Pronunciamentos

DEPUTADO ELISMAR PRADO (PSD)

Discurso

Comenta sobre as comemorações do dia 21 de abril, informando sobre sua participação em evento no Município de Patrocínio, quando foi inaugurada a primeira filial do Hospital de Amor de Barretos (SP) que, em sua Unidade de Prevenção ao Câncer, atende gratuitamente à comunidade local e regional. Informa que em breve será inaugurada nova unidade desse hospital no Município de Unaí. Destaca a importância do trabalho do deputado federal Weliton Prado, que destina todo o montante de suas emendas parlamentares para o enfrentamento ao câncer.
Reunião 15ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 25/04/2024
Página 29, Coluna 1
Indexação

15ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 23/4/2024

Palavras do deputado Elismar Prado

O deputado Elismar Prado – Boa tarde à presidenta e a todos. Venho a esta tribuna tratar também de uma participação nossa num dia histórico, como outros falaram aqui, o dia 21 de abril. Foi um dia histórico para todos os mineiros numa outra pauta, a pauta de defesa da vida. Domingo, 21 de abril, às 10 horas da manhã, na cidade de Patrocínio, inauguramos a primeira unidade do Hospital de Amor de Barretos, de prevenção do Hospital de Amor de Barretos em Minas Gerais. É o Instituto de Prevenção Júlia do Prado. Leva o nome da minha saudosa mãe. Então são 300 anos de história de Minas Gerais, e é a primeira vez nesses 300 anos. Até pouco tempo, a gente não tinha nenhum grande centro de prevenção em Minas Gerais. É o primeiro. Inauguramos no domingo, e na segunda-feira, ontem, as portas já estavam abertas, atendendo toda a comunidade.

No instituto de prevenção, nós temos também a carreta que faz o rastreamento, a busca ativa, que vai percorrer cerca de 50 municípios, fazendo os exames preventivos. É o instituto sobre rodas. Lamentavelmente, no Brasil, nós quase não temos investimentos na prevenção. Um grande exemplo é esse Hospital de Amor de Barretos, presidido por esse homem extraordinário, por essa figura fantástica, que é o Sr. Henrique Prata, que esteve presente conosco no domingo, na inauguração. Então trouxemos, pela primeira vez na história de Minas Gerais, o centro de prevenção, com o mesmo padrão de atendimento, excelência no atendimento, no atendimento de primeiro mundo, lá na região de Patrocínio. Uma segunda unidade já está pronta para ser inaugurada no Noroeste de Minas, em Unaí. E outras virão também. Não vou adiantar aqui, mas já temos tratativas para levar o Hospital de Amor de Barretos para outra região do Estado de Minas Gerais.

Enfim, quero agradecer a todos que participaram conosco daquele dia de extrema emoção para todos que estiveram ali, que acompanharam esse grande sonho que se tornou realidade. O espaço ficou realmente lotado, lotado. Então quero agradecer a cada um, a cada uma que compareceu presencialmente conosco e a todos que também nos acompanharam remotamente pelas redes sociais.

E, nesse Instituto de Prevenção Júlia do Prado, temos o que há de mais moderno para o diagnóstico do câncer, e não só para o diagnóstico. Faremos também intervenções pequenas e médias cirurgias, além de tratamento na própria unidade, por exemplo, dos casos iniciais de câncer. Cito o câncer de mama, que é o que mais acomete… Infelizmente é o que mais mata mulheres no Brasil, justamente porque não tem política de prevenção, diagnóstico precoce e intervenção rápida. O tempo realmente é decisivo para que você possa salvar a vida de uma pessoa que tem câncer. Nós temos, na unidade, ultrassom de mama, mamografia, mastologista. Faremos pequenas e médias cirurgias, e vamos tratar 75% dos casos na própria unidade. Então 75% dos casos serão resolvidos na própria unidade. Não irão mais para Uberlândia, para Uberaba, nem para Barretos, São Paulo. Nós queremos tirar das pessoas realmente esse sofrimento, essa crueldade, essa via-crúcis de pessoas que se deslocam centenas de quilômetros para buscar um tratamento. Queremos que elas façam. Esse é o nosso trabalho junto com o Sr. Henrique Prata, de Barretos, para que as pessoas tenham oportunidade de fazer o exame e o tratamento o mais próximo possível das suas cidades, o que traz mais conforto, segurança e realmente melhores condições para os pacientes.

No caso do câncer de colo do útero, que é muito frequente também, nós faremos o exame papanicolau, realizado em base líquida, que é o mais moderno, o mais seguro e que garante maior índice de diagnóstico. Em se tratando de câncer de colo do útero, vamos tratar, na própria unidade, 98% dos casos, quase 100%. Então foi um dia de imensa alegria, de imensa emoção, que nós vivemos em Patrocínio, na inauguração do centro, que já está com as portas abertas e funcionando. Deveria estar funcionando há cerca de um ano, mas infelizmente a Cemig levou 10 meses para fazer a ligação. Todas as dependências estavam prontas, o prédio pronto, equipado, equipes contratadas, mas aguardavam a ligação da energia.

Enfim, inauguramos a primeira unidade do Hospital de Amor de Barretos, em Minas Gerais – um dia histórico. Essa unidade, ressalto, foi construída, equipada e custeada com 100% das emendas do deputado federal Weliton Prado, que é o presidente e criador da primeira Comissão de Combate ao Câncer no Brasil. Cem por cento mantidos, equipados e construídos com as emendas do deputado Weliton Prado, não só o Centro de Prevenção, mas também a carreta que faz a busca ativa e que vai percorrer os municípios. Ela vai de cidade em cidade, fazendo a prevenção, e, quando for detectado, o câncer será tratado no estágio inicial, na própria unidade.

Lamentavelmente, nós ouvimos o Sr. Henrique Prata falar da dificuldade que enfrenta, porque os atendimentos são 100% gratuitos, atendimentos de excelência, mas o SUS cobre apenas 20% do custo da oncologia no Brasil – 20%; 80% dependem das campanhas, dos leilões.

Aproveito para agradecer a todos os coordenadores dos leilões Direito de Viver, que fazem um trabalho extraordinário. São 700 municípios de Minas Gerais que realizam os leilões Direito de Viver, beneficentes, e toda a arrecadação vai para o Hospital de Amor de Barretos, para tratar justamente os mineiros. Barretos atende cerca de 15 mil pacientes de Minas Gerais, gratuitamente. E sabem qual é a contrapartida do Estado? Eles cuidam de 15 mil mineiros, e o Estado não repassa absolutamente nem um centavo: zero, zero. Recebem apenas 20% do SUS e têm que arcar com os outros 80%. Nesses 80% há investimento extraordinário do deputado Weliton Prado, que, só para o câncer em Minas Gerais, já destinou R$160.000.000,00. E fizemos o que nenhum outro governo do Estado fez em toda a história de Minas Gerais. Falei aqui dos 300 anos de história, e nem um fez. Trouxemos para Minas Gerais um grande centro de prevenção do Hospital de Amor de Barretos, com o mesmo padrão de atendimento, já funcionando 100%, recursos indicados pelo deputado Weliton Prado. Repito: construção, equipamentos e todo o custeio também. Mas a carreta já está rodando, já fizemos milhares de exames. Nem um governo do Estado fez. Infelizmente a gente sempre cobra aqui, na Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer da Assembleia, da qual eu sou presidente, a participação do Estado. Precisamos da participação do Estado. Barretos cuida dos pacientes de Minas Gerais na unidade de Barretos, em São Paulo, e, agora, na unidade de Barretos em Minas Gerais, que nós trouxemos. Em Patrocínio, já está funcionando. Daqui a pouco, já estará pronta para ser inaugurada a unidade de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, que fica a 700km de Barretos, em São Paulo. Imagine só o sofrimento dessas pessoas para percorrerem 700km. Então quero parabenizar o deputado Weliton Prado que teve essa coragem, que teve essa determinação de colocar 100% das suas emendas da saúde para a oncologia. Ele tem feito história e deixará um grande legado para o Brasil não só pela indicação dos recursos, mas por todo o debate que tem sido feito em Brasília, no Congresso, acerca do novo marco regulatório para o enfrentamento do câncer no Brasil.

Nós aprovamos, pelas mãos do deputado Weliton Prado, a primeira Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, que dispõe de toda a jornada do paciente: quimioterapia, radioterapia, medicação, apoio psicológico, reabilitação, medicamentos, toda, toda jornada. Estamos trabalhando pela aprovação do Fundo Nacional da Oncologia, e o deputado Weliton Prado está debruçado numa pauta extremamente importante que mudará a história do enfrentamento do câncer no Brasil, que é justamente a necessidade de alterar a política de financiamento do enfrentamento do câncer no Brasil. Hoje o SUS cobre 20%, e a nossa expectativa, com o trabalho dedicado do deputado Weliton Prado, é conseguir, com a aprovação dessa proposta sobre a qual estamos trabalhando, 100% de custeamento pelo SUS, 100%, para de fato a gente ter um grande investimento e tirar as pessoas desse sofrimento.

Infelizmente, muita gente está morrendo, sobretudo o povo pobre do Brasil, a população pobre que não tem a quem recorrer, pessoas que levam um ano, um ano e dois meses para fazer um simples exame ou conseguir um diagnóstico, um tratamento. Muitas vezes, a doença está em estágio inicial, mas, quando a pessoa consegue vencer toda essa via-crúcis, essa jornada, o câncer já se encontra em estágio avançado. Muitas pessoas nesse caminho acabam morrendo, o que é realmente lamentável, injustificável, inaceitável, porque câncer de mama, por exemplo, tem 95% de chance de cura, se você receber diagnóstico precoce e tratamento.

Infelizmente, muitas pessoas já chegam às unidades com a doença em estágio muito avançado e, em muitos casos, sem condição de fazer um tratamento efetivo e salvar a sua vida, justamente porque o Brasil não investe em prevenção. O maior remédio, Doutor Jean Freire, para a cura do câncer se chama prevenção. Então nós estamos investindo pesadamente na prevenção, porque a prevenção é que salva vidas. E a gente percebe que os governos não investem em prevenção porque têm medo das filas que se formarão.

Quando você faz a busca ativa, o rastreamento, como se tem na Santa Casa BH, onde criamos também o Instituto de Prevenção Júlia Prado, que leva o nome da nossa saudosa mãe, com a carreta custeada com emendas de nossa autoria na santa casa, já percorrendo os municípios, enfim, nós garantimos recursos para que a santa casa faça o exame e já encaminhe a pessoa para o tratamento, tratamento integral, porque uma vida não tem preço. Por isso nós apoiamos, sim, a prevenção e queremos convencer os governos a investirem também na prevenção para salvar vidas e não deixar as pessoas morrerem à míngua, como está acontecendo.

Então quero terminar dizendo que, além dos dois centros de prevenção do Hospital de Amor de Barretos em Minas Gerais, em Patrocínio e em Unaí, fizemos uma grande ampliação no Hospital do Câncer em Uberlândia, com equipamentos de primeiro mundo, na Santa Casa BH, com o instituto de oncologia e com a carreta. Enfim, são R$160.000.000,00 de investimentos, e vamos continuar, porque o compromisso do deputado Weliton Prado é colocar 100% das suas emendas da área da saúde para a oncologia. Um compromisso que ele fez é, enquanto tiver vida e tiver investidura em mandato, cuidar, fazer todo esse trabalho. Então eu quero parabenizá-lo. O dia 21 de abril foi histórico para nós também, com o primeiro centro de prevenção do Hospital de Amor, de Barretos, em Minas Gerais, que já é uma realidade. Parabéns a todos que caminham conosco nessa missão de amor pela vida e ao deputado federal Wellington Prado. Obrigado, presidenta.