Pronunciamentos

DEPUTADO TITO TORRES (PSD), Autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 90º aniversário de fundação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - Crea-MG.
Reunião 13ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/04/2024
Página 9, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 5490 de 2024

13ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 15/4/2024

Palavras do deputado Tito Torres

Boa noite a todos. Queria cumprimentar o presidente desta reunião, o 1º-secretário da Assembleia, deputado Antonio Carlos Arantes – muito obrigado por estar aqui presidindo esta importante reunião; Marcos Gervásio, presidente do Crea Minas; Mauri Torres, conselheiro do Tribunal de Contas; deputado federal Pedro Aihara – muito obrigado pela presença; desembargador federal Miguel Ângelo – muito obrigado; vereador Braulio Lara, representando o presidente da câmara, Gabriel Azevedo; Vinicius Marchese, presidente do Confea, também nos abrilhantando com sua presença.

Eu tinha até escrito um discursinho até bonitinho aqui e tudo, mas, vou quebrar o protocolo. Até falei mais cedo e quero até agradecer à Wandra que escreveu o meu discurso, mas vou improvisar, Marquinhos. Para quem não sabe, o Marquinhos é meu primo. Graças a Deus, a gente é bem diferente visualmente, mas é uma pessoa a que a gente tem um carinho, um respeito e que hoje está à frente do Crea-Minas em busca dessa inovação, dessa mudança que a gente vive hoje da tecnologia. Cumprimento aqui o Lúcio também, ex-presidente, que foi a pessoa com quem tive mais contato no Crea. Foi a partir da presença dele que tivemos uma aproximação maior com o Crea-Minas. Sabemos realmente o empenho, o trabalho que o Crea-Minas tem para defender os seus associados, a busca de valorização da engenharia, da agronomia. Sabemos da dificuldade econômica que vivemos em nosso país, mas a engenharia sempre se manteve firme, colocando o seu propósito não só no Brasil, mas principalmente em Minas Gerais, alavancando as grandes obras e os grandes investimentos. Isso tudo passa pelo Crea-Minas, pela engenharia. Então, a gente fica muito feliz de ver a condução que o Lúcio teve e agora com a sucessão do Marquinhos, que começou a sua nova trajetória, sem dúvida, com a capacidade que ele tem de articulação, de bom relacionamento para que realmente a gente consiga fortalecer cada vez mais o Crea-Minas.

Fico feliz de ver o prestígio hoje que a instituição tem, estando presentes aqui hoje todos os presidentes dos Creas do Brasil fazendo essa homenagem ao Crea-Minas. O presidente do Confea está aqui. Acho que amanhã vocês têm uma reunião importante de todos os presidentes. Isso mostra que o Crea-Minas segue mostrando a sua força, levando o seu conhecimento, o seu aprimoramento para os outros Creas, buscando essa interação com os Creas de todo o Brasil. A gente fica feliz de poder fazer essa homenagem, Marquinhos. Sem dúvida, se não fosse você, seria o Lúcio e teria homenagem de todo jeito, viu? Mas a gente sabe realmente do comprometimento, da proximidade que o Crea-Minas hoje tem com os municípios de Minas Gerais, a parceria de aperfeiçoamento para que a gente tenha os projetos aprovados e as obras executadas mais rapidamente. Isso mostra realmente que o desenvolvimento do nosso estado passa pelo Crea-Minas, passa pela engenharia.

Então, a gente tem buscado essa parceria. Acho que, através da presidência do Lúcio, essa aproximação aconteceu mais forte com os municípios, tanto que sempre está nos eventos da Associação Mineira dos Municípios – AMM. São 853 municípios. O Crea-Minas está sempre presente mostrando realmente o que tem a fornecer. A gente sabe das mudanças que a gente tem tido. A tecnologia está aí, os avanços estão aí. Sem dúvida, o Crea-Minas vai estar pronto para entregar tanto para os engenheiros quanto para a sociedade as novas tecnologias, os novos avanços para que a gente possa aprimorar e, cada vez mais, trazer para a população mineira o benefício realmente de vermos obras de qualidade, obras com segurança e fazendo com que, realmente, o nosso estado e o nosso país cresçam cada vez mais.

Então, Marquinho, conte sempre com a Assembleia Legislativa. Infelizmente, o nosso presidente Tadeu não pôde estar presente, porque está fora, mas estamos muito bem representados pelo Toninho Andrade – carinhosamente o chamamos assim. São seis, sete mandatos aqui já – não é, Arantes? Anos de muito trabalho e ele sabe o trabalho que o Crea-Minas tem, que é fundamental para o crescimento de Minas Gerais. Essa parceria, sem sombra de dúvida, vai continuar e vai fortalecer cada vez mais, buscando sempre, com o diálogo, o entendimento e fazendo com que realmente essa carreira se desenvolva cada vez mais. Podem ter a certeza de poderem contar sempre com a gente. Muito obrigado. Boa noite.