Pronunciamentos

DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PL), Presidente "ad hoc"

Discurso

Transcurso do 76º aniversário de criação do Estado de Israel. Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite.
Reunião 18ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 15/05/2024
Página 17, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 1830 de 2023

18ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 13/5/2024

Palavras do deputado Antonio Carlos Arantes

Cumprimento o presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais – Fisemg –, Sr. Beny Cohen Bey, homenageado nesta noite; a Exma. Sra. deputada Marli Ribeiro, nossa grande amiga, parceira, autora do requerimento que deu origem a esta homenagem – parabéns pela iniciativa tão importante; o Exmo. Sr. presidente do Grupo Parlamentar Misto de Amizade Brasil-Israel do Congresso Nacional, nosso amigo também, senador Carlos Viana; o promotor de justiça, Exmo. Sr. Allende Barretos Lima da Silva, representando o procurador-geral de justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior; a vereadora de Belo Horizonte, Exma. Sra. Marcela Trópia, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte. Também gostaria de cumprimentar a vereadora Fernanda Altoé, que também está conosco; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, Exmo. Sr. desembargador Jadir Silva; meu amigo e grande parceiro; o Exmo. deputado Bruno Engler, também defensor das causas israelitas; o cônsul honorário de Israel em Belo Horizonte, Exmo. Sr. Silvio Musman; o presidente em exercício da Associação Comercial e Empresarial de Belo Horizonte – AC Minas –, meu amigo também, Exmo. Sr. Marcos Brafman; o Sr. Samuel Flam, que é também da nossa Ocemg, Organização das Cooperativas. O Samuel tem uma história bonita de família. Sua mãe sobreviveu ao Holocausto. Viveu quase 100 anos e faleceu há pouco tempo. Eu até me emociono. E também cumprimento esse amigo, João Leite, amigo de longa data, parceiro nesta Casa por muitos mandatos, que deixou aqui uma história muito bonita, grande defensor também de Israel. Foi com ele que aqui aprendi muita coisa também. Gostaria de cumprimentar todas as senhoras, todos os senhores, as lideranças, as autoridades aqui presentes. É uma alegria grande estar aqui com vocês.

Antes de fazer a fala do nosso presidente, eu queria manifestar também a minha admiração por Israel. Eu, que sou ligado ao campo, ao agro, desde muito jovem, lia muito sobre Israel. Enquanto produzíamos cinco, seis litros de leite por vaca; Israel já produzia 22, João. Isso nos anos 1980. Como assim? Lá é deserto, não tem água, não chove! Então, fica a nossa admiração, um país deserto, que tem água salgada e é um exemplo de produção, de produtividade e qualidade e que ainda usa 50% da sua água na produção agrícola do reúso da água. Então, é um exemplo para o Brasil, para o mundo e tenho essa admiração muito grande por ele.

No nosso projeto de lei das startups, que ficou um projeto bacana, com muita participação, tivemos a participação de Israel. Veio um grupo de Israel nos auxiliar também, ou seja, o nosso projeto ficou muito mais forte.

(– Lê:) “O Estado de Israel nasceu do sonho de reunir, em um território soberano, os integrantes da nação judaica, que viviam dispersos ao redor do Globo. Um dos Estados mais jovens do mundo, este pequeno-grande país conseguiu, ao longo destes 76 anos, desde sua fundação, superar inúmeros desafios e construir uma sociedade plural, em uma democracia vibrante, de expressão econômica e cultural.

Nos últimos meses, desde o ataque terrorista sofrido, Israel tem enfrentado mais uma vez as agruras da guerra. Esperamos, confiantes, que, muito em breve, essa situação chegue ao fim, e, que, em toda a região, a paz duradoura possa prevalecer.

Recordamos, neste momento, as sábias palavras de David Ben-Gurion: 'Em Israel, para ser realista, você deve acreditar em milagres'.

Durante suas quase oito décadas de existência, Israel tem se destacado por sua capacidade de superação e de inovação, motivos já bastariam para ensejar a celebração que nos reúne hoje nesta Casa, mas a Assembleia de Minas tem razões ainda mais especiais para render esse merecido tributo.

Ao prestarmos esta homenagem, queremos também reiterar o agradecimento de todo o povo mineiro ao Estado de Israel por seu valoroso e efetivo gesto de solidariedade, por ocasião dos trabalhos de resgate das vítimas do rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, no ano de 2019.

Recordamos, ainda, que os elos de cooperação entre Israel e Minas Gerais, inclusive em tempos recentes, têm aberto perspectivas de investimento e de transferência de tecnologia capazes de impulsionar setores-chave da economia mineira, em especial o agronegócio.

Nesta ocasião solene, por intermédio da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, a Fisemg, saudamos calorosamente a comunidade judaica de Minas Gerais, uma comunidade atuante e dinâmica, que, além de ser um exemplo de cidadania, integridade e espírito democrático, é parte indissociável da história da capital mineira e do Estado como um todo.

Manifestamos, em nome do Parlamento mineiro, os nossos votos de que seja cada vez mais plena e mais pacífica a expressão desta voz, à qual somamos a nossa própria voz, e que diz: 'Am Israel hai'. O povo de Israel vive. Muito obrigado a todos.”