Pronunciamentos

CARLOS EDUARDO FERREIRA PINTO, Promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente

Discurso

Discursa na abertura do seminário técnico “Crise climática em Minas Gerais: desafios na convivência com a seca e a chuva extrema”.
Reunião 7ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 16/03/2024
Página 6, Coluna 1
Evento Seminário Técnico “Crise climática em Minas Gerais: desafios na convivência com a seca e a chuva extrema”
Indexação

7ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 14/3/2024

Palavras do Sr. Carlos Eduardo Ferreira Pinto

Bom dia a todos e a todas presentes. Sr. Presidente, gostaria, na pessoa de V. Exa., de cumprimentar todos os componentes da Mesa. Quero agradecer o convite e dizer que este encontro hoje, aqui, não é apenas um projeto, um seminário. Eu vejo aqui um legado. Acho que o senhor, com sua capacidade e visão, iniciou aqui um legado para o povo mineiro. Não tenho dúvida de que esse é o tema atual e o tema do futuro.

Queria cumprimentar todos os deputados, os queridos amigos e amigas com os quais já tive oportunidade de falar agora há pouco, na pessoa do meu querido amigo Tito Torres, presidente da Comissão de Meio Ambiente, que tem feito um trabalho, presidente, de equilibrista. Para ser presidente da Comissão de Meio Ambiente, tem que ser equilibrista, Tito. É preciso equilibrar entre o desenvolvimento, a proteção, a segurança. O Tito tem feito um trabalho espetacular na condução da nossa comissão. É um orgulho tê-lo como parlamentar nesta comissão, Tito, trazendo tantos benefícios para o povo mineiro.

Queria também cumprimentar a secretária de Estado, Marília. Na pessoa dela, cumprimento todos os membros do Sisema que fazem, do seu trabalho diário, vocação em defesa do meio ambiente. Aproveito, Marília, este momento para, publicamente, fazer um desagravo a V. Exa. pelas ameaças covardes que a senhora enfrentou ultimamente, neste mês das mulheres. É intolerável que, num Estado democrático, agentes públicos possam sofrer esse tipo de pressão. Então fica aqui o registro do Ministério Público, a solidariedade a você e à sua família para que atos como esses não venham a ocorrer novamente.

Quero dizer que o Ministério Público vai, mais uma vez, junto com a Assembleia, contribuir, participar e também trazer contribuições para este importante tema, presidente. Parece-me que os efeitos das mudanças climáticas serão sentidos primeiro pelos mais vulneráveis. É importante que o Estado de Minas seja pioneiro na iniciativa da construção de políticas públicas e, sobretudo, de uma legislação que nos permita atuar de maneira efetiva, de forma a garantir esse equilíbrio entre a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento econômico do nosso estado e a segurança das populações. Contem com o Ministério Público de maneira integral, incondicional, porque, de forma integrada, articulada e estratégica, as instituições poderão colaborar, e muito, com o futuro do nosso estado. Muito obrigado.