DEPUTADA ALÊ PORTELA (PL), Autora do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/02/2024
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3293 de 2023
3ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 26/2/2024
Palavras da deputada Alê Portela
Exmo. Sr. deputado Betinho Coelho, 3º-vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, representando o presidente, deputado Tadeu Martins Leite; Exmo. Sr. Eustáquio, subinspetor e regente da banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, homenageado da noite; Exmo. Sr. deputado federal Lincoln Portel, meu pai, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Congresso Nacional; Exmo. Sr. Rodrigo Sérgio Prates, secretário adjunto municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte; Exmo. Sr. Júlio César Pereira de Freitas, subsecretário e comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte; Exma. Sra. Marilda Portela, vereadora de Belo Horizonte, minha mãe; Exmo. deputado estadual Bruno Engler, meu caríssimo amigo, cuja presença muito abrilhanta esta noite, sempre valorizando a segurança pública no nosso Estado de Minas Gerais; senhoras e senhores; membros da comunidade; guardas municipais e seus familiares, é com imenso prazer e honra que me dirijo a vocês nesta ocasião tão especial. Hoje temos a alegria de reconhecer e homenagear um grupo que tem sido um farol de cultura, arte e integração para a nossa querida Belo Horizonte: a Banda da Guarda Civil Municipal.
Desde 2007, ela emergiu de um projeto visionário de valorização dos talentos internos da Guarda Civil Municipal, revelando não apenas a habilidade musical de nossos guardas, mas também seu compromisso profundo com o bem-estar e com a cultura da nossa comunidade. Mais que um conjunto musical e de arte, essa banda é uma instituição que mantém acesa a chama da nossa identidade cultural. Com suas melodias, eles percorrem as nove regionais da nossa cidade, transformando festas, escolas, igrejas, praças e espaços públicos em verdadeiros palcos de celebração com muita emoção e alegria. Com apresentações gratuitas que transcendem as barreiras entre o setor público e privado e sempre dispostos a atender aos convites realizados, a Banda da Guarda Civil Municipal tem promovido uma integração cultural que serve de exemplo a várias cidades brasileiras. Eles não apenas garantem nossa segurança, mas também guardam e enriquecem o nosso patrimônio cultural, provando que a música e a arte são fundamentais para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e unida. A dedicação da banda estende-se além dos palcos, alcançando corações e mentes jovens através de projetos sociais e educacionais. Eles são maestros de esperança, ensinando que a música pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social.
Conhecedora desse importante trabalho, a vereadora de Belo Horizonte, Marilda Portela, minha mãe, recentemente foi responsável pela indicação de uma emenda no orçamento no valor de R$1.000.000,00 exclusivamente para a Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Parabéns, vereadora! Estou convicta de que esse recurso será fundamental para a aquisição de novos instrumentos e também para a elaboração de projetos que contemplem comunidades carentes da capital mineira. É uma emenda que veio não somente para valorizar a Banda da Guarda Municipal, mas também para valorizar o nosso futuro, valorizar a nossa sociedade, porque a gente busca uma sociedade cada vez mais justa e democrática.
E, nesta ocasião especial, gostaria de estender meus sinceros agradecimentos ao comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Júlio César Pereira de Freitas, e ao subcomandante Nedson Moreira Gonçalves, pelo trabalho e dedicação à manutenção da segurança pública em nossa cidade e, claro, pelo apoio à Banda da Guarda Municipal. Destaco ainda o trabalho exemplar dos guardas municipais Sylvio Nascimento, in memoriam; do supervisor José Roberto dos Santos Gonçalves de Meira e do subinspetor Cleber Eustáquio Tomaz, maestros referências de compromisso com a valorização dos talentos dentro da corporação e incentivo à integração cultural através da música.
Para concluir a homenagem à Banda da Guarda Civil Municipal, homenageamos aqui cada cidadão belo-horizontino. Esse trabalho nos representa e promove a nossa união através da linguagem universal chamada música. É um lembrete do papel vital que a arte e a cultura desempenham em nossas vidas.
Desejamos ainda mais sucesso e que a Banda da Guarda Civil Municipal continue a ser uma fonte de inspiração, de alegria e de harmonia para todos nós. Muito obrigada e que Deus continue abençoando vocês cada dia mais. Muito boa-noite.