Pronunciamentos

DEPUTADO DOORGAL ANDRADA (PATRIOTA), Presidente "ad hoc"

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 60º aniversário de fundação da Fundação Mineira de Educação e Cultura – Fumec.
Reunião 4ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/03/2024
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 4867 de 2023

4ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 01/3/2024

Palavras do deputado Doorgal Andrada

Exmo. Sr. Prof. Air Rabelo, presidente executivo da Fumec; Exmo. Sr. Deputado Carlos Henrique, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, a quem cumprimento e, mais uma vez, agradeço o convite. É um deputado com vasta experiência, que já está há alguns anos no Parlamento e que, antes de ser deputado, foi vereador em Belo Horizonte. É um deputado com quem aprendemos muito aqui, no dia a dia. Parabéns por ter tomado esta iniciativa de valorizar e de homenagear uma universidade que tanto merece ser recordada pelos seus 60 anos, recém-cumpridos agora, em dezembro de 2023! Eu tenho um prazer muito grande de ser deputado com o senhor aqui, nesta Casa, e de ter aprendido muito com o senhor. O senhor vai se lembrar. Quando fui disputar a eleição a primeira vez como vereador, foi um dos deputados de quem procurei orientação e a quem pedi ajuda. Muito obrigado pela escolha para que eu pudesse presidir a sessão. Parabéns pela indicação!

Exma. Sra. Desembargadora Juliana Campos Horta, a quem tomo a liberdade de chamar de amiga, amiga da família, amiga do meu pai, quero dizer que nós respeitamos muito a sua história e a história da sua família. Tive um orgulho muito grande e essa sorte de ter sido também seu aluno. Muito obrigado por estar conosco aqui, hoje, representando o desembargador José Arthur Filho, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Sr. Prof. Antônio Carlos Diniz Murta, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Mineira de Educação e Cultura; Exmo. Sr. Prof. Fernando de Melo Nogueira, reitor da Fumec, com quem tive a oportunidade de conviver muito de perto no tempo em que estudei e me formei na universidade, quero agradecer pelas aberturas de sempre, por sempre ter me convidado a participar dos eventos da Fumec. Muito obrigado pela presença aqui, hoje, também. Sra. Elisa Moreira Caetano Ribeiro de Lima, delegada de Polícia Civil, representando a delegada-geral Letícia Baptista Gamboge Reis, chefe da polícia, obrigado pela presença.

Falo agora em nome do presidente da Assembleia. Vou ler um pronunciamento feito pelo deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, na reunião especial, com o fim de homenagear a Fumec pelos seus 60 anos, em 1º/3/2024. (- Lê:) “É com grande satisfação que, em nome da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, prestamos esta homenagem à Fundação Mineira de Educação e Cultura – Fumec – pelos seus 60 anos de existência.

A história tem comprovado que a educação de qualidade é a chave do crescimento de uma nação. O ensino de nível superior é o coroamento de um longo e trabalhoso processo, que tem por objetivo formar não apenas profissionais competentes mas também cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade em que vivem. Merece nosso aplauso, portanto, quem leva adiante a árdua tarefa de criar e manter em funcionamento uma instituição de ensino superior.

Esse feito se revela ainda mais notável quando a entidade perdura por tantas décadas e, ao longo deste tempo, vai se tornando uma referência cada vez mais amplamente reconhecida, como é o caso da Fumec. Desde a criação da primeira turma, ainda em meados da década de 1960, até os dias atuais, foram muitas as conquistas. Merecem destaque, nesse sentido, a aquisição do estatuto de universidade, em 2004, e o seu posicionamento, a partir de 2015, entre as melhores universidades em nosso estado. Além disso, ao longo dos últimos anos, a Fumec tem ocupado um lugar de destaque em diversos rankings educacionais de abrangência nacional. Escrever uma história como esta exige o esforço de muitas mãos e o sólido respaldo da fundação mantenedora.

A Fundação Mineira de Educação e Cultura é a base de todo o êxito da Universidade Fumec e tem à sua frente o Prof. Air Rabelo, que preside a fundação e o conselho executivo, e o Prof. Antônio Carlos Diniz Murta, presidente do Conselho de Curadores. Fiel aos seus objetivos, a fundação se mantém firmemente comprometida com a qualidade de ensino, a capacitação técnico-científica, o intercâmbio cultural, o pensamento reflexivo e o desenvolvimento sustentável. Tanto sucesso em uma missão de tamanha envergadura só é possível, no dia a dia da Fumec, graças à gestão eficiente exercida pelos dirigentes, ao trabalho de qualidade realizado pelo corpo docente e à intensa dedicação dos funcionários”, a quem agradeço a presença – de todos aqui -, enchendo este Plenário. Muito obrigado pela presença de cada um, por tomar o tempo do seu dia e vir participar conosco aqui, na Assembleia Legislativa. “E não podemos deixar de mencionar a garra e o talento dos membros do corpo discente que, ao longo de tantas gerações, têm encontrado na instituição o farol que os guia na conquista dos seus sonhos e os impulsiona a fazer a diferença na coletividade.

