Pronunciamentos

DEPUTADO ALENCAR DA SILVEIRA JR. (PDT), Presidente "ad hoc"

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite, por ocasião do transcurso do 60º aniversário do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBh.
Reunião 22ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 05/06/2024
Página 11, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 5873 de 2024

22ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 3/6/2024

Palavras do presidente (deputado Alencar da Silveira Jr.)

Quantas são as pessoas que passaram pela Fafi-BH e tiveram dificuldade de pagar a mensalidade – e naquele tempo ela ajudava –, para depois falar: “Estou formado.”? Vamos ouvir as palavras do presidente.

Pronunciamento do deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. (– Lê:) “O filósofo Sêneca afirmou, acertadamente, que a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Esse pensamento vem a propósito da celebração dos 60 anos de atividades do Centro Universitário de Belo Horizonte, que traz, em seu DNA, uma história viva e presente no cotidiano de nossa cidade, caracterizada pela disseminação do conhecimento e da cultura. Essa data reveste-se de grande importância e representa o reconhecimento por esta Casa de uma das mais tradicionais instituições de ensino da capital mineira.

O atual momento do UniBH, dispondo de uma ampla integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, reflete o gesto pioneiro de um grupo de professores idealistas que criou a então Fafi-BH, no emblemático ano de 1964, quando a cidade dava seus primeiros passos para se afirmar como metrópole. Instalada na Avenida Antônio Carlos, na época, a instituição cresceu, oferecendo progressivamente novos cursos até vir a se transformar num centro universitário. Depois de passar, em 2009, para o controle do grupo Ânima Educação, começou a ser mantida pelo Instituto Mineiro de Educação e Cultura. Nessas seis décadas, o UniBH tem promovido a integração entre o mundo acadêmico e a comunidade, caracterizando-se por ser uma escola aberta e próxima da comunidade, com uma oferta de mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação. Com o corpo docente de reconhecida qualificação, vem formando excelentes profissionais para o mercado de trabalho em diferentes áreas de conhecimento, aptos a participar ativamente no desenvolvimento de nossa sociedade. Num contexto de avanços científicos e tecnológicos, o ensino superior torna-se, cada vez mais, a expressão de uma sociedade complexa, democrática e pluricultural, em que se cultiva a solidariedade e o respeito às diferenças. Nesse sentido, a participação dos centros universitários, tais como o UniBH, é imprescindível na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Ao reitor, a todos os colaboradores, aos corpos docente e discente, aos funcionários e a todos os egressos do UniBH e que exercem sua nobre profissão por todo o País, dirigimos os justos cumprimentos deste Parlamento. Nossos parabéns aos construtores dessa admirável história e nosso desejo de sucesso aos capítulos que virão, trazendo novos frutos a essa reconhecida instituição. Muito obrigado”.