Pronunciamentos

BRUNO FARIAS, Deputado federal - MG, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais – Coren-MG

Discurso

Agradece a homenagem pelo transcurso do 50º aniversário de criação dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem.
Reunião 6ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 13/03/2024
Página 14, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 4591 de 2023

6ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 11/3/2024

Palavras do deputado federal Bruno Farias

Boa noite a todos. Quero cumprimentar, de forma muito especial, a Socorro, vice-presidente do Coren, minha parceira, minha amiga confidente, amiga dos momentos mais difíceis do nosso conselho para chegar até aqui. Muito obrigado, Socorro, pela parceria e lealdade. E quando o Enes diz que você é mais presidente do que vice é porque eu confio em você a caneta, e a caneta não é para qualquer pessoa. Quero cumprimentar a nossa conselheira Elizandra e, em seu nome, mandar um abraço à nossa presidente, Dra. Betânia; ao nosso próximo, Dr. Manoel e a todos lá do Sistema Cofen e Coren. Quero cumprimentar a Profa. Isabel e, em seu nome, todos os professores, todos os mestres aqui presentes e dizer a importância de um mestre na formação dos nossos profissionais. Quero cumprimentar a grande amiga Nilza, diretora do Sind-Saúde, essa guerreira que luta, que briga. E quando o Enes fala que a gente esteve à frente do piso, a Nilza já está nessa luta há mais de 30 anos lutando, trabalhando, buscando. Nilza esteve também no momento da construção desse Piso Nacional da Enfermagem. Quero aqui cumprimentar o nosso vereador e amigo, Claudiney Dulim, que briga pela categoria da enfermagem em todo Município de BH. Cumprimento o ex-presidente do Coren, o Rubens, que se faz aqui presente, grande amigo. Em nome do Rubens, quero cumprimentar todos os conselheiros aqui presentes, fiscais, colaboradores, amigos enfermeiros, técnicos, auxiliares, todos aqui presentes. É um prazer poder estar falando com cada um de vocês.

E quero cumprimentar, de forma muito especial, o Exmo. Sr. Enes Cândido, esse grande líder que eu tive. Quando você fala que eu formei primeiro, só foram seis meses de diferença, mas não foi, não, porque eu tinha tomado bomba, então nós dois formamos juntos, e você não se lembra. Formamos juntos e tivemos o privilégio de estar na mesma faculdade junto com a Patrícia, na Faculdade Univale. E quem diria que de lá sairiam um deputado estadual e um deputado federal da enfermagem?

O Enes Cândido é um cara que tem uma trajetória de vida fenomenal, um cara que se destacou desde o primeiro dia de vida como enfermeiro, como político, algo diferenciado. Eu quero lhe dizer, Enes, que você é um cara fora da curva. Infelizmente você não vai ter o voto da enfermagem no próximo ano, porque no ano que vem você não vai estar aqui. Você está com 58 pontos na pesquisa para prefeito de Valadares e vai ganhar a eleição, no 1º turno. Vamos ter um enfermeiro prefeito de uma cidade polo, com mais de 300 mil habitantes, 58 pontos na pesquisa. Mas se você estiver aqui na Assembleia, pode contar com a gente. Eu vou fazer o possível para a enfermagem votar em você, porque realmente merece o apoio e o voto dessa grande categoria.

Quero aqui mencionar hoje essa data tão importante, os 50 anos do Sistema Cofen e Coren, um sistema que luta, que briga e que, às vezes, não é compreendido lá na ponta no valor do seu dever, qual é a função real do nosso conselho. O nosso conselho é um órgão fiscalizador do exercício legal da profissão, e muita gente não entende, confunde as coisas. Mas, como diz Enes, estamos trabalhando incansavelmente para que as coisas aconteçam.

Quero deixar claro aqui para todos, podem dizer, bater no peito: hoje o piso é uma realidade em nosso Brasil. São R$11.000.000.000,00 garantidos para o pagamento desse piso, desse complemento. Não é o que a gente queria, mas foi o que a gente conseguiu. Hoje, por exemplo, temos mais de 80% dos profissionais recebendo esse piso. Lógico que ainda falta definir algumas coisas, inclusive, amanhã haverá uma reunião. Quem me ligou hoje foi o Calazans garantindo que o sistema privado vai pagar a segunda parcela, a próxima parcela em setembro e a terceira já com o reajuste anual do próximo ano. As instituições públicas já estão todas pagando, exceto algumas do Estado de Minas Gerais, onde tem gestão dupla. Já acionamos o governo do Estado, o Fábio, secretário de Estado. Dissemos a ele que as questões administrativas têm de ser resolvidas, porque o dinheiro está na conta, o piso é da enfermagem, e tem de resolver isso o mais rápido possível.

Trabalhamos também no Ministério da Saúde para que agilizem e resolvam, o mais rápido possível, essa questão do piso. Nos próximos dias, vou entrar com cinco projetos na Câmara dos Deputados, como líder de partido, para tentar contemplar ainda mais a nossa categoria. Vai ser um projeto de cada vez. O primeiro projeto, com o qual vamos entrar, é um projeto do deputado Hildo Rocha, que não está mais no mandato, mas eu o estou subscrevendo. É o das 30 horas, que já passou em todas as comissões. O que está faltando, neste momento, é uma articulação política para pautá-lo, na Câmara dos Deputados, e aprovar esse sonho da categoria. A enfermagem é a única categoria do Brasil, Enes, que trabalha 40 horas. O fisioterapeuta é 30; o médico é 30; o farmacêutico é 30. É injusto a categoria trabalhar 40 horas. Ninguém aguenta isso. Vamos trabalhar para aprovar essas 30 horas nos próximos anos.

