Pronunciamentos

FERNANDO JOSÉ DA SILVA FREITAS, Pastor, presidente da primeira Igreja Batista de Minas Gerais, no Município de Ipanema

Discurso

Agradece a homenagem recebida pelo transcurso do 120º aniversário de fundação da primeira Igreja Batista de Minas Gerais, no Município de Ipanema.
Reunião 24ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/06/2024
Página 8, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 6229 de 2024

24ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/6/2024

Palavras do Pastor Fernando José da Silva Freitas

Boa noite a todos! Quero, em nome da Primeira Igreja Batista em Ipanema, agradecer a presença de todos que aqui estão.

Quero exaltar e glorificar a presença e o cuidado de Deus com a nossa vida. Quero destacar o meu carinho, o meu apreço, o meu respeito, a relevância e a importância que a vida da minha esposa tem. Se não fosse por ela, eu não estaria aqui. Quero pedir à Raquel que fique de pé, para que todos que não a conhecem possam conhecê-la. Ela me olhou de cara feia, gente, então isso não é um bom sinal. Essa é a minha esposa. Louvado seja Deus pela sua vida! Raquel, se não fosse você, eu não estaria aqui.

Quero cumprimentar o Exmo. Sr. deputado Enes Cândido, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, neste ato representando o deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa. Deputado Enes, muito obrigado pelo seu carinho, pela sua atenção. Quero também cumprimentar o Exmo. Sr. Júlio Fontoura, prefeito municipal de Ipanema. O senhor sabe que é alvo das nossas orações, do nosso cuidado pastoral como amigo, às vezes, como pastor e, na maioria das vezes, como profeta, puxando a orelha, dando direção e sempre intercedendo pela sua vida, pela sua família. Quero também cumprimentar o pastor Márcio Alexandre, diretor executivo da Convenção Batista Mineira, meu colega de longuíssimas datas. Não vou falar a data, porque senão vão descobrir a nossa idade, mas é um amigo pessoal, amigo que intercede por mim, e tenho o compromisso de interceder por sua vida. Ele sabe disso. Ele e Marcele sabem do meu cuidado, do meu zelo pelo casamento, pelo ministério e pela saúde também. Que o senhor continue abençoando vocês, Márcio! Muito obrigado. O Márcio foi um dos principais responsáveis por toda essa dinâmica que estamos vivendo aqui, foi quem intermediou esse processo quando há algumas semanas, há alguns meses, viemos à Convenção Batista Mineira, fazendo a apresentação de uma proposta de ações entre a primeira Igreja Batista em Ipanema, a primeira Igreja Batista de Minas Gerais, e a convenção, para, de alguma forma, celebrarmos juntos este momento. Eu não imaginava que teríamos um momento tão bonito como este que estamos tendo. Superou muito a minha expectativa. Quero também destacar a presença do irmão Gledsmar Alves de Carvalho, nosso 1º-vice-presidente. Louvado seja Deus pela sua vida, Gledsmar! Junto ao irmão João, que é o nosso 2º-vice-presidente – peço que fique de pé também, irmão João –, tem sido parceiro, amigo ao longo desses 10 anos de ministério à frente da igreja. Louvo a Deus pela vida de vocês dois. Costumo dizer que são dois vice-presidentes que qualquer pastor gostaria de ter, homens que amam a palavra, homens que ensinam a palavra, homens que são conselheiros do pastor, homens que são usados por Deus para me abençoar. Muito obrigado pela vida de vocês.

Quero deixar aqui com todos um texto da palavra que Deus me trouxe ao coração baseada em Mateus 22:37-39. Eu gostaria de pedir que o coral cantasse duas músicas, deputado Enes, se possível, após a leitura da minha palavra, e, logo depois, após a leitura do texto bíblico, eu farei uma rápida aplicação. Mas quero ler o texto bíblico e, enquanto isso, peço ao coral que já se prepare para cantar. O texto está baseado no Evangelho de Mateus, capítulo 22, e nos diz assim: “Jesus respondeu: ‘Ame o Senhor seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua mente e de toda a sua força. Esse é o primeiro e maior mandamento. E o segundo, semelhante a esse, é: ame ao seu próximo como a si mesmo’”. O coral vai nos apresentar duas músicas e, logo em seguida, farei uma objetiva aplicação desse texto, a palavra de Deus.

