Pronunciamentos

DEPUTADO ELISMAR PRADO (PROS)

Discurso

Comemora a entrega da “Carreta da Família” à Santa Casa de Belo Horizonte, unidade móvel que fará busca ativa de pacientes com câncer por meio de exames como mamografia.
Reunião 6ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 08/03/2024
Página 34, Coluna 1
Indexação

6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 6/3/2024

Palavras do deputado Elismar Prado

O deputado Elismar Prado – Sra. Presidenta, público que nos acompanha, deputados e deputadas, venho a esta tribuna trazer mais uma conquista muito importante, como eu sempre digo, sem promessas, sem mentiras e sem barulho, um trabalho muito sério e verdadeiro.

Dessa vez nós vamos ampliar a nossa ação, a nossa missão de amor em defesa dos pacientes oncológicos, com mais um trabalho junto à Santa Casa de BH. A Santa Casa de BH, que, há mais de 100 anos, oferece tratamento oncológico, é a primeira instituição de Minas Gerais a cuidar de pacientes com câncer, uma das maiores do Brasil, inclusive é referência mundial no tratamento do câncer infantil. Nós tivemos um grande marco no ano de 2021, através das minhas emendas e também de emendas do deputado federal Weliton Prado, que é o criador e presidente da Comissão de Combate ao Câncer no Brasil: inauguramos o Instituto de Oncologia da Santa Casa de BH. Quero inclusive saudar todos os trabalhadores da Santa Casa de BH, através do seu provedor, o Dr. Roberto Otto Augusto de Lima, pelo trabalho extraordinário que a Santa Casa realiza. Agora, no próximo sábado, às 11 horas da manhã, lá na Santa Casa de BH, iremos finalmente entregar mais um equipamento muito importante: a Carreta da Família. Essa unidade móvel fará exames não só de mamografia, mas também todos aqueles relacionados às neoplasias mais comuns. Vamos inaugurar esse trabalho no sábado. Quero parabenizar a Lorena Lima, gerente do Instituto de Oncologia, que está cuidando de todo esse trabalho, bem como toda a equipe, e agradecer bastante à santa casa. É uma honra muito grande para mim e para o deputado Weliton Prado sermos homenageados pela santa casa e sermos considerados e eleitos os guardiões da oncologia da Santa Casa de BH. Essa carreta que fará a busca ativa é 100% custeada e mantida com recursos de emendas de nossa autoria, um trabalho muito bacana.

Além de inaugurarmos o Instituto de Oncologia da Santa Casa de BH, que ampliou enormemente a capacidade de atendimento, também retomamos o tratamento avançado do retinoblastoma, que é o câncer nos olhinhos das crianças. Não havia nenhum município, nenhum lugar em Minas Gerais para se fazer esse tratamento. As crianças eram obrigadas a se direcionar a outros estados. Agora nós retomamos o tratamento avançado do retinoblastoma, através de emendas de nossa autoria, um trabalho realizado junto à santa casa. Então citamos o Instituto de Oncologia, a retomada do tratamento do retinoblastoma e agora a Carreta da Família, que iniciará seus atendimentos. A previsão é que realizaremos cerca de 1.750 atendimentos por mês. É um trabalho muito bem planejado, observando-se todos os protocolos, muito diferente do que a gente observou em outras ações desastrosas e irresponsáveis que já ocorreram no Estado, onde há, por exemplo, um equipamento, uma carreta que não está vinculada a um centro oncológico avançado, a um hospital, à Unacon, ao Cacon, que são as unidades avançadas ou centros avançados, o que não é o caso da santa casa.

A santa casa faz um atendimento integral, pois é um grande hospital, faz um atendimento extraordinário, humanizado e integral, oferecendo tudo o que o paciente precisa. Então a carreta fará a busca ativa, fará os exames, os diagnósticos e, nos casos em que houver realmente a confirmação da doença, o paciente já será encaminhado, cumprindo-se todos os protocolos, os prazos para dar direito a ele de realmente lutar por sua vida.

