresa comprometida com a Agenda ESG, que traz aspectos sociais, ambientais e de governança para o centro da estratégia de negócios. Acreditamos que a nossa presença deve trazer desenvolvimento e bem-estar para as comunidades, sob influência das nossas atividades, e buscamos compatibilizar nossas operações com a proteção do meio ambiente.

Para a deputada Delegada Sheila, gostaria de destacar algumas similaridades entre a ArcelorMittal e a atividade parlamentar de V. Exa. Ambas tratam a questão da segurança das pessoas como prioridade absoluta; compartilhamos a vontade de fazer avançar o crescimento da sua cidade, Juiz de Fora, onde está uma das nossas mais modernas e maiores plantas industriais no Brasil; e ainda mantemos a mesma preocupação e sensibilidade com as mulheres. Sua própria trajetória é um exemplo, tanto em sua carreira na Polícia Civil quanto nesses dois mandatos de deputada estadual, estando à frente das causas de maior relevância.

Em nossa empresa temos meta para aumentar o número de mulheres em cargos de liderança e estamos ampliando a presença feminina em todas as operações industriais, fazendo isso em um setor historicamente dominado por homens. Nosso programa de inclusão abrange também raça, etnia, pessoas com deficiência e LGBTQI+. O caminho é longo, mas estamos determinados e certos de que a inclusão não é só possível como também é necessária para a evolução da sociedade. Não podemos esquecer ainda a Fundação ArcelorMittal, que é um orgulho muito grande para a empresa, a maior incentivadora da cultura e do esporte no Estado de Minas Gerais. Em seus 35 anos de história, a fundação contribuiu para a transformação da vida de mais de 11 milhões de pessoas. Nossas ações sociais chegaram a mais de 240 cidades em todo o País com investimentos de cerca de R$120.000.000,00 nos últimos dois anos.

Gostaria de finalizar agradecendo novamente a todos os presentes, deputados e deputadas, por esse reconhecimento à contribuição da ArcelorMittal para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Estamos aqui há mais de 100 anos, e nossos investimentos comprovam que pretendemos estar sempre em Minas e ao lado dos mineiros. Muito obrigado.