Pronunciamentos

VINICIUS MARCHESE, Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea

Discurso

Transcurso do 90º aniversário de fundação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - Crea-MG.
Reunião 13ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/04/2024
Página 10, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 5490 de 2024

13ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 15/4/2024

Palavras do Sr. Vinicius Marchese

Boa noite. Primeiro quero cumprimentar o nosso deputado estadual Antonio Carlos Arantes, 1º-secretário – obrigado pelo convite e por presidir esta sessão. Deputado estadual Tito Torres, parabéns pela propositura e pela importância e relevância que isso tem para a gente, conforme estávamos conversando agora. Deputado federal Pedro Aihara, aproveitando e colocando o Confea à disposição – a nossa sede é em Brasília, e a gente vai precisar muito do senhor.

O sistema vai precisar muito da Câmara para atualização, principalmente da nossa maior ferramenta, que é a nossa Lei nº 5.194. Conselheiro do TCE Mauri Torres, mais uma vez, é um prazer encontrá-lo; vereador Braulio Lara, o Legislativo municipal é extremamente importante na evolução em especial da nossa classe, onde a gente pode atuar de forma efetiva, que é junto aos municípios; desembargador do TRF Miguel Lopes, o Judiciário também é extremamente importante para nós na atuação, principalmente do sistema, para saber como ele pode, de forma correta, se desenvolver e entregar valor aos nossos profissionais.

A composição da Mesa é muito importante, Marquinhos. Aqui cumprimentando o Marquinhos, nosso presidente do Crea Minas, gostaria de cumprimentar todos os presidentes de Crea presentes, também em nome da nossa presidente Lígia, do Crea São Paulo, onde eu sou registrado. Queria pedir licença a todos os presidentes de Creas que aqui estão para fazer um cumprimento especial ao meu amigo Lúcio, ex-presidente do Crea Minas, pessoa por quem tenho um grande carinho.

Fui presidente com Lúcio durante seis anos – não é, Lúcio? – e posso garantir a vocês que a sobriedade, o bom senso e o equilíbrio da gestão do Lúcio foram extremamente importantes e fundamentais para que a gente conseguisse chegar ao Confea. Então Lúcio, se hoje eu estou aqui, foi muito graças a nossa amizade e a sua gestão. Com certeza, você foi um grande irmão que o sistema me deu. Com certeza, o Marquinhos faz essa recepção do Crea Minas e certamente vai entregá-lo num nível ainda melhor do que o Lúcio deixou. Cumprimento os conselheiros federais na pessoa do Domingos, que está aqui, nosso amigo também, todos os presidentes de entidades de classe e todos os colaboradores do sistema.

Queria só reafirmar o compromisso do sistema como um todo, um compromisso do Confea, em meu nome, de transformarmos essa ferramenta numa ferramenta melhor para os nossos profissionais. Esse é o nosso compromisso. Muitos dos presidentes que estão iniciando o mandato agora ou os que foram reconduzidos, os conselheiros federais, nós temos a ciência de que foram 90 anos de existência, Marquinhos. Mas nós precisamos, sim, em três anos, percorrer um caminho que talvez em 90 anos a gente ainda não percorreu, que é estar próximo do profissional, o profissional enxergar o valor que o sistema tem, que nós conhecemos, que nós defendemos no dia a dia, na transformação dos municípios brasileiros, na transformação dos estados deste país tão diverso que precisa tanto da engenharia, do alicerce dessa transformação, que eu não tenho dúvida nenhuma de que passa pela agronomia, pela engenharia, pelas geociências, passa pela nossa profissão e passa pelas empresas que estão sob o nosso guarda-chuva.

Aí é o nosso papel, como gestor, como responsáveis por essa estrutura de transformar para que ela seja realmente uma ferramenta que simplifique, facilite a vida do profissional, de quem realmente gera a riqueza no País, de quem realmente é responsável pelos processos que irão transformar. Quando se fala em infraestrutura, quando a gente fala de 30% do PIB, a gente fala do agronegócio, a gente está falando de profissionais e empresas que estão próximos da gente. Então, se a gente não virar o rosto do sistema para fora, a gente não vai conseguir entregar esse valor, e essa é a nossa função.

Eu não tenho dúvida nenhuma de que os presidentes que aqui se encontram estão nesse processo, estão com esse tipo de olhar. Eu posso garantir que os conselheiros federais estão com esse tipo de olhar. O meu compromisso que reafirmo aqui, de público, na Casa Legislativa do Estado de Minas Gerais, um Estado pelo qual eu tenho tanto carinho, é esse. Não dá mais para aceitar ferramentas que burocratizam ou que realmente dificultam a vida profissional, como o visto profissional em 2024. Nós temos tecnologia, Marquinhos, a gente já conversou sobre isso, para unificar o registro para não deixar mais que o visto seja um impedimento, uma burocracia para quem pode atuar no Brasil inteiro, entre tantas outras melhorias.

Acho que a tecnologia está aí para auxiliar nesse processo de transformação, mas não existe nenhum processo de transformação sem o comprometimento do ser humano, sem o comprometimento dos colaboradores dos Creas, dos presidentes dos Creas, dos conselheiros dos nossos regionais, dos nossos conselheiros federais, dos nossos presidentes de Crea e também do Judiciário, do Legislativo e do Executivo.

Então, Marquinhos, parabéns pelo dia de hoje! Parabéns pelo prestígio! Só mostra o quanto o Crea-Minas Gerais pode, realmente, evoluir – e deve. Eu, mais uma vez, coloco o Confea à inteira disposição do Crea-Minas para que a gente consiga seguir esse caminho, assim como de todos os Creas que aqui estão presentes. Vocês sabem disso!

Muito obrigado pelo convite. Uma boa noite a todos.