DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PL), Presidente "ad hoc"
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/05/2024
Página 27, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 6377 de 2024
21ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 27/5/2024
Palavras do presidente (deputado Antonio Carlos Arantes)
Exmo. Dr. Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de justiça e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União – CNPG –; Exmo. Sr. Casé Fortes, promotor de justiça, o homenageado desta noite; Exma. Sra. deputada Delegada Sheila, grande parceira e amiga, autora do requerimento que deu origem a esta tão importante homenagem; Exma. Dra. Renata Ribeiro Fagundes, delegada especial de polícia e chefe de Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil de Minas Gerais; Exma. Sra. deputada Alê Portela; e também Exmo. Sr. Deputado Bruno Engler, inicio meu pronunciamento, mas antes, Dr. Jarbas, manifesto aqui a importância da sua presença nesta sessão. O simbolismo dela é muito grande. Vemos que, dentro do Ministério Público existem departamentos, existe este promotor, que faz esse belíssimo trabalho, e isso é um gesto mais forte. Mas está aqui o Ministério Público contra a pedofilia. A sua presença fortalece muito. Dr. Casé, parabéns. A sua fala nos emociona, a sua história, a sua luta. O senhor não pode fraquejar na sua luta, não. O senhor é a nossa força maior. Parabéns! A deputada Sheila, quando aqui chegou, começou a falar de pedofilia, e eu disse a ela: “Vá em frente, tenha nosso apoio”. É uma luta realmente fantástica. Você terá feito muito, Sheila; parabéns. É bom ver no comando da Polícia Civil também a nossa delegada Dra. Letícia Gambogi. Temos também um grupo em que há uma delegada que o comanda e é também muito preocupada e com grandes ações.
O deputado Bruno Engler sempre está muito presente nessas discussões, defendendo com força qualquer movimento que venha combater a pedofilia.
A deputada Alê, nos próximos dias, terá também mais bons desafios. Pode ter certeza de que fará parte também do seu trabalho.
Mas diz aqui o nosso presidente: “Atos hediondos, originados da exploração sexual de crianças e adolescentes, não podem ter lugar numa sociedade democrática e madura, como a que pretendemos que floresça neste país e, em especial, em nosso Estado. Esta é uma questão de todos, que requer a adesão de cada segmento social, pois se trata de nosso futuro, a ser vivido com dignidade, garantindo a qualquer criança o direito de ser criança. É neste contexto que homenageamos o Movimento Todos Contra a Pedofilia, que se dedica, em nosso Estado, a proteger a infância e a adolescência contra um conjunto de crimes de abuso e exploração sexual, e que tem tido uma atuação fundamental no enfrentamento a esse problema que afeta milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo.
O movimento tem se destacado na proteção incansável da infância, na conscientização pública sobre medidas preventivas contra a pedofilia, no apoio jurídico às vítimas e suas famílias, no combate à impunidade e, ainda, na colaboração com autoridades policiais e outras instâncias. O movimento também nos alerta para combater as redes de crime organizado que exploram a pornografia infanto-juvenil na internet. À frente deste cenário, unindo trabalho, empenho e dedicação, a figura do promotor de justiça da Comarca de Divinópolis, o doutor Carlos José e Silva Fortes, mais conhecido como Casé Fortes, permanece como o grande símbolo do Movimento Todos Contra a Pedofilia.” Até o nome é muito forte, não é, gente. Graças a Deus, o senhor tem sido muito forte.
“Esta destacada atuação teve início em uma manhã de novembro de quando ele organizou, com o apoio da sociedade civil, a primeira caminhada contra o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil naquela cidade, reunindo milhares de pessoas de todas as faixas etárias. A partir de então, o doutor Casé Fortes, presidente de honra da Frente Parlamentar Juntos contra a Pedofilia 2019 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, participou de centenas de eventos, procurando conscientizar a sociedade sobre esta grave questão.
O Parlamento mineiro tem a firme convicção de que o Movimento Todos Contra a Pedofilia seguirá cada vez mais fortalecido, levando adiante o cuidado com as crianças, que, neste mundo, representam as mais férteis sementes da paz, da justiça e da esperança.”
Gostaria de agradecer a todos os presentes aqui nesta noite, todos que participam deste movimento contra a pedofilia. Gostaria de agradecer o meu amigo Sérgio Esquilo e o Otávio, lá de Muzambinho. O Sérgio, como prefeito, também foi um guerreiro em defesa da criança. Muito obrigado, Sérgio. Agradeço a todos. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos.