Pronunciamentos

SR. VANDERLEI GERALDO DE ASSIS, Grão-mestre do Grande Oriente de Minas

Discurso

Agradece a homenagem recebida pelo transcurso do 80º aniversário de fundação da potência maçônica Grande Oriente de Minas Gerais.
Reunião 14ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/04/2024
Página 3, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 5931 de 2024

14ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/4/2024

Palavras do Sr. Vanderlei Geraldo de Assis

Exmo. Sr. Deputado Duarte Bechir, 2º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, neste ato representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite; Exmo. Sr. Desembargador Federal Grégore Moreira de Moura, grande secretário de relações exteriores do Grande Oriente de Minas Gerais, representando o Tribunal Regional Federal da 6ª Região; Exmo. Sr. Secretário Executivo do Conselho Superior da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Darcimar Antônio da Silva; irmão Jorge Luiz de Paula Ribeiro, grão-mestre estadual do Grande Oriente do Brasil-MG; Sr. Geraldo Eustáquio Coelho, primeiro vigilante da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

Meus queridos irmãos, cunhadas, presidente da Fraternidade Feminina, Elisabeth, sobrinhos, estimadas e estimados funcionários da Assembleia Legislativa, muito obrigado por tudo que vocês fizeram.

É com grande honra que estamos aqui hoje para comemorar os 80 anos de existência do Grande Oriente de Minas Gerais. Em 12/9/1944, em Belo Horizonte, reuniu-se um grupo de maçons para tratar da fundação de uma potência maçônica, sob a denominação de Grande Oriente de Minas Gerais. Exposta à conveniência da fundação, foi aprovada a proposta, por unanimidade, constituindo-se sua primeira diretoria, tendo como grão-mestre o Cel.-PM José Persilva.

Ao longo dos anos, o Grande Oriente de Minas Gerais tem sido um exemplo de fraternidade, solidariedade e progresso. Sob a liderança de vários grão-mestres, temos trabalhado incansavelmente para promover os ideais maçônicos de liberdade, igualdade e fraternidade em nossa querida Minas Gerais. Nessas oito décadas de existência, o Grande Oriente deixou um legado na história do nosso estado. Através de nossas ações filantrópicas, educacionais e sociais, impactamos inúmeras vidas e contribuímos para o desenvolvimento da sociedade mineira.

Neste momento de celebração, é importante lembrar não apenas as conquistas passadas, mas também olhar para o futuro com esperança e determinação. Que os próximos anos sejam marcados por mais realizações e que continuemos trilhando juntos o caminho da verdade, da justiça e da solidariedade, honrando aqueles que nos precederam, inspirando as gerações futuras. Que o Grande Oriente de Minas Gerais siga sendo um exemplo de retidão e ética, guiando os passos de seus membros rumo a um mundo melhor e mais justo para todos.

Além disso, é importante ressaltar que o Grande Oriente de Minas Gerais tem mantido uma relação de harmonia e cooperação com as potências coirmãs do Estado, a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais e o GOBMinas federado ao Grande Oriente do Brasil. Ao longo dos anos, caminhamos lado a lado em busca dos mesmos objetivos de promover a fraternidade, a ética e a construção de um mundo mais justo e sólido. A parceria e a colaboração entre o Grande Oriente, a Grande Loja Maçônica e o GOBMinas fortalecem os laços maçônicos em Minas Gerais, permitindo que juntos possamos realizar ações e projetos que beneficiem a todos. Que essa união e cooperação entre as potências maçônicas do Estado continuem a ser um exemplo de diálogo, respeito mútuo e fraternidade.

Agradeço a todos vocês por fazerem parte dessa jornada e por acreditarem nos princípios que nos unem. Que venham muitos mais anos de harmonia, prosperidade e fraternidade.

Estamos aqui hoje para comemorar não apenas os 80 anos do Grande Oriente, mas também para refletir sobre a rica herança de liberdade e progresso que caracteriza o nosso amado estado. Minas Gerais, tem como lema a liberdade, valor esse que está profundamente enraizado em nossa história e no espírito de seu povo. Desde os tempos da Conjuração Mineira, liderada por figuras como Tiradentes, que bravamente lutaram por independência e justiça, Minas Gerais tem sido um símbolo de resistência e liberdade. Personalidades como Juscelino Kubitschek, o presidente visionário que promoveu o desenvolvimento do País, e tantos outros filhos ilustres de nossa terra. Que o legado de liberdade e de luta pela justiça, que tem caracterizado Minas Gerais ao longo dos séculos, continue a iluminar nossos caminhos e a guiar nossas ações, não apenas como maçons mas como cidadãos comprometidos com o bem-estar de todos.

Hoje, honramos o passado ao abrir caminhos para o futuro com um marcante paralelo histórico: a posse do futuro grão-mestre do Grande Oriente de Minas Gerais no dia 24 de junho, assim como foi, em 1944, um novo coronel e comandante-geral da nossa gloriosa Polícia Militar, irmão Rodrigo Piassi do Nascimento. Esse acontecimento não é apenas um feliz acontecimento, mas um sinal de renovação dos laços que unem o Grande Oriente de Minas Gerais à sua rica tradição e ao seu compromisso inabalável com os ideais maçônicos.

Que a eterna chama de liberdade, de igualdade e de fraternidade continue a iluminar nosso caminho, e que, sob a proteção do Grande Arquiteto do Universo, possamos continuar a honrar o legado dos que vieram antes de nós construindo um mundo melhor para as futuras gerações.

Parabéns, Grande Oriente de Minas Gerais! Obrigado, meus irmãos!