DEPUTADA DELEGADA SHEILA (PL), Autora do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/05/2024
Página 20, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 6377 de 2024
21ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 27/5/2024
Palavras da deputada Delegada Sheila
Boa noite a todos e a todas. Inicialmente eu gostaria de agradecer a Deus, sempre a Ele, por tudo que acontece nas nossas vidas; por estarmos aqui, com saúde, lutando por esta causa tão importante. Quero também cumprimentar e agradecer a presença do deputado Antonio Carlos Arantes, nosso 1º-secretário da Assembleia Legislativa, que está, neste ato, representando o nosso presidente, Tadeu Martins Leite. Quero cumprimentar também o Dr. Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de justiça e agora presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Muito obrigada, Dr. Jarbas, pela presença. Tanto o senhor quanto o próprio Dr. Casé Fortes sempre orgulham o Estado de Minas Gerais. Isso para a gente é muito importante. Gostaria de cumprimentar a minha amiga, também delegada-geral de polícia, Dra. Renata, que é chefe da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente – Dra. Renata Ribeiro Fagundes, obrigada pela presença. Quero cumprimentar também, de forma muito carinhosa, a minha amiga e também deputada, Alê Portela, por estar aqui conosco; e o nosso deputado estadual mais votado de Minas Gerais, deputado Bruno Engler, jovem, promissor, também engajado nesta causa, nesta luta. Quero cumprimentar e agradecer a presença de cada um de vocês, que estão aqui; o Dr. Eduardo, também delegado de polícia, membro da nossa Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia.
Quero cumprimentar, em especial... Nossa, há tanta gente aqui, que não dá nem para citar. Tem gente que veio de fora, de muito longe – o Dr. Casé vai poder falar mais sobre isso. Quero cumprimentar também a família do Dr. Casé, Sra. Tereza Cristina, sua esposa, e o filhinho dele, Théo, sempre participando e colaborando com tudo. E, claro, de forma muito especial, quero cumprimentar o Dr. Casé Fortes, que, vamos dizer assim, é o pai disto tudo aqui, no Estado de Minas Gerais. Depois ele vai falar um pouquinho sobre como a gente se conheceu, como começou essa história para mim, porque para ele já começou há muitos anos, não é, Dr. Casé?
Estar aqui, hoje, para mim é até algo muito difícil. Desde que cheguei a esta Casa, acho que o primeiro ato que eu apresentei aqui foi o requerimento para a instalação da Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia, Juntos contra a Pedofilia, em 2019, na minha primeira legislatura. Naquela época, o Dr. Casé Fortes também tomou posse como presidente de honra da frente parlamentar, e continua até hoje. A deputada Alê Portela também é membro da nossa frente; o Dr. Eduardo, que está aqui, e a Dra. Renata também são membros da frente parlamentar. Há vários outros membros – a Dra. Nicole Perim, também de Divinópolis; o deputado Eduardo Azevedo; e também a Dai Dias. Cadê a Dai? Está ali, é amiga nossa, e, de certa forma, participa conosco também de todos os atos, uma vez que ela é um braço atuante do projeto Mila, que faz parte da frente parlamentar, representando a sociedade civil.
Quero dizer que, para mim, esta é uma pauta de vida. Eu luto contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes há muitos anos. Eu já tenho 23 anos de Polícia Civil, e há 17 anos faço parte do projeto Escola Consciente, que é um trabalho voluntário, em que vou até as escolas públicas, privadas, onde me convidam, e igrejas, para falar sobre esta pauta, uma pauta de vida.
Eu nunca entro em detalhes, mas também sou uma sobrevivente dessa atrocidade. Eu sofri abuso aos 6 anos de idade. Eu não falo porque, para mim, até hoje, com 45 anos, dói muito, é muito difícil. Eu não gosto nem de me lembrar, mas a gente transforma a dor em algo que possa ajudar e prevenir outras pessoas de passarem por isso. Trouxe até, por escrito, algumas palavras, porque realmente é um tema que me comove demais.
Hoje é um dia de reflexão, de honra e de compromisso renovado. Estamos aqui para prestar homenagem a um movimento que nasceu do coração de pessoas comprometidas com a justiça, com a proteção dos mais vulneráveis e com a defesa intransigente dos direitos da criança e do adolescente. Há quase duas décadas, em frente ao Ginásio Poliesportivo Dr. Fábio Botelho Notini, em Divinópolis, Minas Gerais, um grito ecoou: Todos Contra a Pedofilia. Milhares de pessoas se uniram, vestindo uma simples, mas poderosa, camisa preta, carregando consigo a determinação de combater um mal que assola a nossa sociedade. Hoje recordamos, com gratidão, o visionário e incansável Dr. Casé Fortes, promotor de justiça cujo trabalho incansável e dedicação inabalável têm sido o farol nesta jornada árdua.
Desde o início, Dr. Casé Fortes liderou com paixão e expertise, guiando-nos através de palestras, viagens, eventos esportivos e inúmeras outras iniciativas, sempre com um único propósito: proteger nossas crianças, nossa esperança para o futuro do flagelo da pedofilia. O Movimento Todos Contra a Pedofilia não é apenas uma iniciativa, mas, sim, um compromisso coletivo. Reúne estudantes, líderes religiosos, empresários, autoridades, profissionais da mídia, agentes públicos e, acima de tudo, voluntários dedicados que doam seu tempo e esforço para criar uma sociedade mais segura para os nossos filhos e netos.
Nossa missão é clara: educar, conscientizar e agir. É preciso romper o silêncio que encobre o abuso sexual infantil. É necessário fornecer informação e suporte para as vítimas e suas famílias. É fundamental exigir do poder público a aplicação efetiva da lei e a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Sabemos que o caminho à frente é desafiador. O abuso sexual infantil muitas vezes ocorre nas sombras, escondido pelo medo, pela vergonha e pela impunidade. E é justamente por isso que nosso compromisso é inabalável. Estamos determinados a mudar essa realidade, trazer luz para as trevas e justiça para os culpados.
Neste dia especial em que nos reunimos nesta Assembleia Legislativa, reafirmamos nosso compromisso com o Movimento Todos Contra a Pedofilia. Continuaremos lutando, educando e protegendo até que cada criança possa crescer em segurança, até que cada inocência seja preservada e até que cada voz seja ouvida. Que essa mensagem seja não apenas um reconhecimento do passado, mas também um compromisso renovado para o futuro. Unidos, podemos e vamos vencer esta batalha. Somos mais fortes e juntos seremos a voz das crianças, o escudo da inocência e a luz da justiça. Muito obrigada.