Pronunciamentos

CLEBER EUSTÁQUIO TOMAZ, Subinspetor, regente da Banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte

Discurso

Agradece a homenagem pelo transcurso do 17º aniversário de fundação da Banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.
Reunião 3ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/02/2024
Página 3, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3293 de 2023

3ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 26/2/2024

Palavras do Subinspetor Cleber Eustáquio Tomaz

Boa noite a todos. Cumprimento o Exmo. Sr. Deputado Betinho Pinto Coelho, 3ºvice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, representando o presidente, deputado Tadeu Martins Leite; a Exma. Sra. Deputada Alê Portela, autora do requerimento que deu origem a esta homenagem; o Exmo. Sr. Deputado Federal Lincoln Portela; o Exmo. Sr. Rodrigo Sérgio Prates, secretário adjunto municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte; o Exmo. Sr. Júlio César Pereira, subsecretário e comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte; a Exma. Sra. Marilda Portela, vereadora de Belo Horizonte. Cumprimento também todos os presentes e os familiares dos nossos integrantes da banda de música. Gostaria de cumprimentar aqui também os meus amigos e colegas da Banda de Música da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte; todos os meus pares; o supervisor Meira, ex-músico e regente da nossa banda de música; o nosso comandante, grande parceiro da nossa banda de música; e todos os presentes aqui neste momento.

Senhoras e senhores, é uma alegria estar aqui fazendo parte deste evento solene e de grande relevância. Hoje, em nome da Banda de Música da GCMBH, expresso os meu sinceros agradecimentos à Sra. deputada Alê Portela pelo carinho e reconhecimento dos trabalhos prestados à comunidade, aos munícipes pelos músicos integrantes da nossa gloriosa banda de música.

A Banda de Música da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte tem uma longa história de serviço a nossa comunidade, proporcionando não apenas segurança, mas também alegria e união através da música. Cada membro da banda, com seu compromisso e dedicação, contribui para essa maravilhosa tradição que hoje temos o prazer de celebrar.

Gostaria de falar sobre cada um desses músicos, mas o tempo não nos permite. Talvez falar sobre os naipes e sua importância dentro do conjunto também levaria muito tempo. Por isso peço desculpas aos meus pares e peço compreensão. Não vou falar dos senhores hoje, embora sejam os homenageados desta noite.

A música tem o poder de unir as pessoas, e é isso que vemos acontecer toda vez que a nossa banda se apresenta. Eles não apenas tocam notas musicais de seus instrumentos, transformando-as em acordes, mas tocam corações e fortalecem o espírito de nossa comunidade, promovendo a cultura de paz entre os munícipes onde quer que nós nos apresentemos na região metropolitana.

Olhando para o futuro, Sra. Deputada Alê Portela, temos grandes esperanças e expectativas para a nossa banda. Com o contínuo apoio de todos vocês, temos certeza de que cada um desses sonhos alcançarão novas alturas e continuarão a ser uma fonte de orgulho para Belo Horizonte. Somos conscientes de que o nosso trabalho se traduz na responsabilidade de sermos os guardiões de uma cultura mineira secular, a tradição de manter as praças alegres ao som de uma banda de música.

Aproveito este momento, Sr. Comandante Júlio César, para salientar que o trabalho de uma banda de música numa instituição de segurança pública significa muito mais que promover a aproximação e o diálogo entre a instituição e a comunidade, visando contribuir para a construção de uma cidade segura e solidária, ou a mera participação em desfiles, eventos cívicos e cerimônia. Essa é uma ação primária na importância de manter um grupamento musical na instituição, complementando as ações de polícia comunitária em contato com o grande público e demonstrando que se faz a prevenção com música também.

A banda de música da GCMBH atua com foco na cidadania e na inclusão social, sempre pensando repertório especial, inclusive tendo como princípios norteadores o respeito à dignidade humana. Nossa preocupação, enquanto grupamento especializado, Sr. Secretário Prates, é ser uma Polícia alinhada aos anseios da comunidade. Oferecemos apresentações musicais de caráter preventivo, proporcionando a sensação de bem-estar e segurança aos nossos ouvintes. Nosso objetivo é trazer a população para ocupar os espaços públicos, levando cultura e entretenimento, de maneira a afastar a criminalidade naquele setor, conforme os preceitos da filosofia de polícia comunitária.

Para concluir, ressalto que, além dos gratificantes espetáculos, Sr. Deputado e amigo Lincoln Portela, a banda desenvolve projetos sociais, oferecendo aulas de música para jovens em situação de vulnerabilidade social, incentivando o amor pela arte e a formação de novos talentos. Por tudo isso, convido todos vocês a continuarem apoiando a nossa banda, seja assistindo às nossas apresentações, aplaudindo os esforços do grupo ou simplesmente apreciando a bela música que buscamos oferecer. Juntos podemos garantir que a música da banda GCMBH continua a ressignificar em nossa cidade o compromisso e a excelência dos trabalhos da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, visando o futuro na qual a cultura de paz e segurança pública sejam sinônimos em toda sua extensão. Agradeço a atenção de todos. Muito obrigado.