DEPUTADO OSCAR TEIXEIRA (PP), Presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/03/2024
Página 3, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3686 de 2023
5ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 4/3/2024
Palavras do presidente (deputado Oscar Teixeira)
Primeiramente quero mais uma vez agradecer aos pares da Assembleia, que apoiaram o requerimento, de minha autoria, para esta homenagem justa à cidade de Espinosa. Quero aproveitar para agradecer e parabenizar a presença do nosso prefeito Milton Barbosa, que tem lutado muito em prol da nossa querida Espinosa, feito um trabalho especial junto aos nossos vereadores – aqui representando a Câmara Municipal de Espinosa, a vereadora Maria Rita. Quero aproveitar para cumprimentar, na pessoa do Marcelo, todos os secretários da prefeitura, funcionários da prefeitura, que, de forma honrosa, defendem o Município de Espinosa.
De verdade, Milton, é um prazer muito grande estar à frente do município quando ele completa 100 anos; 100 anos de emancipação, 100 anos de uma história linda, em que nos defende. Sobretudo é a primeira cidade, depois da Bahia, para entrar em nosso Estado de Minas Gerais pelo Norte de Minas. O nosso extremo Norte de Minas é muito agradecido a Espinosa, porque, de uma forma especial, tem feito essa honraria a nós todos, mineiros, ao receber os visitantes de outros estados, chegando pela Bahia, em nosso estado.
Quero aproveitar para cumprimentar a deputada federal Nely Aquino, que também tem um compromisso especial com Espinosa e tem honrado esse trabalho, tem contribuído para que Espinosa cresça cada dia mais e melhor. Quero ainda aproveitar, deputada, para, além de lhe agradecer, falar com você que, como mulher que é e representa as mulheres mineiras e espinosenses nesta homenagem especial, com certeza irá contribuir muito mais. Então lhe agradeço pela valiosa presença nesta homenagem especial.
Quero agradecer ao desembargador Júlio César Lorens, que representa o nosso desembargador Octavio Boccalini, que, de uma forma muito especial e carinhosa, tem no seu coração a cidade de Espinosa. Foi ele um dos que incentivou a construção do Fórum de Espinosa, recém-inaugurado, um gesto muito especial de aproximação da população e da cidade. É sempre bem-vindo e benquisto pela população, quando àquela cidade retorna. Para nós é um prazer muito grande tê-lo aqui conosco, nesta homenagem.
À vereadora Maria Rita, aos demais convidados, aos assessores, à Polícia Civil presente, a todos desta Casa, aos convidados, para nós é um prazer muito grande. Dentro do nosso mandato, é muito especial a gente poder homenagear as cidades da região em que você é filho. Sou filho do extremo Norte de Minas, conheço Espinosa, sempre morei do lado da cidade de Espinosa, e hoje estar aqui, na Assembleia de Minas, presidindo esta reunião, e ainda, como deputado, fazer esta homenagem a essa querida cidade de Espinosa, é abraçar os mais de 30 mil espinosenses que nós temos na Cidade de Espinosa.
Sou empreendedor também dentro da cidade, como incentivador do crescimento. Recentemente inauguramos, na cidade, uma faculdade presencial, que está dando oportunidade para os espinosenses cursarem o curso de direito. Isso também é transformador. Mas, diante disso e da história de Minas Gerais, com 853 municípios, Minas são muitas. Então há a Minas que são a Minas e a Gerais, onde vivem os geraizeiros, que são os extremo-nortistas, que ocupam os campos gerais, no extremo Norte do Estado. São as mulheres e os homens da borda do cerrado, que admiram os grandes sertões e que aprenderam, com sabedoria, a viver nos Gerais, cultivando a liberdade e preservando, com profundo respeito, a terra.
Quem gosta de destacar essa diferença é a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, que é a personagem mais ilustre da cidade de Espinosa.
Embora tenha nascido em Montes Claros, a ministra passou toda a sua infância na cidade, estudou no Colégio Estadual Dom Lúcio Antunes de Sousa e vive com os irmãos e os seus pais dentro da cidade de Espinosa. Muitos anos depois, sempre que podia, para lá voltava a fim de rever o pai, o saudoso empresário Florival Rocha. Nesta noite, a Assembleia quer, com certeza, sempre brindar, junto à ministra, o prazer de ser espinosense.