– Procede-se à apresentação musical.

O pastor Fernando José da Silva Freitas – Glória a Deus.

Esta é a mensagem que a primeira Igreja Batista de Minas Gerais, a Igreja Batista de Ipanema prega desde o seu primeiro dia, quando alguns homens chegaram até um determinado lugar para consertar um moinho, um engenho, participaram de uma celebração religiosa e ali deixaram uma palavra de Deus. Tempo depois, voltaram, batizaram um grupo de pessoas e deu-se início ao trabalho. Esta é a mensagem que vem sendo pregada ao longo desses 120 anos: que todo e qualquer contato ou encontro com o amor de Jesus nos previne da morte, da dor, do choro. Morte e choro nunca mais. Tristeza e dor nunca mais. Indiscutivelmente, pela dinâmica que o mundo em que vivemos nos obriga, nos impõe, acabamos, sim, sendo vítimas de uma série de intempéries, de uma série de situações que nos levam à tristeza, à dor, mas aqueles que estão vinculados à pessoa de Jesus, ao seu amor, começam a descobrir que esta tristeza, que esta dor, que esta morte determinam a finitude aqui nesta terra, mas elas não determinam a finitude para a presença eterna do Pai.

Nós precisamos entender isso, e é essa a mensagem que queremos deixar, não só para esta Casa, não só para o presidente da Mesa em exercício neste momento, mas para todos aqueles que nos acompanham, via TV Senado, via TV Câmara, via YouTube ou via qualquer outro canal em que você esteja acompanhando esta celebração. Nós não queremos que você entenda que a Igreja Batista de Ipanema é a única igreja, nós queremos que você entenda que Jesus Cristo é o caminho para a salvação. É o caminho para se evitar morte, dor, tristeza e choro. Invariavelmente, essas coisas vão acontecer, mas a Palavra de Deus nos diz, numa série de textos, que Jesus é o consolador, é aquele que alivia a dor.

Como o texto diz, Jesus respondeu: “Ame ao Senhor seu Deus de todo o seu coração”. Amar a Deus com todo o coração, com toda a intensidade, com toda a alma nos traz saúde em todos os aspectos. E amar ao Senhor é entregar-se a Ele. O desejo da Igreja Batista de Ipanema, da primeira Igreja Batista de Minas Gerais é que todo o nosso Estado, e como disse muito bem o Pastor Márcio, que toda a nossa nação tenha uma experiência salvífica e poderosa com esse amor, com essa graça. Em que pese o poder público ter seu papel determinante e fundamental, através da Prefeitura, através do Estado, através dos deputados, dos senadores e de todos aqueles que ocupam cargos públicos de grande relevância, eleitos pelo povo, em que pese todo esse trabalho de grande importância, nós queremos deixar claro que se sobrepõem a qualquer trabalho público a interferência e a intervenção de Deus, até porque é pelo amor, é pela graça, é pelo poder de Deus que as histórias são mudadas.

É incontável o número de pessoas que buscam a igreja, seja a nossa, sejam outras igrejas, pedindo ajuda: “Pastor, nos ajude a sairmos das drogas”, “pastor, a igreja tem condições de nos ajudar com uma cesta básica?”. Não que a prefeitura não faça bem o seu trabalho; não que o poder público, através do Estado, não faça bem o seu trabalho, mas são situações do dia a dia. Quero afirmar e reafirmar: não há instituição que tenha maior relevância, maior poder, maior abrangência e maior capacidade de mudar uma história que a igreja de Jesus Cristo, uma igreja bem fundada na sua palavra, comprometida com o Evangelho, comprometida com esse amor, uma igreja que nos leve a amar a Deus, mas, como reflexo disso, a amar ao próximo.

