Pronunciamentos

DEPUTADO DOUTOR JEAN FREIRE (PT)

Discurso

Elogia o deputado Lucas Lasmar pelo seu trabalho em prol da saúde pública, e manifesta solidariedade a ele, que teria sido desrespeitado em reunião da Comissão de Saúde.
Reunião 46ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/12/2023
Página 159, Coluna 1
Indexação

46ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 0ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 0ª LEGISLATURA, EM 19/12/2023

Palavras do deputado Doutor Jean Freire

O deputado Doutor Jean Freire – Sr. Presidente, eu ia abrir mão da minha fala, mas eu não posso me acovardar e fazer isso. É um absurdo a gente terminar os trabalhos assim como estamos terminando neste ano. Parabéns, deputado Lucas, pelo trabalho que você faz nesta Casa. Parabéns. Continue assim, defendendo a saúde pública. Eu sou testemunha: da última vez em que participei da comissão, na semana passada… Aliás, eu queria a fala para fazer elogios à colega médica que preside a Hemominas. Ela é do governo, na verdade, mas, diferente de muitos que, quando ela era do governo Pimentel, a atacaram naquele momento e elogiaram neste, eu a elogiei naquele momento e a elogiei neste governo porque eu separo coisas de governo de coisas de Estado. Acho – e faço questão de dizer aqui também – que a colega médica Júnia faz um belíssimo trabalho no Hemominas, é humanizada, humaniza o atendimento ao próximo, humaniza a medicina cada vez mais. Mas eu, naquele dia, por pouco, era proibido de dizer isso. Concedeu-me a palavra como líder de Minoria: 30 segundos para falar.

Eu presenciei V. Exa. pedir para falar um fato, e foi cortada a sua fala sobre a sua região, mas um prefeito que lá estava falou sobre o mesmo tema da região dele tranquilamente, sem ser cortado. Que bom que o prefeito falou; mas um colega deputado não poderia ser cortado, colegas! E aqui não se trata de questão partidária. Nós temos que parar com isso. Parabéns a esta Casa, ao Colégio de Líderes e ao presidente, que anulou a reunião tratando também de assuntos parecidos. Parabéns! E quem diz que não vai desrespeitá-lo fechando a fala falando o que falou já o desrespeitou, e nós não podemos aceitar isso nesta Casa. Todos sabem muito bem da agressão sob todos os aspectos que V. Exa. sofreu, e quem chega aqui, na TV Assembleia, e fala isso agride V. Exa. mais uma vez, desrespeita V. Exa. mais uma vez, e eu não vou me acovardar deixando de dizer isso aqui.

Feliz Natal, feliz Ano Novo a quem prega o bem, a quem prega o amor e mesmo a quem finge pregar essa paz, a quem finge pregar esse amor. Parabéns por sua fala! Você tem a minha solidariedade, a de todo o nosso bloco – tenha certeza absoluta –, e a de vários colegas aqui que sabem diferenciar a questão partidária. Então eu convido os colegas deputados e deputadas: esqueçam por um momento o partido político, esqueçam as ideologias, nós não podemos deixar. Eu já fui, em muitos momentos, defender o deputado Gustavo Valadares, quando eu vi que ele estava sendo agredido.

Deputado João, V. Exa. é prova que fui em vossa defesa quando vi que estava sendo agredindo. Outro dia, presenciei o deputado Cássio também, ao meu ver, sofrendo agressão que não merecia. Eu estava dando entrevista, deputado, e não tinha como naquele momento sair de lá, mas faria do mesmo jeito, porque sei separar as coisas.

Convido esta Casa e os colegas deputados a não aceitar, seja lá de quem for, do bloco que for, desrespeito como esse que foi cometido neste momento, que, ao dizer que não ia desrespeitar, desrespeitou mais uma vez. Muito obrigado.

O presidente – Obrigado, Doutor Jean.