Pronunciamentos

MILTON BARBOSA LIMA, Prefeito municipal de Espinosa - MG

Discurso

Agradece a homenagem pelo transcurso do centésimo aniversário de criação do Município de Espinosa.
Reunião 5ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/03/2024
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3686 de 2023

5ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 4/3/2024

Palavras do Sr. Milton Barbosa Lima

Boa noite a todos. Gostaria de iniciar aqui com as palavras do deputado Oscar Teixeira: “Espinosa é guardiã das nossas divisas no Extremo Norte, cidade onde pulsa o empreendedorismo de cidadãos de bem e de jovens aguerridos que buscam um futuro melhor”.

Gostaria de cumprimentar o deputado Oscar Teixeira e de agradecer-lhe, em nome da população de Espinosa, esta iniciativa. Espinosa é uma cidade do Extremo Norte de Minas, de um povo, como o deputado descreveu, voltado para o empreendedorismo. Gostaria de cumprimentar também a deputada federal Nely Aquino. Quero agradecer-lhe, deputada, a presença e a homenagem a Espinosa. Quero agradecer também ao desembargador Júlio César Lorens. Muito obrigado, desembargador. Quero agradecer, ainda, à vereadora de Espinosa que aqui está representando a Câmara Municipal, Maria Rita David, e, na pessoa dela, quero cumprimentar todos os vereadores que não puderam estar aqui presentes, devido a uma sessão lá na câmara hoje. Quero agradecer a presença dos filhos de Espinosa: Alexandre e seu filho Erick; meu irmão Antônio Barbosa Neto, ex-diretor do Tribunal de Contas de Minas Gerais, com sua esposa Marluce e seu filho Erick; à delegada da Polícia Civil. Muito obrigado pela presença. Quero agradecer ao meu filho Daniel; ao Marcelo Fernandes, que é chefe de gabinete; e ao secretário de Esporte e Cultura, Wagner.

Senhores deputados, deputada Nely Aquino, como gestor do Município de Espinosa, sinto-me agraciado por Deus por estar como historiador da passagem centenária da nossa cidade querida de Espinosa. Retornando como sempre à história de Lençóis do Rio Verde, nome originário da nossa cidade, dependente de Tremedal, hoje atual cidade de Monte Azul, vêm ao imaginário as asas das garças que povoavam as nossas lagoas e as mulheres que alvejavam seus lençóis, de onde assim veio esta denominação: Lençóis do Rio Verde. Rio Verde, a nossa riqueza hídrica, orgulho do homem ribeirinho e de todos os espinosenses.

No dia 9 de março de 1924, há 100 anos, os laços que nos uniam à comarca de Monte Azul foram quebrados, e nós assinamos como espinosenses a nossa própria história, a história do Norte de Minas Gerais e divisa da Bahia. Durante toda a minha existência, conhecendo a realidade do nosso torrão natal, sonhei, sonhei muito em melhorias e progresso municipal nas áreas da saúde, da educação e das ações sociais.

Somos um povo empreendedor e contamos também, durante esses 100 anos, com a colaboração de muitos, como o alemão Pe. Martin Kirscht que, juntando aos nossos desejos, presenteou Espinosa com a Rádio Educadora, com o asilo, com o albergue, com a Igreja Matriz de São Sebastião, muitas capelas rurais e outros feitos. Os senhores Aristides José Tolentino e Rodolfo Caldeira da Cruz deram suas vidas em prol do nosso torrão natal, assim como D. Lúcio Antunes de Souza e Dr. José Cangussu. E hoje nós temos também a ministra Cármen Lúcia, no STJ, que representa o nosso município como filhos daquele torrão e outros nossos conterrâneos.

Nosso solo é abençoado e o ouro branco, o algodão, justificou enriquecendo a muitos, mas as pragas, o bicudo e outros horizontes que abriram para a cultura do algodão vieram e o nosso ouro branco foi devastado. Em 1968, a enchente nos surpreendeu destruindo os nosso sonhos e o progresso se foi. Espinosense e espinosense, nós incansavelmente lutamos em prol do nosso pedaço de chão. Espinosa retomou e retomou também a sua vocação para o têxtil, antes na monocultura do algodão e no seu beneficiamento. Agora na geração de milhares de empregos e renda através de confecções e marcas de roupas que são exportadas da nossa cidade para o Brasil e para o mundo.

Aos nossos representantes do Legislativo, muito recebemos e, a cada vez que a carga pesa, aqui estamos com os senhores ou lá. Vamos para nos recorrer, pois projetamos um futuro cada vez melhor, preocupamos com os nossos jovens e crianças que nos sucederão. Queremos, a cada dia, impregnar em cada um dos cidadãos e cidadãs espinosenses o sentido de traçar melhores dias para a terra que tanto amamos. Espinosa, longe de nós, sou mais forte para lutar em vosso favor.

Receba as nossas homenagens e, na medida do possível, com a ajuda desses que aqui estão, os deputados, que tenham compromisso com a nossa cidade. Faremos de vós o melhor lugar do mundo. Agradeço a todos que contribuíram para que estivéssemos aqui e confiamos que dias melhores virão.

No último domingo, eu ouvi do Rogério, o vigário da nossa paróquia, uma fala que foi do bispo D. Mauro, primeiro bispo da paróquia do bispado da Serra Geral. A frase dele foi muito interessante: “São os filhos do Norte é que vão defender o Norte, é que devem defender o Norte”. Então eu gostaria de agradecer aos deputados que lutam conosco em prol de Espinosa. E nós temos vários deputados que são da região Norte de Minas e que devem também lutar e defender cada pedacinho de chão do Norte de Minas. Muito obrigado a todos e que Deus nos abençoe e abençoe o futuro da nossa terra.