Os amigos viram, os irmãos viram, todos que aqui estão viram, durante alguns momentos, no vídeo da igreja, algumas coisas que ela vem fazendo. Temos um número incontável de ações na história da igreja ao longo desses 120 anos, ações que mudaram a história da cidade, ações que impactaram a história da cidade, algumas de relevância pública – algumas ações eram públicas, ações feitas pela igreja, outras através dos seus membros em várias áreas da vida da cidade. Eu quero desafiar não só a Igreja Batista de Ipanema, a primeira Igreja Batista de Minas Gerais, que aqui está, mas quero desafiar vários amigos que estão aqui. Temos amigos de Ipatinga, o casal muito amado: Nilson e Dalva. Nossa! Que coisa maravilhosa tê-los aqui! Eles saíram de Ipatinga para estar conosco, aqui, comigo, com a Raquel e com toda a nossa igreja. Muito obrigado pela história que temos juntos lá. Mas eu quero desafiar a Igreja Batista do Bom Retiro. Aliás, o pastor Accioly está agora no Sul, fazendo um trabalho de apoio, de socorro, através da Igreja Batista do Bom Retiro. Ele está lá, no Sul do País, de onde o pastor Márcio chegou há poucos dias. Quero desafiar todos que aqui estão, familiares da Cris, que estou vendo lá atrás, também nos apoiando, e vários outros amigos que aqui estão, familiares do irmão João, da irmã Márcia, que estão lá atrás também, todos que aqui estão. Eu quero deixar um desafio a todos nós: a nossa relação com Deus precisa nos levar a amar o próximo de uma forma mais altruísta – mais altruísta –, menos usável. Nós precisamos amar o próximo pelo que ele é e não pelo que ele pode nos devolver. Esta é uma Casa que precisa muito do povo. Ela precisa muito do povo. Nós temos aqui um prefeito que faz um ótimo trabalho, o Dr. Júlio. Louvado seja Deus pela sua vida! A nossa cidade precisa ser amada, não pelos votos, mas pela necessidade que tem, não só do seu trabalho, mas desse amor. E esse é o papel da igreja. Você, que me acompanha agora, que nos acompanha e que é membro de alguma igreja, desafie o seu pastor, desafie a sua igreja, independentemente da sua perspectiva religiosa, independentemente do seu credo de fé e de qual seja a sua igreja, desafie a sua igreja a ter uma relação tão poderosa com Deus que, no reflexo dessa relação, as pessoas sintam-se amadas. Esta é a verdadeira religião: amar o próximo como reflexo do amor e do poder de Deus em nossa vida.

A minha fala se encerra aqui. Mais uma vez, agradeço ao deputado Enes. Muito obrigado. Assumimos um compromisso no seu gabinete, ainda há pouco, de orar de forma diária, incessante por sua família. Vi uma foto e fiquei muito emocionado, quando estive aqui, há algumas semanas. Cadê a Graciane? Muito obrigado pela sua equipe, pela forma como vocês nos receberam, tão carinhosos. Entrei no seu gabinete e vi a foto da sua família. Ali, naquele dia, saí com um compromisso, sem conhecê-lo pessoalmente, de interceder por você – aliás, pelo senhor. Tenha certeza de que a nossa igreja vai orar por você, pelo senhor, pela sua família, para que Deus nunca permita que, no exercício da sua função, a sua família se perca. O Estado de Minas talvez precise muito do seu trabalho, mas os seus filhos e a sua família, indiscutivelmente, precisam muito mais. Que Deus o capacite, que Deus o faça crescer, que Deus o use em outras instâncias e, quem sabe, maiores, mas sempre de mãos dadas, do jeito que está naquela foto, com a sua família ao seu lado.

Vamos cantar uma última música. Quero pedir a toda a igreja que cante. Toda a igreja! É uma música muito conhecida. Há várias pessoas de outras igrejas, eu sei, e que devem conhecer essa música. Quero chamar o nosso pastor, o pastor Dito, meu amigo de oito anos de caminhada. Estou na igreja há 10 anos, e ele chegou há oito anos. Peço que venha à tribuna e ore ao Senhor. Por favor, Dito, venha aqui. A igreja cantará. Estou chamando este plenário de igreja. Não sei se eu poderia fazer isso. Poderia? Posso? Então, vamos, como igreja, nos colocar de pé e cantar a música Maranata.

