DEPUTADA MARLI RIBEIRO (PL), Autora do requerimento que deu origem à homenagem.
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 15/05/2024
Página 15, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 1830 de 2023
18ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 13/5/2024
Palavras da deputada Marli Ribeiro
Boa noite, senhoras e senhores. É uma alegria muito grande estar aqui, hoje, nesta noite solene tão importante. Para mim, é uma grande noite. Hoje eu sei que Deus está nesta cerimônia. Quero cumprimentar, saudar o nosso Exmo. Sr. 1º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antonio Carlos Arantes, nosso presidente em exercício, também representando o presidente da Assembleia; o presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, Sr. Beny Cohen; o nosso Exmo. Sr. presidente do Grupo Parlamentar Misto de Amizade Brasil-Israel no Congresso Nacional, nosso querido amigo, senador Carlos Viana; o promotor de justiça, Exmo. Sr. Allender Barreto Lima da Silva, representando o procurador-geral de justiça do Estado de Minas Gerais, Sr. Jarbas Soares Júnior; a vereadora de Belo Horizonte, Exma. Sra. Marcela Trópia, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte; o nosso presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, Exmo. Sr. desembargador Jadir Silva; o nosso Exmo. Sr. deputado Bruno Engler; e o cônsul honorário de Israel em Belo Horizonte, Exmo. Sr. Silvio Musman. A todos, meu muito-obrigada pela presença. Quero cumprimentar também os amigos internautas e telespectadores da TV Assembleia que estão nos acompanhando neste momento.
Quero fazer um destaque ao nosso querido e eterno deputado João Leite, um grande amigo, uma pessoa de Deus, que me passou essa chama para que eu viesse conduzir isso aqui. Muito obrigada, deputado João Leite, nosso eterno deputado, uma pessoa de Deus, que tem uma paixão enorme pelo nosso querido Israel.
A história dessa nação amiga é marcada por lutas, sofrimentos, vitórias e profunda comunhão com Deus, Todo-Poderoso. Desde a escravidão do povo judeu no Egito aos dias de hoje, Israel escreve uma história inspiradora para o mundo, defendendo a sua nação e o direito de ser uma pátria, um estado soberano, constituído com o apoio do ministro brasileiro Oswaldo Aranha, na ONU. Sobreviveram não apenas aos egípcios, mas aos gregos, aos romanos, aos povos vizinhos, à inquisição espanhola, ao bárbaro holocausto e às diversas guerras locais. Muitas das primeiras culturas que desafiaram Israel já não existem mais, enquanto este país, que tanto amamos, mantém a sua unidade, a mesma língua, os mesmos costumes e o mesmo Deus. Os então escravos do Egito, que resistiram por 40 anos de marcha pelo deserto, não desanimaram em se estabelecer no deserto, no Oriente Médio e construíram ali mesmo uma grande nação.
Hoje, ganhador de 13 Prêmios Nobel, Israel é o berço de empresas de alta tecnologia aplicada na medicina, na defesa nacional, na produção agrícola e um dos poucos países do mundo a enviar ao espaço os próprios satélites, sendo considerado o país mais avançado do sudoeste da Ásia em desenvolvimento econômico e industrial. Brasil e Israel compartilharam longa história de cooperação nas áreas técnica, científica e tecnológica. Desde os anos 1960, Israel contribuiu para o desenvolvimento da agricultura do semiárido, por meio da difusão de técnicas de irrigação. E nós, mineiros, temos um carinho e uma gratidão muito grande por Israel, pois, em janeiro de 2019, auxiliou o Brasil e Minas Gerais em um dos maiores desastres da história brasileira: a ruptura da Barragem de Brumadinho. A tragédia vitimou 270 pessoas e causou grandes perdas ambientais e patrimoniais. O primeiro-ministro de Israel determinou o envio de uma tropa de 130 pessoas ao Brasil para ajudar na localização de vítimas e, em quatro dias de operação, equipes de resgate e equipamentos para localizar vítimas em meio a lama encontraram 35 pessoas desaparecidas, infelizmente já falecidas. Como reconhecimento ao auxílio dessa nação amiga, o governador Romeu Zema homenageou os integrantes da missão pelos esforços conjuntos com as equipes brasileiras.
Israel é a nação da Bíblia. Durante um período de grande incerteza e desespero para o povo de Israel, o rei Davi comandava uma dura guerra contra os filisteus e outras nações. E o povo sofria com a guerra. E, em meio àquela tensão, Davi escreveu uma mensagem de esperança e confiança para o povo de Israel, o Salmo 121. (– Lê:) “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a Terra. Ele não deixará vacilar o seu pé; aquele que te guarda não cochilará. Certamente que não cochila e nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra e à tua direita. O sol não te molestará de dia; nem a lua, de noite. O Senhor o guardará de todo o mal, guardará a sua vida. O Senhor guardará a sua entrada e a sua saída, desde agora e para sempre”. Israel continuará a vencer os conflitos contemporâneos! “Shalom”! Deus nos abençoe!
Parabéns pelos 76 anos. Estamos juntos nesta luta. Deus está conosco, como esteve com Davi, e estará sempre com Israel, estará conosco. Um grande abraço a todos.