Pronunciamentos

DEPUTADO CAPOREZZO (PL)

Discurso

Critica o indiciamento de 40 policiais que participaram de uma ação no Município de Varginha, em 31 de outubro de 2021, que resultou na morte de 21 pessoas. Critica a deputada federal Gleisi Hoffmann pela intenção de acabar com os clubes de tiro e com os registros de colecionadores, atiradores e caçadores - CACs. Critica o tratamento da imprensa em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Parabeniza o movimento "Minas Grita pelo Leite".
Reunião 8ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/03/2024
Página 74, Coluna 1
Aparteante CORONEL SANDRO
Indexação

8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/3/2024

Palavras do deputado Caporezzo

O deputado Caporezzo – Boa tarde, presidente; boa tarde, colegas deputados estaduais. É extremamente grave e inacreditável o que aconteceu no indiciamento de 40 policiais que participaram das operações em Varginha – operação de combate ao Novo Cangaço, que resultou na morte de 26 criminosos. Por que é tão grave esse indiciamento? É porque agora a extrema mídia, e até mesmo a Polícia Federal, está perseguindo policiais que combateram o tipo mais perigoso de criminoso que existe. Nós não estamos falando de ladrão de galinha, não; estamos falando de pessoas que vão lá, fortemente armadas, que fecham as cidades, que sitiam as cidades e que matam qualquer pai ou mãe de família sem hesitarem. Isso já aconteceu no Brasil diversas vezes.

Na condição de policial militar, eu enfrentei seis vezes o Novo Cangaço e, em uma dessas vezes, por muito pouco, eu não fui morto quando cinco criminosos, fortemente armados, foram para a entrada do quartel, onde eu estava. Graças a Deus, eu consegui ver e consegui antecipar o que estava acontecendo, e isso me possibilitou salvar a minha vida. E quantas pessoas já foram feitas reféns por esse tipo bárbaro de criminoso?

O que me espanta é a amnésia da extrema mídia e das pessoas que defendem esse indiciamento e se esquecem do que aconteceu recentemente, em 2017, lá na cidade de Santa Margarida, quando o cabo Marcos Marques da Silva foi prontamente assassinado por esses criminosos. No mesmo dia, também havia sido morto um segurança de banco. Ele não pôde sequer revidar a ação dos criminosos. Sabem por quê? Porque havia dois reféns, duas pessoas que estavam passando pela cidade e que foram pegas pelos criminosos e utilizadas como escudo humano. É esse tipo de criminoso que essa mídia bárbara agora defende. Isso resultou no indiciamento de 40 policiais.

O G1 é tão podre, é tão nojento, é tão baixo que chegou ao extremo de noticiar o seguinte: “Dos 310 tiros, apenas 20 tiros foram disparados pelos criminosos”. Eles estão achando que o fato de os criminosos dispararem 20 tiros contra a polícia é pouco. Os criminosos tinham metralhadoras, tinham fuzis, tinham uma ponto-cinquenta e mais de 25 bombas. Como alguém consegue defender esses assaltantes de bancos, em sua grande maioria assassinos frios e calculistas? É surpreendente! Agora o delegado responsável pelo caso foi promovido a superintendente de um estado da Federação. Que interessante! Depois de ele terminar o relatório, recebeu uma promoção especial e agora está em um dos cargos mais altos da Polícia Federal. Será que só eu acho que essa história não está cheirando bem?

É simplesmente revoltante ver o domínio do crime no Brasil hoje. Mas isso aqui, gente, é realmente o pior tipo que existe. Olhem a imagem da quantidade de armas que foram apreendidas nesse dia. (– Mostra imagem.) Por favor, filmem aqui. Olhem quantas armas foram apreendidas com esses criminosos! Como é possível ainda haver gente para defender esses vermes? É o que eu falo para os meus colegas. A mensagem que está sendo passada para todos os policiais militares do Brasil é bastante clara: "Vocês não podem agir nem mesmo quando estiverem lutando contra o que existe de pior na criminalidade. Quando você pegar o assaltante de banco, o assassino, você tem de virar-lhe as costas, porque senão você será tratado como se bandido fosse, principalmente por esse lixo chamado G1 e Rede Globo de Televisão". É assim que eles fazem. Falo para todos os meus colegas de farda. Esta mensagem é para todos vocês, meus irmãos de farda: é muito melhor ser julgado por um que carregado por seis. A polícia matou em Varginha e matou pouco; tinha de ter matado mais.

O deputado Coronel Sandro (em aparte) – Deputado Caporezzo, eu tenho o mesmo pensamento de V. Exa. A atuação policial em Varginha, naquele fatídico dia em que uma facção do Novo Cangaço ia sitiar a cidade, matar não sei quantas pessoas inocentes, assaltar todos os bancos e todos os locais possíveis, tomar o quartel de assalto, iria ser uma tragédia envolvendo pessoas inocentes. Então eu deixo aqui a minha solidariedade a todos os policiais envolvidos, aos policiais militares, federais, rodoviários federais, porque precisamos ter uma polícia forte para proteger quem é do bem, para proteger o inocente. Bandido tem mesmo de morrer se enfrentar a polícia, porque, como V. Exa. disse, é melhor não ser carregado por seis; é melhor ser julgado por um. Então fica aqui a minha solidariedade àqueles policiais.

