Pronunciamentos

DEPUTADO LUCAS LASMAR (REDE), Presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite, na homenagem pelo transcurso do 50º aniversário de criação da Neonatologia da Santa Casa do Município de Belo Horizonte.
Reunião 8ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/03/2024
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 4605 de 2023

8ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 14/3/2024

Palavras do presidente (deputado Lucas Lasmar)

Quero justificar a ausência do presidente Tadeu Martins devido a um compromisso inadiável em defesa do nosso Estado de Minas Gerais. É com grande responsabilidade que faço aqui a leitura do seu texto. Também quero agradecer-lhe, publicamente, por ter sido um presidente aguerrido pela aprovação da PEC nº 13, que permite o envio de emendas parlamentares em anos eleitorais. Então é um grande avanço em defesa dos hospitais-SUS, 100% SUS e filantrópicos. (– Lê:) “A chegada de um bebê é um momento de muita alegria, mas, para alguns recém-nascidos que necessitam de cuidados imediatos para viver, este momento representa um grande desafio.

O nascimento de um bebê prematuro, frágil e pequeno, é um acontecimento inesperado na vida dos pais, exigindo cuidados especiais e humanizados. Para cuidar do recém-nascido prematuro surgiu a neonatologia, especialidade dedicada à assistência ao recém-nascido e à pesquisa clínica. Alexandre a definiu como ‘a arte e a ciência do diagnóstico e o tratamento dos distúrbios do recém-nascido’.

Hoje todos os avanços da medicina e a elaboração de políticas de saúde são fatores que propiciam um atendimento humanizado à criança, fazendo com que as mães e as famílias enfrentem esse momento de modo mais seguro. A referência no Estado para o atendimento de recém-nascidos e prematuros que pesam menos de 1kg e medem menos de 30cm é o serviço de neonatologia da Santa Casa de Belo Horizonte.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais participa, honrosamente e junto de toda a população do Estado, das comemorações dos 50 anos da neonatologia da santa casa. São cinco décadas como referência em cirurgias de alta complexidade e, também, no cuidado integral ao recém-nascido grave ou potencialmente grave nas mais diversas necessidades. Trata-se de um serviço essencial para a saúde pública, uma vez que a mortalidade de recém-nascidos é um dos grandes fatores que influenciam a taxa de mortalidade infantil no Brasil, segundo dados do Datasus.

O sucesso da unidade de neonatologia é simples de entender: sendo parte da Santa Casa de Belo Horizonte, ela segue os princípios do maior complexo de saúde de Minas Gerais, o de uma saúde de excelência para todos, salvando vidas de diferentes formas.

Ao longo de mais de 100 anos de história, a santa casa construiu um legado que é reconhecido por todos os mineiros. E a neonatologia tem seu destaque dentro dessa jornada, com um corpo clínico de alto nível, com médicos, enfermeiros especializados e demais profissionais cuidando, dia a dia, dos bebês prematuros internados nas unidades de terapia intensiva neonatal.

Por esses motivos, o Parlamento mineiro parabeniza a neonatologia da Santa Casa de Belo Horizonte, desejando que, nos próximos 50 anos, ela continue com a mesma responsabilidade, a mesma eficiência e o mesmo amor, dignos de sua história. Obrigado a todos”.