Quero também agradecer a presença do Roberto Pereira, chefe de gabinete do nosso prefeito. Agradeço ao nosso deputado também. Muito obrigado, Gustavo, por sua presença. Que Deus o abençoe também e continue abençoando a cidade de Ipanema, como o Senhor tem feito até aqui.

Seremos conduzidos pelo coral e, logo após, estaremos orando. Assim, devolvo a palavra à Mesa.

– Procede-se à apresentação musical.

O pastor Fernando José da Silva Freitas – Ainda de pé, quero dizer a você, que nos acompanha pela internet, que Jesus está voltando para buscar uma igreja que O ame e, como reflexo do amor que tem por Ele, ame o seu semelhante. Que assim sejamos! Que assim ele nos encontre quando voltar para nos buscar!

Pastor Dito, ore pelo nosso estado, agradecendo por este momento. Oremos. Senhor Amado, esta é a mensagem que a Tua Igreja tem pregado desde a sua fundação: que Jesus Cristo vive, reina e voltará para buscá-la. Oh, Deus, é a Igreja da qual fazemos parte, Igreja comprada pelo Teu precioso sangue. Oh, Deus, obrigado, oh, Deus, por nos resgatar do império das trevas para o reino do Filho do Teu amor. A Igreja aqui, oh, Deus, nesta noite, cumpre o seu papel como voz profética, oh, Deus, neste mundo, abençoando esta Casa Legislativa, implorando ao Senhor, oh, Deus, e suplicando a Ti que aqui, neste lugar, leis justas, leis, oh, Pai, que vão abençoar o nosso estado, a nossa nação, sejam criadas para a glória do Senhor. Que, oh, Deus, os parlamentares que aqui se reúnem continuamente sejam dirigidos, guiados pelo Teu Santo Espírito, para que sejam instrumento do Senhor neste mundo, oh, Deus, que tanto carece deste amor aqui pregado, nesta noite, deste amor pregado na Tua palavra. Abençoamos, de uma maneira muito especial, o deputado Enes Cândido, oh, Deus, junto com a sua família. Abençoamos, oh, Deus, cada deputado que aqui, oh, Deus, trabalha e exerce a sua função, oh, Deus, como representante do nosso povo. Abençoamos a vida do nosso prefeito, oh, Deus, o Júlio, oh, Pai. Que o Senhor o ilumine e o conduza na direção da nossa cidade, que nós tanto amamos, oh, Deus, e queremos ver prosperar. Abençoamos, oh, Deus, o pastor Márcio, representando aqui a nossa denominação, a nossa convenção mineira, e o povo batista, Pai, espalhado não só no Estado de Minas, mas em toda a nação e no mundo. Oh, Deus, abençoamos a vida do pastor Fernando, oh, Deus, presidente desta amada Igreja, que neste templo foi separado pelo Senhor para conduzir o Teu povo a coisas grandiosas, para a glória do Senhor. Nós cremos e profetizamos que é só o começo de grandes e novas coisas que o Senhor fará, através, oh, Deus, desta amada Igreja, que neste ano completa 120 anos de existência. Glorificamos sobretudo a pessoa de Jesus Cristo, sem o qual nós não somos e não podemos fazer nada, e, oh, Deus, a Quem nós esperamos, com uma expectativa muito grande, quando aquilo que aqui cantamos se tornará realidade. E receberemos aquele abraço gostoso do Senhor dizendo: venha, meu filho amado, receber a terra que Eu prometi para você desde a fundação do templo. É isso que queremos, é isso que ansiamos, é isso que desejamos. É isso, oh, Deus, que veremos acontecer, porque nós somos o povo que, pela fé, caminha rumo a Nova Jerusalém. A Ti toda honra, toda a glória e todo o louvor, não só agora, mas pelos séculos dos séculos. Amém, amém e amém.