Por todos esses motivos, parabenizamos toda a comunidade acadêmica, dirigentes, professores, funcionários e alunos pelos 60 anos da Fumec. Reiteramos, nesta ocasião festiva, nossos votos de sucesso e vida longa a essa valorosa instituição, que participa tão ativamente da construção da sociedade que queremos. Muito obrigado”.

Então, pessoal, essas foram as palavras do deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia, um presidente jovem, eleito há um ano, mas muito preparado, que hoje conduz os trabalhos aqui com maestria. É um deputado muito democrático, que dá abertura a todos. Então essas foram as palavras dele.

E agora eu gostaria de pedir licença, muito brevemente, para dizer as minhas palavras. Eu fui aluno da Fumec com muito orgulho. Como eu disse, pude estudar, e não só estudar, como bem disse o deputado Carlos Henrique, mas ter estado presente em uma universidade grande como essa, com tanta riqueza de pessoas, com tantos cursos, o que contribui muito para a nossa formação.

Eu sei que a Fumec também oferece ensino a distância, e hoje é uma forma de atender muitos daqueles que querem chegar ao ensino superior e não têm condição de estar ali de forma presencial, mas eu sou um grande defensor daqueles que conseguem, podem, têm tempo, conseguem logisticamente se preparar para estudar presencialmente. Eu digo isso porque a minha formação, e digo boa parte da formação das pessoas, se dá em contato com os mais experientes. Quem tem menos experiência aprende e busca informação, conhecimento com os mais experientes, e eu tive essa oportunidade na Fumec. Inclusive, enquanto passava o vídeo – aqui há uma televisão, e a gente assistiu ao vídeo daqui –, eu escrevi alguns nomes que me vieram à mente de professores que não foram apenas professores, mas com quem tive contato fora da universidade. Gostaria de falar muito rapidamente seus nomes, para que os senhores e as senhoras possam ver o tanto que a gente carrega uma formação como essa para a vida. Se eu tivesse só passado pela universidade em busca de um título de ensino superior, eu não teria tido talvez – aqui até emocionado – a oportunidade de lembrar o nome de tantas pessoas que passaram pela minha vida e com quem tanto aprendi, como os Profs. Fernando; a própria Juliana Horta, como citei; Alneir; Gabrich; Andréa Vasconcellos; Rodrigo Suzana; Ana Paula; Vinícius; Silvana Lobo; Daniel; Bruno Bini; Eduardão; Ricardo Sacco; Raimundinho; André Leal; Antônio Marcos Nohmi; Frattari; Paulo Márcio; Marcos Lourenço; dentre outros. Esses aqui são uns 20 nomes que pude lembrar muito rapidamente, e, com certeza, existem outros, porque foram pessoas que fizeram diferença na minha formação. Então sou muito grato a todos esses nomes, a todos os demais professores que passaram por minha vida e a todos vocês que fazem com que a Universidade Fumec possa acontecer, possa ser uma universidade de tanta qualidade para receber os alunos.

E fico feliz que hoje o deputado Carlos Henrique esteja lá dentro, porque, além de ter escolhido uma das melhores universidades, vai contribuir muito também com a universidade. Os senhores terão um deputado estadual extremamente competente no dia a dia com vocês e com os alunos e os professores que estão lá, para discutirem problemas da cidade, problemas do Estado. Então é muito bom ter um representante dos mineiros inserido em uma universidade. Isso é muito bom também para a universidade. Parabéns, Carlos Henrique, por hoje já ser consolidado, vamos dizer, profissionalmente, na sua carreira como deputado e estar buscando ainda aprender com os mais experientes em um curso em que talvez os professores tenham mais experiência que você. Mas, ao mesmo tempo, você vive o processo legislativo aqui dentro e vai poder contribuir muito dentro da sua sala de aula. Tem muita sorte quem vai ser aluno nos cursos em que você está matriculado, porque vai ter a oportunidade de trocar esse conhecimento.

Então, pessoal, essas são as minhas palavras. Não vou me delongar, mas quero concluir dizendo que tenho um respeito enorme pela Fumec. Faço questão de sempre estar presente quando sou convidado, porque, como eu disse, está muito longe de ter sido só a aquisição de um currículo de ensino superior, a Fumec me ajudou a me formar e a me preparar para a vida. E lá fiz muitos amigos, tanto professores, quanto funcionários e também alunos de sala de aula, que levei para a vida e hoje fazem parte dela.

Então quero agradecer a todos vocês por estarem hoje, aqui. Parabéns, Fumec, por formar tantas pessoas. Eu tinha preparado um textinho mais técnico com os números do que a Fumec representa, a grandeza dessa universidade, mas, como já foi dito por muitos, vou me abster de lê-lo, para não me delongar, mas muito obrigado pela paciência de todos por nos ouvirem. E, mais uma vez: sou muito feliz em ter me formado nessa universidade. Parabéns, Carlos Henrique.