DEPUTADA ANA PAULA SIQUEIRA (REDE)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/12/2023
Página 114, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 387 de 2023
46ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/12/2023
Palavras da deputada Ana Paula Siqueira
A deputada Ana Paula Siqueira – Bom, primeiramente, gente, estou inscrita para debater o projeto de Arêdes, mas eu quero agradecer aos colegas deputados e às colegas deputadas a votação do nosso projeto de Fechos, uma votação unânime. Todos os deputados presentes votaram “sim” nesse projeto, que é muito importante para todos nós. Eu queria agradecer esse encaminhamento aos colegas deputados, ao presidente da Casa e a todos os líderes.
A gente comentava ali embaixo que saímos de um extremo a outro, de uma imensa felicidade da aprovação de Fechos para a discussão do projeto de Arêdes, que tem a mesma natureza. É uma natureza similar em outro território, mas ambos os territórios, tanto Arêdes quanto Fechos, compõem a Serra do Espinhaço. E eu queria novamente dizer: é a única cordilheira no Brasil, por isso a gente a defende, por isso a gente quer a proteção, pois nós precisamos desse território protegido e garantida ali a reserva das nossas águas.
Eu queria também destacar que, na realidade, nós estamos vivendo aqui um grande confronto, como Davi e Golias, como os grandes empresários ambiciosos, aqueles que querem todos os territórios para minerar, para enriquecer poucos em detrimento de muitos. Essa é a realidade da discussão desses projetos, e Arêdes não está fora disso. Então eu quero, mais uma vez, manifestar o meu apoio à proteção de Arêdes e dizer que é um absurdo a gente permitir a destruição de áreas preservadas em detrimento da mineração. Eu queria fazer esse destaque.
No projeto, gente, que está apresentado, é feita uma oferta: disponibiliza-se um território maior, mais extenso, com mais hectares do que aquele que hoje já está preservado. Eu queria destacar que nem tudo que é muito é bom. Às vezes, oferecem muito porque tem baixa qualidade, e é o que está acontecendo em Arêdes. Para que fique bem claro, nós trabalhamos, eu trabalho pela preservação das nossas águas, das nossas serras, pelo meio ambiente. Então quero ressaltar e fazer coro com o Doutor Jean: nós estamos aqui cuidando da nossa casa comum, estamos aqui inspirados pelas encíclicas que nos inspiram o cuidado com o meio ambiente e a proteção das nossas águas. Isso é extremamente importante para as nossas perspectivas de futuro.
Só para fechar este momento de discussão, o que está em pauta, colegas deputados e colegas deputadas, é muito importante, por isso está havendo toda essa discussão; por isso esses projetos vieram para cá no último dia de Plenário. Nós ainda temos uma pauta extensa para avaliar ao longo do ano, mas é justamente pela importância desses projetos e seus impactos aqui, em Minas Gerais… Mais uma vez eu digo: a Assembleia de Minas pode ser exemplo para o Brasil no que diz respeito à séria política ambiental de preservação das águas, das serras e do meio ambiente.
Eu queria, então, pedir a vocês a apreciação desse projeto. Não vamos votar pela destruição de Arêdes; vamos votar pela preservação dela. Obrigada, presidente.
O presidente – Obrigado, deputada Ana Paula.