Também vamos apresentar um projeto, nos próximos dias, de insalubridade obrigatória de 40% para todos os profissionais de enfermagem. A categoria não pode ganhar 10%, 15%, 20%, porque a gente corre risco desde o primeiro momento em que a gente se encontra com o paciente. A gente corre risco de apanhar do paciente, de apanhar do acompanhante. A gente já corre risco de tudo quanto é jeito. Nós temos que ter a insalubridade de 40% sobre o salário, porque a categoria merece. Nós não vamos abrir mão disso.

Entre outros projetos com os quais vamos entrar nos próximos dias, o terceiro é o de reajuste anual, levando em consideração o IPC e a correção anual, porque isso é muito importante. Já estou buscando, primeiro, a fonte para levar o projeto com o recurso pronto, assim como foi com o Piso Nacional da Enfermagem, para que possa passar o mais rápido possível na Câmara e, assim, contemplar a nossa categoria.

São vários projetos, são várias coisas que vêm aí pela frente para as quais será preciso pessoas articuladas, como o Enes, aqui na Assembleia Legislativa, esse cara de primeiro mandato, diferenciado, que contempla toda a nossa categoria, que contempla sua região, que contempla o seu Estado. Posso dizer para você, Enes, que Valadares vai fazer a coisa mais certa na história da sua vida: eleger um prefeito novo, uma pessoa diferenciada, um cara arrojado que já foi vereador, que já foi deputado. Você estagiou para chegar no lugar onde está. Você não está chegando de paraquedas. Vai fazer falta à Assembleia, mas vamos ter você, lá em Governador Valadares. Conte com nosso apoio, conte com todos de Valadares. Vou estar presente, pedindo voto e apoio para você, na enfermagem, no momento oportuno.

Quero me dirigir a todos, mais uma vez, para agradecer por essa parceria, por essa lealdade, por essa amizade. Quero pedir a todos o que sempre peço: vamos nos unir para buscarmos os nossos sonhos. Casa dividida não prospera. As brigas internas não podem acontecer. Vamos nos juntar, porque a enfermagem, lá na ponta, está precisando de apoio. Eles estão sofrendo. Nós somos privilegiados por estarmos onde estamos. Eles estão, lá na ponta, passando por dificuldades, aguentando abusos, aguentando assédios, aguentando tudo quanto é tipo de coisa.

Quero dizer aos nossos colegas, aos queridos colegas da enfermagem que enfrentem as eleições municipais. Está aqui o Hernandes, pré-candidato a vereador de Montes Claros e outras pessoas. Enfrentem as próximas eleições de 2024. Vamos ocupar os nossos espaços. É importante a enfermagem estar nos espaços para saber dialogar, para saber conversar e, quem sabe, fazer um número grande de vereadores, porque precisamos eleger muitos deputados estaduais, muitos deputados federais. Não é fácil lutar contra tudo e contra todos. Às vezes nossos colegas, alguns colegas parlamentares, pegam o celular, tiram uma foto e falam que estão com a enfermagem, mas é só no celular. Na hora do vamos ver, na hora de assinarem um requerimento, corre todo mundo. Nós precisamos de gente que tenha coragem, que tenha ousadia, que tenha trabalho, que lute como a Neuza, como todos aqui presentes, o Lucas Tavares, a Ana Flávia, enfim, como todos os nossos amigos, para a gente buscar os sonhos desta categoria.

Não vou me estender muito. Quero agradecer, mais uma vez, ao nosso deputado Enes Cândido por esta homenagem ao sistema Cofen-Corens. Quero agradecer à Assembleia, na pessoa do presidente Tadeuzinho, esse jovem que tem um futuro grande pela frente. Quero agradecer a esta Mesa diferenciada, à Neuza, à Socorro, à Lisandra. Quero agradecer a todos vocês, amigos, meus queridos colegas da enfermagem. Quero agradecer a todos vocês e dizer que a luta é mais à frente.

E ainda, para encerrar, quero dizer, Enes, para quem é pré-candidato agora: acredite nos seus sonhos! Busque, busque e confie. Só existem três coisas importantes para levar você ao sucesso. A primeira é Deus: quem não tem Deus não prospera. A segunda é a família: quem não tem família e não contempla seus familiares não caminha. E a terceira é o chinelinho da humildade: quem não calça o chinelinho da humildade não chega; e, se chegar, cai, o chinelinho quebra. Então, tenha o chinelinho da humildade e cresça. Cresça olhando para trás e vendo que o passado passou e que os erros do passado só servem para corrigir o futuro. Cresça olhando para os lados, contemplando os seus companheiros. Nos momentos mais difíceis, quem estava com você eram os seus companheiros, então contemple os seus companheiros. Cresça, cresça sempre olhando para baixo e vendo que você subiu sem pisar em ninguém, com seus próprios méritos. E cresça olhando para a frente e dizendo: avante que o futuro começou! Estamos juntos.