Pronunciamentos

DEPUTADO RAUL BELÉM (CIDADANIA), Autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 50º aniversário de criação das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. - CeasaMinas.
Reunião 12ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 16/04/2024
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 5724 de 2024

12ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 11/4/2024

Palavras do deputado Raul Belém

Boa noite a todas e a todos. Quero agradecer imensamente a presença de todos vocês nesta singela homenagem que a Assembleia de Minas faz à nossa CeasaMinas, empresa que é tão importante para o povo mineiro. Nós não podíamos, de maneira alguma, deixar de homenagear, em nome do povo de Minas Gerais que aqui represento com os meus colegas, essa empresa que tem feito um grande trabalho ao longo de tantos anos, com a imensa responsabilidade de alimentar o nosso povo. Isso não é uma tarefa simples e, às vezes, não paramos para pensar em quantas pessoas estão envolvidas nesse processo todo. Se a gente parar para pensar, do início do dia até o momento de agora, quantos produtos chegaram até nós e que passaram pela Ceasa? Então, essa é uma coisa a se pensar para que possamos valorizar a nossa Ceasa pelos próximos 50, 100 anos. Tenho certeza de que a CeasaMinas é eterna.

Quero cumprimentar aqui o meu amigo que está presidindo esta solenidade, o deputado Antonio Carlos Arantes, 1º-secretário da Casa, esse companheiro combativo, que está ao nosso lado aqui na defesa do agronegócio, sempre com boas propostas, sempre trabalhando e batalhando pelo produtor rural de Minas Gerais. É uma satisfação fazer parte com V. Exa. deste Parlamento, deputado Antonio Carlos Arantes. Quero cumprimentar o nosso amigo deputado Mauro Tramonte, grande companheiro, grande comunicador, excelente deputado que temos a honra de ter ombreando aqui conosco e lutando pelo povo de Minas Gerais.

Quero cumprimentar o nosso secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Ricardo Albanez, conhecido por todos como Dr. Albanez. Quero parabenizá-lo, Albanez, pelo trabalho maravilhoso que vocês vêm fazendo na Secretaria de Agricultura. Meu pai teve a honra de ser secretário de Agricultura de Minas Gerais, e hoje temos um grande secretário na pasta, que é o secretário Thales. Podemos dizer que vocês têm sido brilhantes, incansáveis, apesar de todas as dificuldades de orçamento que a gente sabe que vive o Estado, especialmente a Pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mas temos homens e mulheres guerreiras ali que têm feito toda a diferença. Hoje mesmo, com gestores de agropecuária do nosso estado, participamos de um seminário e vimos a quantidade, a imensidão de projetos que o Estado tem desenvolvido com produtores rurais de toda Minas Gerais.

Quero cumprimentar a vice-presidente da Associação Comercial da Ceasa, a Sra. Karina Gonçalves Campos. Antes de compormos a Mesa, ela me falou que existem 700 empresários, comerciantes que compõem essa associação. É uma escala de grandeza que nós não imaginamos! Então, parabéns por esse excelente trabalho e por essa organização, porque não é fácil organizar tanta grandiosidade. Quero cumprimentar a Sra. delegada de polícia, a Dra. Mariana, que representa a nossa querida Polícia Civil de Minas Gerais; a nossa banda Bios, sempre presente, sempre abrilhantando os eventos nesta Assembleia ou onde vocês estão tocando. Muito obrigado, de coração, a essa família Corpo de Bombeiros pela oportunidade de abrilhantar este evento. Por fim, quero cumprimentar, em sua pessoa, presidente Luciano, todos que fazem parte da CeasaMinas. Quero parabenizá-lo pelo trabalho à frente da Ceasa e dizer que nós sabemos da sua competência, da sua sensibilidade, do carinho e do amor que você tem por aquele lugar, que é composto de pessoas, de gente. A Ceasa fervilha, a Ceasa é um lugar aonde a gente vai e fica encantado com aquele movimento, com as transações que lá acontecem. Então, para gerir isso tudo, é preciso grande habilidade, capacidade. Que Deus continue abençoando você. Contem conosco. Contem com a Assembleia de Minas, com o presidente Tadeu Martins Leite e com o nosso trabalho também na presidência da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia de Minas.

