Pronunciamentos

DEPUTADO LELECO PIMENTEL (PT)

Declaração de Voto

Critica propostas apresentadas por empresas em debate público para tratar dos impactos do rompimento da barragem de Fundão sobre a Bacia do Rio Doce e da formulação de proposições concretas para as áreas atingidas. Aponta incoerência de deputados mineiros que destacaram que os desastres decorrentes das chuvas no Rio Grande do Sul poderiam ter sido evitados, mas que votaram contra alterações nas Estações Ecológica de Arêdes e de Fechos.
Reunião 17ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 09/05/2024
Página 77, Coluna 1
Indexação

17ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 7/5/2024

Palavras do deputado Leleco Pimentel

O deputado Leleco Pimentel – Boa tarde, presidente e todos que estão aqui, neste Plenário. Quero trazer a nossa gratidão pela ampla participação ocorrida aqui, ontem, durante o debate público, sobre as perspectivas à nossa Bacia do Rio Doce, na tentativa frustrada de as empresas apresentarem uma proposta medíocre, criminosa, para que se fechasse um acordo, chegando inclusive a proporem que não se retirassem os rejeitos da Bacia do Rio Doce – em alguns casos, zero. Além disso, cito a proposta de anistia, vergonhosa, que querem para aqueles que, há mais de 9 anos – vamos dizer assim –, já se encontram impunes, como é o caso da Vale. A nossa gratidão a todos que puderam organizar e participar, durante mais de 9 horas, deputado Ulysses, com muitos encaminhamentos para a comissão especial, que V. Exa. preside, que vai tratar da repactuação, o que vai nos ajudar. Além disso, tivemos a presença dos deputados federais Padre João e Rogério Correia, de uma comissão externa, que, neste momento, realiza audiência em Brasília sobre o caso de Forquilha, o caso desse conjunto de barragens que ameaça romper-se aqui, em Ouro Preto e Itabirito, inclusive colocando o abastecimento da região metropolitana em risco. Portanto cobramos das autoridades que essa questão de Forquilha e a estrutura de contenção que construíram, possam de fato tirar essa barragem do risco. Mas eu quero dizer que é lamentável a gente ver deputados aqui que, na semana passada, votaram contra Fechos, votaram contra Arêdes. A hipocrisia reina porque vêm também dizer que os desastres, no Rio Grande do Sul, poderiam ter sido evitados, quando aqui mesmo botaram o dedo dizendo que se pode diminuir floresta, minerar em cima de nascente, construir barragem. É muita hipocrisia daqueles que acham que a solução para o Rio Grande do Sul não é a mesma solução para Minas Gerais. Apontam o dedo, agem com incoerência, e agora querem ser solidários para aparecerem como bonzinhos na televisão. É muito cruel. Por isso a gente tem de, toda vez que vir uma incoerência dessa, denunciá-la em Plenário. Não dá para a gente acender uma vela para o diabo e outra para o santo, fingindo que, aqui, em Minas Gerais, as coisas estão resolvidas, porque, se continuar do jeito que estão, o Zema vai causar aqui uma situação pior que essa que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Não é uma barragem só que está para estourar; é um conjunto. Por essa razão a gente agradece, nesta declaração de voto, aos que se mantêm coerentes na luta.

O presidente (deputado Betinho Pinto Coelho) – Obrigado, Deputado Leleco. Com a palavra, para declaração de voto, o deputado Ricardo Campos.