A gente já percebeu alguns projetos desastrosos, como eu falei, em que a pessoa fica com o exame na mão. Vai fazer o que com esse exame? Infelizmente, no Brasil, os governos, de maneira geral, não investem na prevenção, que é o que salva vidas. Nós acompanhamos centenas, milhares de casos de pessoas que chegam para o tratamento já com o câncer num estágio muito avançado, porque não têm acesso a um exame que a lei garante em 30 dias e ao tratamento pelo menos em 60 dias. É uma verdadeira via-crúcis! Pessoas levam de seis meses a um ano ou mais para terem acesso a um exame e terem acesso ao tratamento. Isso é cruel, é desumano, é inaceitável, porque o câncer tem cura e nós temos pressa. Nós temos pressa! Não se pode esperar! Por isso o trabalho de prevenção, diagnóstico precoce e busca ativa através das carretas é extraordinário e pode salvar milhares e milhares de vidas. Nós já estamos fazendo esse trabalho em outras regiões do Estado. Inclusive, fizemos, no Norte de Minas, em Montes Claros, mais de 3 mil exames, assim como no Triângulo Mineiro, no Alto Paranaíba. Ao todo, já foram quase 7 mil exames. E vamos ampliar! Vamos inaugurar com emendas – 100% emendas do deputado federal Weliton Prado – dois centros de prevenção do Hospital de Amor, que todo mundo conhece, em Barretos. Nós trouxemos o Hospital de Amor para Minas Gerais. Em Unaí, está prontinho para ser inaugurado e terá a carreta sediada que fará a cobertura de toda aquela região; da mesma forma, na cidade de Patrocínio, está pronto para ser inaugurado muito em breve e também terá a carreta vinculada, que vai percorrer uma área que tem, mais ou menos, 1 milhão de habitantes. Faremos ali, permanentemente, os exames. A carreta vai acompanhar permanentemente, todos os anos, vai percorrer os municípios para poder, realmente, realizar os exames. Quando for detectada a neoplasia maligna, esses pacientes já terão garantido o seu encaminhamento para o tratamento. Então é um trabalho sério e responsável. A pessoa terá um tratamento integral. É o que já estamos fazendo no Triângulo Mineiro, em Uberlândia. Nós ampliamos muito o Hospital do Câncer em Uberlândia com equipamentos de ponta e temos a intenção também de levar esse trabalho para outras regiões, para toda a região do Triângulo e do Alto Paranaíba, para o Noroeste, lá em Unaí, e agora aqui, em Belo Horizonte, através da santa casa, iniciando esse trabalho extraordinário que é a Carreta da Família.

Parabéns ao provedor – o Dr. Otto –, à Lorena Lima e a toda a equipe da santa casa. Agradeço muito por ser eleito aí o guardião da oncologia. Eu sou presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer da Assembleia, e o deputado Weliton Prado é criador e presidente da Comissão de Combate ao Câncer no Brasil. Ele, inclusive, aprovou, muito recentemente, a Política Nacional de Enfrentamento ao Câncer. É um marco regulatório que não existia no Brasil, um marco regulatório que prevê toda a jornada do paciente: exames, diagnóstico, quimioterapia, radioterapia, medicamentos, apoio psicológico, nutrição, cirurgias. Quer dizer, toda a jornada do paciente está prevista agora no marco regulatório. Esse trabalho foi realizado graças ao deputado Weliton Prado. É um trabalho, realmente, grandioso! Agora ele se empenha muito na criação do Fundo Nacional de Combate ao Câncer, que vai capturar recursos do crime organizado e das criptomoedas e taxar a indústria da bebida e do tabaco, pois eles também são responsáveis por provocar câncer na população. Então esse fundo será muito importante para que a gente possa financiar as ações de combate ao câncer em todo o Brasil e melhorar os nossos índices. Infelizmente, temos muitas pessoas sequeladas, mutiladas e muitos e muitos óbitos por falta dos investimentos necessários e, principalmente, de uma política séria de prevenção. Infelizmente, o Brasil não investe seriamente em prevenção. Lá, na região de Barretos, por exemplo, no Hospital de Amor, que é um grande exemplo e uma grande referência para o Brasil e para o mundo também, há anos não registramos nenhum óbito de mulher acometida pelo câncer de mama.

Por quê? Prevenção. Já no resto do Brasil, de maneira geral, há milhares e milhares de óbitos. E, no Estado de Minas Gerais, da mesma forma. Infelizmente as mulheres não têm acesso ao exame, e não há política de prevenção no Estado. Elas já chegam com um diagnóstico muito tardio e numa fase onde a doença muitas vezes está avançada, levando a muita dor, muito sofrimento e infelizmente a muitos óbitos no nosso Estado de Minas Gerais. É uma questão inadmissível. O câncer, nos próximos seis anos mais ou menos, se tornará a primeira causa de morte no Brasil. Em cerca de 200 municípios de Minas Gerais já é a primeira causa de morte, e daqui a pouco tempo isso acontecerá em todos os municípios mineiros. Então é preciso que os governos se antecipem e façam investimentos maciços. Infelizmente o Estado de Minas ainda está devendo um plano para o enfrentamento ao câncer. Os recursos são praticamente insignificantes. O que nós colocamos para o enfrentamento da oncologia em Minas Gerais é extraordinariamente superior ao que todo o Estado tem feito nos últimos anos. Isso é inaceitável. A gente precisa realmente levar isso a sério, porque essa será a primeira causa de morte no Brasil e no mundo em poucos anos, em poucos anos. Então eu faço esse alerta e novamente comemoro aqui mais essa conquista junto à Santa Casa de Belo Horizonte. Nós entregaremos a Carreta da Família agora no sábado, dia 11, lá na santa casa. É isso, presidenta. Muito obrigado.