Pronunciamentos

DEPUTADA LENINHA (PT), Autora do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 56º aniversário de fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais – Fetaemg.
Reunião 25ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 15/06/2024
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 6988 de 2024

25ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 13/6/2024

Palavras da deputada Leninha

Uma boa noite. Uma boa noite aos que estão aqui, neste Plenário, e aos que nos acompanham também pelas redes sociais. Queria dizer da minha felicidade de ver o Parlamento ocupado por vocês, tão cheio de mulheres, de homens, desde aquele outro espaço ali, porque não coube aqui. Eu, que estou aqui no segundo mandato, de fato fiquei muito surpresa com a mobilização feita pela Fetaemg para que vocês aqui estivessem nesta noite.

Eu quero cumprimentar o meu amigo, meu companheiro que está presidindo esta reunião, o nosso presidente Tadeu Martins Leite. São poucas as reuniões que ele preside, normalmente eu é que venho presidir, mas hoje ele fez questão, em função do Vilson, de vir presidir a reunião em homenagem a esta importante instituição, que é a Fetaemg. Então, muito obrigada, Tadeuzinho. Quero cumprimentar esse companheiro das lutas, dos sonhos, que vocês conhecem tão bem, o nosso companheiro Vilson Luiz da Silva, que preside esta instituição e que está aqui conosco nesta noite. Quero cumprimentar Antônio Augusto Garcia, o PC, superintendente Federal do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais; José Ricardo Ramos Roseno, subsecretário de Assuntos Fundiários e Fomento Florestal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Eduardo Dumont, nosso companheiro também, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab; Maria Alice Faria, delegada-geral, representando aqui a Polícia Civil de Minas Gerais; Arlélio de Carvalho Lage, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais; deputada Beatriz Cerqueira, minha querida amiga, companheira de Parlamento, guerreira, lutadora, que compõe o meu bloco e que faz belíssimas lutas, aqui presente; Neila, superintendente regional do Incra, esse importante órgão da agricultura familiar, enfim, das áreas de reforma agrária de Minas Gerais. Quero saudar Pedro Patrus, vereador daqui de Belo Horizonte, que se faz presente, veio também para esta homenagem. Quero também saudar os ex-assessores, na pessoa do Janser, meu companheiro, meu marido, que foi assessor da Fetaemg por quase 10 anos. Na pessoa dele, queria saudar os assessores que ajudaram nessa construção, os que permanecem e também os que foram já desligados e estão em outros caminhos.

Bom, eu havia escrito coisas aqui, mas prefiro falar daquilo que vem do coração, da alma, daquilo que é a nossa história sobre o desenvolvimento rural e o fortalecimento da agricultura familiar em Minas Gerais.

Eu venho do Norte de Minas, mas também tenho atuação no Vale do Jequitinhonha e sei o quanto é importante a presença do sindicato dos trabalhadores rurais, dos polos regionais da Fetaemg, que fazem um trabalho importante, primeiro em defesa dos nossos direitos conquistados ao longo dos anos e, segundo, porque propõem outro modelo de desenvolvimento, entendendo que a agricultura familiar é aquela que produz comida para as nossas mesas e produz comida que vai para as feiras. É essa agricultura familiar que merece não só investimentos do Pronaf ou de outras linhas de crédito, mas também merece pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, para cada vez mais produzir protegendo a natureza. Produzir protegendo o meio ambiente, cuidando das águas, da biodiversidade; cuidando dos bichos e das plantas, porque nós entendemos que isso faz parte também de todos nós.

Mas é importante estar aqui celebrando, porque a Fetaemg é tão capilarizada, presente em diversos municípios, através do sindicato das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais, que é a instituição que cumpre um papel como se fosse estado na medida em que emite certidões, que garante os direitos e encaminha aposentadorias, mas presente na vida dos mais pobres. E é essa organização tão importante, presente na vida dos mais pobres, que merece esta homenagem. E eu fiquei muito surpresa, porque são 56 anos, e é a primeira vez que o Parlamento faz uma homenagem a essa instituição tão importante. Eu fiquei surpresa porque: como assim, 56 anos, e essa instituição, presente no Estado inteiro, nunca ter recebido uma homenagem desta Casa? E fiquei feliz por ser autora desse requerimento que deu origem a esta solenidade. Mas eu sei que nós, deputados e deputadas, e inclusive o presidente Tadeu, que percorre o Estado de Minas Gerais, em cada canto a que chegamos, vemos lá uma porta aberta do sindicato dos trabalhadores rurais ou de um polo regional da Fetaemg, para atender o nosso povo e a nossa gente.

É por isso que esta Casa tem o orgulho de, nesta noite, parabenizar todos vocês que fazem a Fetaemg, parabenizar todos vocês que abrem as portas dos sindicatos, dos polos para defender os direitos conquistados a duras lutas. Direitos inclusive ameaçados recentemente, direitos em relação aos quais nós temos que estar vigilantes, para não perdê-los ao longo dos anos.

Por isso, minha gente, é que temos uma noite de alegria, de festejar; temos de celebrar esta noite tão importante para a Fetaemg. Parabéns ao Vilson, à diretoria que compõe essa federação – eu conheço vários, olhando o rosto de cada um e de cada uma aqui. Eu sei que todos vocês estão fazendo o melhor para que a federação seja a melhor do País, e com certeza é a melhor do País na minha avaliação. Parabéns, e que a gente possa ter outros momentos no Parlamento para reconhecer esse nobre e importante trabalho que vocês realizam nos seus lugares.

Uma boa noite, muito obrigada pela presença de todos vocês, e parabéns. Obrigada.