Pronunciamentos

FRANK SINATRA SANTOS CHAVES, Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Discurso

Agradece a homenagem pelo transcurso do 50º aniversário de fundação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais - FCDL-MG.
Reunião 1ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 27/02/2024
Página 4, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 638 de 2023

1ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 22/2/2024

Palavras do Sr. Frank Sinatra Santos Chaves

Boa noite, senhoras e senhores. É com muita emoção que a gente chega a esses 50 anos de associativismo, com coragem, lutando e perseverando. Quero agradecer primeiramente a presença de cada um de vocês, das autoridades já mencionadas, da nossa diretoria da FCDL-MG e das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais – CDLs –, dos colaboradores da FCDL, dos demais convidados presentes, da minha esposa, das minhas filhas, do meu genro e dos meus netos. É uma alegria muito grande. Quero agradecer, de coração, à nossa deputada Lud Falcão, essa moça corajosa. No primeiro dia em que a conheci, eu falei: essa moça tem muito futuro e luta pelo nosso Estado de Minas Gerais. É uma honra para nós. Quero agradecer ao 1º-secretário da Assembleia Legislativa, meu amigo Antonio Carlos Arantes, um homem que sempre abriu esta Assembleia para ajudar o empresariado, os lojistas, as micro e pequenas empresas. É uma honra para nós, deputado coautor desta homenagem, assim como a nossa querida Lud Falcão. Agradeço à minha amiga Kathleen Garcia, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Estivemos recentemente com o senador dos Estados Unidos, não é, Kathleen? Tivemos um encontro com ele, e você participou, conversou e fez a tradução do inglês. Foi muito bom recebermos aqui o senador dos Estados Unidos; uma honra muito grande. Muito obrigado ao vereador Braulio Lara; à Câmara Municipal de Belo Horizonte; ao Exmo. Sr. Guilherme da Costa Oliveira Santos, delegado e chefe da Polícia Civil de Minas Gerais; e à delegada-geral Letícia Camboja. É uma honra recebê-los nesta grande homenagem. Quero também cumprimentar a minha esposa e agradecer muito a cada um de vocês. É claro que nós estamos muito felizes nesta noite. A gente, que milita no comércio, a gente, que ama o que faz, digo que temos é vocação.

Hoje representamos no Estado de Minas Gerais 209 CDLs, com 80 mil associados; representamos 63% do PIB estadual, gerando em torno de 400 mil postos de trabalhos. Toda a estrutura faz parte do sistema CNDL, a maior rede representativa do varejo brasileiro, com mais de 500 mil associados, que somam 1,4 milhão de pontos de venda no nosso país, com 7 milhões de pessoas empregadas. Somos parte de um sistema forte, representativo, uma fatia tão importante na cadeia produtiva do Brasil. Não é fácil, e vocês sabem que não é fácil. A deputada Lud acabou de falar sobre a pandemia por que passamos, e o comércio ficou fechado em Belo Horizonte por 5 meses. Choramos. Certa vez, eu estava na nossa matriz, na nossa loja no bairro Eldorado. Sentei-me naquele passeio e coloquei a mão no meu queixo e falei: “E agora? Estou quebrado. Agora me arrebentei, com um monte de funcionário e um monte de loja. E, agora, fazer o quê?”. Nós tivemos o grande apoio do deputado Carlos Arantes e desta Assembleia, que nos ajudaram bastante. E, graças a Deus, estamos vivos para celebrar toda essa estrutura empresarial que somos.

Eu quero dizer, do fundo do meu coração, que, com a luta, com a dedicação, fomos seguindo em frente, norteados pelos principais associativismos que nos permitem ampliar constantemente a nossa atuação, inclusive junto ao poder público, nos âmbitos federal, estadual e municipal. A gente tem muito orgulho de ser o que nós somos. Quero agradecer a cada presidente de CDL deste estado. Eu fico imaginando, deputada Lud e deputado Antonio Carlos, que temos os melhores presidentes hoje no Brasil, os nossos presidentes do Estado de Minas Gerais. Somos a maior federação do Brasil, pois há 27 federações. A nossa federação do Estado de Minas Gerais é a melhor e a maior do Brasil. Eu falo isso com muito orgulho, com muito orgulho. (– Palmas.) Já enfrentamos muitas lutas no sistema CNDL, muitas lutas. Havia muitos que puxaram para trás, muitos que não acreditavam. Hoje nós temos o maior banco de dados do SPC Brasil, que é nosso; pertence às nossas CDLs. É um orgulho muito grande. Eu fico muito emocionado de receber essa homenagem. Eu quero distribuir isso a cada presidente, a cada colaborador do nosso estado, das nossas CDLs da nossa Federação.

Vocês acabaram de ouvir o Hino da Nação Lojista. Muito me orgulha quando eu canto o Hino da Nação Lojista. São poucas entidades que têm um hino, e nós somos movidos pelo nosso hino. Eu digo a você, com todo o meu carinho e respeito, nós somos grandes, nós somos gigantes. O que nós precisamos é de união, de paz, de alegria, porque vamos conquistar – somos e vamos conquistar – uma certeza de crescimento neste país.

Eu digo a você, com muita honra, que representamos 63% do PIB do Estado de Minas Gerais. Refiro-me àquele micro e pequeno empresário, ao empresário pequenininho, ao médio empresário, ao grande empresário e ao gigante empresário. Perdemos Abílio Diniz. Eu vejo aquele homem como um grande líder, um grande homem que mudou o Brasil, que mudou a nossa concepção. Mas eu vejo aqui grandes Abílios Dinizes, homens corajosos. Alegra-me o coração ver cada um, cada presidente, fazendo o dever de casa com unidade, com união. Isso alegra muito o meu coração.

Registro o meu agradecimento à Lud, com muito carinho, e ao meu querido amigo Antonio Carlos Arantes. Agradeço demais por vocês reconhecerem a FCDL como uma gigante, uma parceira do nosso estado, desta Assembleia Legislativa, da qual temos muito orgulho. Parabéns a todos vocês. Muito obrigado do fundo do meu coração. Desculpe, mas a minha vontade é de chorar. (– Emociona-se.) É sempre ser conhecido como uma grande potência, que somos nós. Parabéns, presidente de cada CDL deste estado maravilhoso, dos grandes e novos CDLs. São mais de 80 mil associados. Isso nos dá muito orgulho. Muito obrigado a todos.