Aproveitando o momento, deputado, quero falar também sobre violência. Nós estamos no Mês Internacional da Mulher, e esta Casa homenageia todas, permitindo-lhes que exerçam a presidência neste mês tão emblemático. Estive em Santa Maria do Suaçuí, no sábado, dia 17. Santa Maria do Suaçuí tem uma prefeita, uma mulher, Maria Aparecida Godinho. O apelido dela é Paré. É uma pessoa simples, humilde, sensata, querida naquela comunidade. É um orgulho para todos nós termos uma mulher como a Maria Aparecida Godinho prefeita de Santa Maria do Suaçuí. Estávamos na festa de 100 anos de Santa Maria, quando fomos chamados ao palco. É normal, nesse tipo de festividade, que as autoridades presentes falem alguma coisa para o público. Quando a prefeita estava falando, foi cometida contra ela uma grande e injusta violência. Alguém do público lhe atirou uma lata de cerveja que estava, não sei se totalmente cheia, mas estava cheia e aberta. Por sorte, não a acertou como também em ninguém. Foi uma agressão injusta. Naquele momento, eu saí em defesa dela porque eu não permito isso não só no mês da mulher, não só no dia da mulher, não só à mulher. Sairei em defesa de qualquer pessoa agredida injustamente na minha frente. Saí em defesa da Paré. Eu me dirigi à população de bem que estava lá, à totalidade daquelas pessoas, parabenizando-as, mas o vagabundo que a agrediu ouviu boas, isso porque eu não sabia quem era, porque, se eu soubesse, talvez a gente tivesse um enfrentamento ali.

Então eu quero deixar registrado que Santa Maria do Suaçuí está de parabéns pelos seus 100 anos. A população de Santa Maria do Suaçuí e dos municípios em volta estão de parabéns, porque foram lá, participaram de uma festa maravilhosa, sem violência, sem agressão, mas aquele que agrediu a prefeita Paré, esse não. A polícia, como eu soube, já fez a prisão. Ele teve, da minha parte, a reação que se deve ter quando alguém agride qualquer pessoa inocente injustamente. Mais uma vez, parabéns a V. Exa. por essa manifestação em favor dos policiais que agiram naquela ocorrência. Tenha o meu apoio também. Obrigado.

O deputado Caporezzo – Obrigado, deputado Coronel Sandro.

Surpreendeu-me também, na semana passada, o fato de a Gleisi Hoffmann querer acabar com os clubes de tiro e com os CACs. Curioso, não é, Gleisi? Eu sou obrigado a subir aqui para falar algo e cobrar realmente coerência da senhora. Encontrei V. Exa. juntamente com o Lindbergh Farias em um mercado do Carrefour, em Brasília, e perguntei ao Lindbergh se ele não iria me prender. Isso porque ele falou que quem fosse para a manifestação do dia 25 seria preso. Daí eu perguntei a ele: “E aí, Lindbergh, eu não fui preso, você vai me prender?”. Ele prontamente me respondeu: “Vai o presidente Bolsonaro e vai você”. Cadeia foi feita para homem, viu? Eu não tenho medo de ir para lá, não, mas pode ter certeza de que um dia a justiça vai raiar de novo neste país e aí a gente vai ver quem vai ser preso.

Mas a questão aqui é outra. Rapidamente, quando eu fui ao mercado perguntar ao Lindbergh e à Gleisi a respeito disso, chegou um segurança armado. “Opa! Como é que é? Vocês são contra armas, mas o segurança de vocês, não?” Então eles podem usar arma, quem não pode é a população brasileira. Vá criar vergonha na cara! Você é muito cara de pau! Para defender a população de bem desarmada, Gleisi Hoffmann, primeiro você tem que dispensar o seu segurança, está bem? Eu tenho as imagens e vou disponibilizá-las. É muito fácil você defender uma população de bem desarmada, enquanto você tem segurança paga pelo Estado 24 horas. Então a senhora deveria ter vergonha na sua cara!

Houve uma postagem recente aqui que eu achei muito interessante. O Twitter do Edvaldo César representa bem a situação que nós vivemos hoje a respeito do presidente Bolsonaro: “Sai o cartão de vacina, entram as joias. Saem as joias, entra o hacker. Sai o hacker, voltam as joias. Saem as joias, volta o cartão de vacina. Sai o cartão de vacina, entra o PIX. Sai o PIX, volta o hacker. Sai o hacker, surge a baleia. Sai a baleia e entra o golpe. Sai o golpe e volta o cartão de vacina”. E assim seguem as narrativas da extrema imprensa. Extrema imprensa essa que só não fala dos R$30.000.000.000,00 dos precatórios do caso do Lula que o próprio esquerdista Ciro Gomes está denunciando. Disso a extrema imprensa não fala, mas fiquem tranquilos, está bem? Nesse ritmo, muito em breve, vocês vão colocar novamente na cadeira da presidência da República Jair Messias Bolsonaro, que nem deveria ter saído de lá.

Parabéns ao movimento Minas Grita pelo Leite. É muito triste o que o governo federal fez com os produtores de leite neste país, importando leite do Uruguai e da Argentina e destruindo o mercado interno. A gente sabe que o atual presidente da República, o Lula, odeia o agronegócio, mas, a ponto de pisar no leite como ele está fazendo, é algo que surpreendeu a todos, principalmente em nosso Estado de Minas Gerais. Todo mundo que defende esse sujeito abjeto aqui com certeza não está preocupado com a economia de Minas, não está preocupado com o povo mineiro, não está preocupado com o produtor de leite. Então, parabéns a todos que participaram desse evento. Eu apoiei o evento, apesar de que no dia eu não pude estar presente.

Muito obrigado, presidente. A direita vive em Minas Gerais!