Pronunciamentos

DEPUTADA BEATRIZ CERQUEIRA (PT)

Discurso

Discursa na abertura do seminário técnico “Crise climática em Minas Gerais: desafios na convivência com a seca e a chuva extrema”.
Reunião 7ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 16/03/2024
Página 25, Coluna 1
Evento Seminário Técnico “Crise climática em Minas Gerais: desafios na convivência com a seca e a chuva extrema”
Indexação

7ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 14/3/2024

Palavras da deputada Beatriz Cerqueira

Bom dia, gente; bom dia, presidente; um bom-dia a toda a Mesa. Eu quero trazer a minha saudação por este importante processo iniciado hoje com o tema do seminário. Acho que a Assembleia Legislativa, sob a presidência de V. Exa., assume um protagonismo importante e essencial para chamar a sociedade a um debate coletivo e comum. O papa Francisco já dizia – deputada Leninha, quero cumprimentá-la como nossa vice-presidenta – da nossa responsabilidade em cuidar da casa comum. Quando nós vimos ali a crise climática em Minas Gerais, vimos que ela não atingia todas as pessoas de forma igual. Há um recorte de raça, um recorte social, um recorte de gênero. Nós precisamos inclusive compreender como a crise climática chega aos nossos territórios, como a destruição do modo de vida das comunidades tem acontecido, como a violação de direitos tem acontecido e como essas comunidades são silenciadas e vivem violências extremas.

Eu acho que este lançamento, nesta manhã, no Plenário, nos chama a um grande processo, porque a luta para a defesa das nossas terras – não é, professor? – tem sido exaustiva. Nós temos que nos convencer – “resistir” eu acho ser a melhor palavra – de o que resta da Serra do Curral não pode ser destruído; de que minerar a Serra do Brigadeiro coloca a segurança hídrica e alimentar de uma região enorme em risco; de que a Serra da Moeda precisa ser protegida; de que o nosso cerrado precisa ser protegido. Então acho que são desafios importantes. E precisamos dizer que não queremos novos rompimentos de barragens que assassinam o nosso povo, que destroem as nossas bacias.

Então nós temos uma grande oportunidade, mediada e protagonizada pelo nosso presidente, de pensar, de repensar os nossos territórios, de cuidar do nosso povo, de proteger cada território e as nossas águas, para que a gente consiga viver com dignidade. E que essa vida em dignidade não seja para um pequeno grupo, mas para todas as mineiras e todos os mineiros.

Então, conte comigo! Não sei se isso é bom ou não, mas conte comigo nesse desafio, para que nós possamos avançar na proteção dos nossos territórios e das nossas serras e para a diversificação da matriz econômica do nosso estado.

Paralelamente a esse importante seminário, o presidente da Assembleia autorizou um fórum que vai construir uma política estadual de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, o que tem tudo a ver com o que nós estamos falando aqui. Aproveito para cumprimentar a Assembleia Legislativa pela parceria com o BH-TEC, porque os parques tecnológicos são pautas importantíssimas para a gente. E quero finalizar desejando que nós tenhamos um excelente processo de construções coletivas na defesa dos interesses do povo de Minas Gerais e desejando que nós aceitemos esse desafio coletivamente. Parabéns, presidente.

O presidente – Obrigado, deputada Beatriz, uma deputada muito atuante, que faz um importante trabalho aqui. Finalizando, o deputado Doutor Jean Freire também quer fazer uso da palavra.