DEPUTADA ALÊ PORTELA (PL), Presidente "ad hoc"
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/05/2024
Página 9, Coluna 1
Indexação
Observação Retificação de presidência publicada no Diário do Legislativo de 22/05/2024, p. 202.
Proposições citadas RQN 6126 de 2024
20ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 20/5/2024
Palavras da presidente (deputada Alê Portela)
Boa noite a todos e a todas presentes. Gostaria de cumprimentar a Mesa, na pessoa do Sr. Euler Borja, presidente da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais – instituição mantenedora do Hospital Evangélico de Belo Horizonte –, e a deputada Ione Pinheiro, minha amiga e uma pessoa a quem admiro. Posso dizer que somos de famílias amigas e companheiras de uma trajetória de vida. Na pessoa de vocês, eu cumprimento os demais membros da Mesa.
Gostaria de dizer que, hoje, estou representando o presidente Tadeu Martins Leite, que, por ocasião de viagem, não pôde estar presente, mas me incumbiu esta missão tão grata – e eu me sinto honrada de representá-lo hoje. Também fico feliz e grata por fazer parte da história do Hospital Evangélico, instituição que faz parte da minha história, da história da minha família – e o meu pai, o deputado federal Lincoln Portela, pode confirmar isso. É o hospital onde nasci e o meu irmão Léo Portela também, ex-deputado estadual desta Casa. Somos e continuaremos sendo parceiros eternos dessa instituição. (– Lê:)
“Zelar pelo bem-estar do próximo e amparar os enfermos estão entre os mais nobres preceitos da ética cristã, que tem norteado as boas ações de sucessivas gerações de homens e mulheres em nossa sociedade. Quando se forma um grupo harmônico e coeso de cidadãos inspirados por esses valores, a força dessa união costuma levar a grandes realizações capazes de beneficiar um número incontável de pessoas.
A Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais é, nesse sentido, um dos exemplos mais notáveis que podemos evocar. Neste aniversário de 78 anos, a AEB-MG tem motivos de sobra para se orgulhar da sua história, uma história que se mistura com a do nosso estado e que inspira e emociona todos nós, povo mineiro. A entidade, nascida do arrojado projeto de construir, em Belo Horizonte, o Hospital Evangélico não apenas criou e vem mantendo, desde então, esse grande centro de referência, o que já seria extraordinário, mas tem feito muito mais.
Atualmente é também responsável por quatro unidades de atendimento em nefrologia, duas em oftalmologia e uma em oncologia, com sedes em Betim, em Contagem e na capital mineira, que recebem pacientes vindos de dezenas de municípios mineiros. Com uma atuação de altíssima qualidade, voltada de forma predominante para servir ao Sistema Único de Saúde – o SUS –, o Hospital Evangélico e sua rede de atendimento cumprem uma função essencial no sentido de assegurar a amplas camadas da nossa população o acesso ao direito fundamental à saúde.
Essa obra admirável deriva, certamente, do espírito de doação e de ajuda ao próximo que caracteriza, desde seu impulso inicial, o perfil da entidade. Mas todo esse valioso trabalho é também fruto de alta competência e da rigorosa capacitação técnica de todos os colaboradores, abrangendo o corpo médico, as equipes de enfermagem e todo o pessoal administrativo.
Por todos esses motivos é com muita satisfação que, em nome do Parlamento mineiro, prestamos esta homenagem à Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais. Reiteramos, nesta ocasião solene, os nossos votos de que a AEB-MG continue, dia após dia, pelos tempos que virão, a promover o bem-estar e a saúde de milhares de mineiras e mineiros, contribuindo, assim, para construir a sociedade que tanto queremos”.
Muito obrigado. Que Deus abençoe todos vocês!