Pronunciamentos

DEPUTADO BETINHO PINTO COELHO (PV), Presidente "ad hoc"

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 17º aniversário de fundação da Banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.
Reunião 3ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/02/2024
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3293 de 2023

3ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 26/2/2024

Palavras do presidente (deputado Betinho Pinto Coelho)

Boa noite a todos. Queria cumprimentar os Exmos. Srs. e Sras.: subinspetor Eustáquio, regente da banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, homenageado desta noite, que representa aqui a todos – parabéns pelas suas belas palavras; deputada Alê Portela, minha amiga e autora do requerimento que deu origem a esta homenagem – parabéns; deputado federal Lincoln Portela, essa grande referência para Minas Gerais na Câmara Federal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Congresso Nacional; Rodrigo Sérgio Prates, secretário adjunto Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte; Júlio César Pereira de Freitas, subsecretário e comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte – parabéns também; Marilda Portela, nossa querida vereadora de Belo Horizonte; e o deputado Bruno Engler, meu colega de Parlamento que se faz presente, meu amigo também.

Desde 2003, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte se faz presente na capital mineira, mantendo a ordem pública ao atuar na defesa do patrimônio público e nas ações preventivas contra a criminalidade. Sua atuação no policiamento comunitário preventivo soma-se às forças de segurança pública presentes na cidade a fim de garantir o bem-estar dos belo-horizontinos. Mas não é somente por essa atividade que a instituição se destaca. Apenas quatro anos depois de sua criação, a Guarda Civil Municipal criou a sua banda, que, a partir de então, vem tocando a trilha sonora de Belo Horizonte, apresentando-se para alunos e professores em diversas escolas e em espaços públicos como praças, estações de ônibus e parques da cidade.

No mundo pré-internet e antes mesmo do surgimento das mídias, como o rádio e a TV, as bandas marcavam presença intensa no cotidiano das cidades. Historiadores contam que a presença das bandas de música no Brasil é notada desde o período colonial. Nos séculos XIX e XX, tornaram-se uma referência musical relevante no cotidiano de muitas cidades do País. Minas Gerais é o Estado brasileiro com o maior número de bandas, reconhecidas como uma das mais populares manifestações da cultura nacional. De um total de mais de 500 bandas de música em Minas, a Banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte é uma das que mais se destacam. Além das apresentações em si, ela oferece aulas de música para jovens em situação de vulnerabilidade social, tendo formado mais de 100 novos talentos por meio do projeto Adote um Músico nos últimos anos. Composta por 44 instrumentistas, contribui para levar música de qualidade a todas as nove regionais de BH, apresentando um considerável repertório de vários gêneros, como marchas e chorinhos, temas de filmes e música popular brasileira.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais parabeniza a Banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte por sua importância social e cultural e por tocar milhares de corações através da música. Meu muito-obrigado.

O locutor – Após o encerramento regimental, ouviremos a Banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte sob a regência do GC1 Wanderson Monteiro Narciso, que apresentará as seguintes músicas: Hallelujah, de Leonard Cohen; Sonda-me, Usa-me, de Aline Barros, que será interpretada pelos GC2 Míriam Dias Rodrigues da Silva e Renato Eustáquio Simões; e What a Wonderful World, de Louis Armstrong, interpretada pelo GC2 Virgílio Wenceslau.