Por todo esse período até a década de 1980, a economia de Espinosa foi baseada no algodão. Com o fracasso com as pragas, nós tivemos uma decadência do cultivo. Diante disso, Espinosa se multiplicou com criatividade, com um povo ordeiro, com pessoas que sempre trabalharam, e se tornou uma grande cidade. Atualmente, ela tem no setor industrial um amplo e diversificado composto da economia, com as cerâmicas, as fábricas de laticínios, as várias facções de confecções, as lojas e os supermercados. Aqui eu quero destacar a Amil como uma loja, uma facção de confecções espalhada em todo o Brasil. Essa grife tem levado o nome de Espinosa para todos os rincões brasileiros. Produção rural: o nosso produtor agrícola abastece o mercado municipal, que é o maior ponto de encontro econômico e social da cidade, e tem feito os espinosenses terem saúde, tem dado oportunidade para o crescimento e o desenvolvimento da produção, gerando emprego e renda.
Em 2022, a cidade ganhou um fórum. Como acabei de mencionar, isso foi através do nosso desembargador, que muito contribuiu, trazendo a marca da modernidade para melhor atender a população. Esse fórum foi um dos grandes feitos dentro da gestão do nosso prefeito Milton, que de uma forma honrosa, fez a inauguração. Ele funciona de forma a atender todos os cidadãos, desde o mais humilde até mesmo todos aqueles com problemas complexos na área jurídica.
Por todos esses motivos, a cidade é um exemplo vivo de dinamismo e criatividade. Na oportunidade, eu quero destacar o trabalho aguerrido e o sucesso que Espinosa representa para a Serra Geral e para todo o extremo Norte de Minas.
Agora, quero também aproveitar para falar um pouco da jovem Ana Patrícia Ramos, uma grande campeã que tem motivado a juventude e sobretudo dado incentivo aos cidadãos de que com luta, persistência e principalmente coragem, conseguem, sim, vencer os obstáculos. Espinosa tem orgulho de ter uma campeã olímpica filha da cidade. Isso para nós é motivo de orgulho. Eu quero aqui neste momento pedir uma salva de palmas para a Ana Patrícia e para a nossa ministra Cármen Lúcia.
Por fim, quero aqui registrar momentos muito especiais. Nós, aqui na Assembleia de Minas, junto com a população que nos assiste – quero inclusive cumprimentar cada um dos cidadãos que está nos assistindo – estamos nos sentindo orgulhosos. Esse sentimento de pertencimento faz valer o amor que cada um dos espinosenses tem pela cidade. Nós, quando visitamos a cidade – eu, a Nely, o desembargador e outros visitantes –, sentimos na pele o carinho de cada um dos cidadãos quando nos recebe falando sempre muito bem da cidade e nos orientando. A cidade merece, com certeza, trilhar o sucesso. Quero muito agradecer ao prefeito Milton Barbosa a oportunidade de representar nesta Casa, junto à Assembleia de Minas, junto ao governo do Estado, a nossa querida cidade de Espinosa. Tenho o maior orgulho de ser o deputado estadual majoritário da cidade. Isso para mim traz compromissos, mas me traz alegrias. Junto com vocês, no dia 6, estaremos aplaudindo as homenagens através da associação comercial. Na programação sequencial dos dias 7, 8 e 9, estaremos juntos, para que a gente possa comemorar e falar que Espinosa merece muito mais.
“Juntamente com a população e com o poder público, iremos continuar construindo, com unhas e dentes, uma Espinosa mais feliz, mais próspera e, com certeza, mais inclusiva”. Essa é a fala do nosso prefeito, que sempre trata o trabalho da sua administração com muita sensibilidade. Por isso quero cumprimentar os cidadãos, mas quero lhe falar, Milton, que é um prazer dividir com você a sua gestão o seu trabalho frente à Prefeitura Municipal de Espinosa. Aos nossos convidados, o meu muito obrigado. Obrigado por atenderem ao nosso convite.
Mas aqui nós queremos é saudar uma cidade centenária, que está na divisa do nosso estado com a Bahia, sempre defendendo Minas, sempre falando alto, porque nós precisamos continuar mineiros com a liberdade que o mineiro precisa, mas também com a luta e com a força do trabalho que nós construímos sempre em prol das nossas cidades, do nosso estado – e para mim é um prazer.
Quero encerrar minhas palavras, dando os parabéns a Espinosa. Parabéns pelos 100 anos! Espinosa, que a luz da sua liderança regional continue brilhando com a intensidade de sempre no mapa de Minas Gerais. Muito obrigado por você ser nossa parceira. E nós iremos construir juntos muito mais 100 anos, 100 anos, 100 anos. Muito obrigado e boa noite a todos.