Com muita alegria e satisfação, homenageamos hoje, nesta Casa, os 50 anos da CeasaMinas, que é realmente um importante centro de abastecimento não apenas para Minas Gerais, mas também para outras regiões atendidas por suas unidades. Com uma trajetória que começou em 1974 – acredito que a lei é de 1971, mas as atividades começaram em 1974 – e uma expansão significativa ao longo dos anos, a CeasaMinas se tornou fundamental para a economia do Estado e para o fornecimento de alimentos para milhões de pessoas.

Aqui eu faço um adendo. Conversando com o presidente, outro fato que me surpreendeu bastante é que, se a Ceasa fosse um município, seria o 10º município em arrecadação e faturamento. Em 853 municípios, a Ceasa seria o 10º município. Essa é a importância da Ceasa.

Sua capacidade de gerar empregos diretos, atender milhares de clientes e conectar produtores rurais e compradores em diversas cidades demonstra sua relevância no setor agrícola e no abastecimento alimentar. A comercialização de milhões de toneladas de produtos, especialmente a partir da unidade de Contagem, destaca a importância logística e estratégica dessa localidade dentro da estrutura da CeasaMinas. Esses números reforçam a relevância do agronegócio não apenas para a economia mineira, mas também para a segurança alimentar de uma vasta população.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar, mais uma vez, o presidente da CeasaMinas, Luciano José de Oliveira, pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo, abrindo caminhos e fazendo continuar a verdade das palavras do ex-ministro de Agricultura Alysson Paulinelli. Foi muito importante para nós o exemplo que começamos a dar, principalmente na produção dos produtos agrícolas. Lançamo-nos a criar centros de comercialização que começaram a dar aos produtores brasileiros coragem para investir. Quero também dar os parabéns a todos os pequenos atacadistas, pequenos varejistas e a todos os operadores de mercado, que, a cada dia, durante esses 50 anos, garantiram o abastecimento e a segurança alimentar do nosso povo. Parabéns, CeasaMinas! Que Deus continue abençoando todos que fazem parte dessa grande empresa. Quero também cumprimentar carinhosamente o secretário de Agricultura da minha cidade natal, Araguari, o Paiva, que nos dá a honra da sua presença; cumprimentar meu amigo Márcio, minha amiga Geraldina, que, juntamente com o seu saudoso pai, fez parte da história da Ceasa de Minas Gerais. Eu tenho certeza de que muitos aqui fazem parte, fizeram parte, e a Ceasa de fato nos encanta.

Eu falava com o presidente Luciano que, eu bem pequeno, ainda na época em que meu pai foi secretário de Agricultura, me lembro do entusiasmo dele chegando a Araguari, na nossa fazenda, com algumas latas da sopa da Ceasa, aquela sopa em que se fazia o processo de desidratação. A Vita Sopa – é isso aí, Albanez. A Vita Sopa! A gente ia à Ceasa de Uberlândia, via a quantidade de alimentos e falava: “Gente, deve sobrar coisa demais, coisa que talvez seja jogada fora, que não é aproveitada”. E aquilo me encantou de uma maneira que eu nunca esqueci. Aquela sopa em pó, eu soube que ela chegava a milhares de pessoas de todo o Estado de Minas Gerais. Hoje a Ceasa continua fazendo esse trabalho não com a sopa, mas com os alimentos in natura; ela está fazendo chegar esse alimento à população que precisa, à população mais carente, está fazendo essa parte social tão importante, que é matar a fome das pessoas.

Nós queremos aqui, presidente, nos colocar à disposição, através das nossas emendas parlamentares, para o que for preciso. Quem sabe um dia, se voltarem com a sopa ou algum produto lá, nós queremos estar apoiando com equipamentos, com maquinários, dando estrutura para que o nome Ceasa possa chegar ainda mais longe e ser ainda mais conhecido. A importância, nós sabemos que é inequívoca e grandiosa. Então que Deus abençoe a todos. É uma honra muito grande estar neste momento aqui podendo fazer esta justa homenagem a essa gigante que é a CeasaMinas. Muito obrigado a todos.