Pronunciamentos

DEPUTADO LUCAS LASMAR (REDE)

Discurso

Comenta reunião da Comissão de Saúde, em que teria sido mal tratado pelo prefeito do Município de Curvelo.
Reunião 46ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/12/2023
Página 159, Coluna 1
Indexação

46ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/12/2023

Palavras do deputado Lucas Lasmar

O deputado Lucas Lasmar – Presidente, como fui citado, gostaria de dizer que fui secretário municipal de Saúde por cinco anos e entendo que, quando se faz a construção de uma política pública, ela tem que ser feita por indicadores. Por que o prefeito de Curvelo me tratou mal? Porque a deliberação e a resolução das criações de novos leitos de neonatal do Estado foram publicadas, e qualquer hospital do Estado de Minas Gerais pode aderir a isso com ou sem deputado. Então o que fiz? Com os instrumentos em mãos, levei para os hospitais e, no discurso que fiz na inauguração de um bloco cirúrgico, falei da neonatal. Ele se sentiu ofendido e falou que tinha mostrado isso antes. Deputado tem papel, mas não tem bola de cristal. Como fui muito bem-educado pelo meu pai e pela minha mãe, não o respondi, porque, se respondesse, tenho certeza de que sairia agressão. Na verdade, quando existem condutas mais tensas e mais graves, é o momento em que você mostra quem realmente é. Esse é o grande passo. Então me desculpei e fui educado com o prefeito.

Quanto à questão do Fábio, na verdade, citei que faltavam 30 pedidos de resposta que não foram respondidos por ele, e ele mesmo falou que realmente não os tinha respondido. O fato não é esse. E a questão da neonatologia, pois muitos falam que defendem a saúde e a criança nesta Assembleia, o projeto de lei que está sentado lá na Comissão de Saúde é para permitir que os hospitais usem 40% desses leitos para atendimentos particulares. O Estado quer que seja 100% SUS, mas financia apenas R$380.000,00 por mês, valor que não paga nem os plantões de obstetrícia e pediatria e os medicamentos, por isso, os hospitais não aceitam. O projeto que está aqui é para corrigir a legislação.

Com toda sinceridade, com todo respeito, deputado Arlen, tenho muito orgulho do que aconteceu em Curvelo, pois tenho certeza de que aquilo me deixou muito maior na região de Curvelo do que eu era. Então educação cabe em qualquer lugar.

O presidente – Obrigado, deputado Lucas. Com a palavra, pelo art. 164 do Regimento Interno, o deputado Arlen Santiago.