Pronunciamentos

DEPUTADA LUD FALCÃO (PODE), Coautora do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 50º aniversário de fundação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais - FCDL-MG.
Reunião 1ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 27/02/2024
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 638 de 2023

1ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 22/2/2024

Palavras da deputada Lud Falcão

Boa noite a todos os presentes. Exmo. Sr. Deputado Antonio Carlos Arantes, 1º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a quem tenho muito carinho de dizer “meu amigo” e coautor do requerimento que deu origem a esta homenagem, representando, neste ato, o deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; Sr. Frank Sinatra Santos Chaves, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais; Exmo. Sr. Guilherme da Costa Oliveira Santos, delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, representando a delegada-geral Letícia Gamboge, chefe da Polícia Civil, minha amiga, boa noite.

Pessoal, confesso que eu escrevi uma homenagem para vocês de mais ou menos cinco laudas, mas, como o nosso vice-governador gosta bem de falar, o discurso, quando tem de ser bom – não é, Braulio? –, tem de ser curto; e, se for curto, nem precisa ser bom. Eu fiquei muito feliz de ter chegado aqui e de ser recebida calorosamente por toda essa instituição. Eu vou dispensar o uso do nosso discurso e deixar que as palavras do coração saiam. Então eu peço, antes de mais nada, desculpa se houver alguma falha.

Queria cumprimentar todos os presentes e, em especial, dentro dos dirigentes de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais, o meu amigo Guilherme – e daqui não o estou vendo à frente –, que é de Patos de Minas e veio aqui para nos homenagear e homenagear a FCDL. Lá, em Patos de Minas, nós fizemos um excelente trabalho. Eu não poderia deixar de mencionar o tanto que Patos de Minas evoluiu com mais de 10 mil postos de empregos criados entre 2021 e 2023. Isso, logicamente, é graças à contribuição da CDL.

E, hoje, falar dos 50 anos da FCDL, Frank Sinatra, para mim, é motivo de muito orgulho e de muito carinho. Aqui eu falo que conquistei este um ano de mandato com muito carinho e muito trabalho. Dentre as frentes parlamentares criadas nesta Casa, juntamente com 41 deputados, fizemos a Frente Parlamentar de Comércio, Serviço e Empreendedorismo. Eu, que nasci 34 anos atrás e dentro de um mercado municipal, sou neta de um comerciante, que, hoje, mora lá no céu – o seu Antônio Calango – e vi a minha mãe atrás do balcão com muita habilidade. Ela deve estar me vendo agora. Um beijo, mãe! É uma mulher que, através do sorriso, do carisma e das suas habilidades, retratava o carinho com todos aqueles que estavam no comércio. Ela me fez crescer ali dentro desse comércio e, principalmente, ter o respeito por todos aqueles que lidam no dia a dia com o empreendedorismo. Por vocês, que há 50 anos tiveram a graça de criar a FCDL para cuidar das nossas CDLs, tenho todo o respeito. De todas as palavras que eu poderia pensar para homenagear vocês, escolhi uma com muito carinho, que é a palavra “parceria”. Por quê? Porque a FCDL não é nada sem parceria. É a parceria de todos aqueles que estão envolvidos nessa cadeia: os consumidores; as Câmaras de Dirigentes Lojistas, que são as CDLs; e os seus colaboradores. Todos, em união, fazem com que aconteça essa fortaleza.

Nós podemos falar de muitos momentos bons vivenciados, mas eu gostaria de destacar as grandes dificuldades pelas quais vocês também já passaram. E aqui, ao falar da covid-19, a gente fala que vocês enfrentaram sérias dificuldades. Mas, graças à grande parceria em que vocês, juntos, estiveram, vocês conseguiram fazer com que o comércio estivesse ativo, vocês conseguiram lutar para que todos os comerciantes pudessem voltar ao trabalho e sustentar suas famílias, vocês conseguiram dar segurança a todos aqueles consumidores que necessitavam dela naquele momento. Enfim, foram grandes lutas!

Mais uma vez, em um momento tão importante como este, eu não poderia deixar de homenagear um grande empreendedor do Estado de Minas Gerais, que é o nosso querido amigo Abílio Diniz, que foi morar junto a Deus agora, neste domingo, quando completava 87 anos. Ele é um exemplo para nós, é um exemplo de retidão, é um exemplo de empreendedorismo quando herdou, em São Paulo, a doceria do seu pai e começou a fazer o seu grande trabalho pautado na honestidade, pautado em fé, pautado em lealdade. Hoje mesmo eu estava ouvindo um podcast em que ele falava que o objetivo da vida dele era ser feliz, que nunca teve o objetivo de ganhar dinheiro e sempre fazer tudo muito bem feito. É um exemplo para nós. Então, neste momento muito especial, eu não poderia deixar de citar esse grande homem.

Agora gostaria de render a minha homenagem a você, Frank, sempre muito atento, sempre muito à frente do seu tempo. Você me contou ali que são 70 anos de experiência. Não parece! Duvidei porque o senhor é um homem que retrata aí a juventude na forma de falar. Isso mostra que o senhor está atualizado, mostra que o senhor é uma pessoa que procura fazer com que essa entidade esteja, cada vez mais, inserida na sociedade, de forma que possa, de fato, estar sendo valorizada e trazer os benefícios dos quais essa entidade precisa, e que sejam voltados para a nossa sociedade.

Eu agradeço muito por estar caminhando ao lado de vocês. Há uma frase de Fernando Pessoa que resume muito bem todo este acontecimento que nós estamos vivenciando hoje: “O que a vida quer da gente é coragem”. E vocês são responsáveis por todo esse sucesso de 50 anos. Muito obrigada. Fiquem com Deus!