Pronunciamentos

DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES (PL)

Questão de Ordem

Solicita seja encaminhado ao secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais pedido de informações sobre os motivos pelos quais o Poder Executivo deixou de cumprir, no ano de 2023, a divulgação, pelo Poder Executivo, do percentual acumulado do índice de revisão geral anual da remuneração de seus servidores.
Reunião 46ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/12/2023
Página 104, Coluna 1
Indexação
Normas citadas LEI nº 24260, de 2022

46ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/12/2023

Palavras do deputado Sargento Rodrigues

O deputado Sargento Rodrigues – Presidente, eu fiz questão de trazer esse requerimento ao Plenário porque V. Exa. tem outro requerimento aprovado pela Comissão de Segurança Pública. Tenho certeza de que V. Exa. dará o melhor encaminhamento. É por isso que eu trago esse requerimento, até mesmo para reforçar as ações, a independência e o poder de controle e de fiscalização do próprio Legislativo. (– Lê:) “Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, o deputado que este subscreve requer a V. Exa., nos termos do art. 233, inciso XII, do Regimento Interno, seja encaminhado ao secretário de Fazenda de Minas Gerais pedido de informações sobre os motivos pelos quais o Poder Executivo deixou de cumprir, no ano de 2023, as obrigações contidas na Lei nº 24.260, de 26/12/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação, pelo Poder Executivo, do percentual acumulado do índice de revisão geral anual da remuneração de seus servidores. Sala das Comissões, 19/12/2023. Deputado Sargento Rodrigues, presidente da Comissão de Segurança Pública”. É bom lembrar, presidente, que nós realizamos uma audiência pública aqui, convocamos o secretário de Fazenda e a secretária de Planejamento e Gestão. Este presidente de comissão, ao indagar ao secretário de Fazenda e à secretária de Planejamento por que não cumpriram a lei que dispõe sobre o encaminhamento de um ofício à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, com a informação de qual foi a revisão geral anual acumulada no ano anterior, obteve como resposta que o governo não iria cumprir a lei. E o pior, tanto o secretário de Fazenda quanto a secretária de Planejamento disseram que não iriam cumprir a lei. Mas o que mais nos espantou, presidente, foi a fala do secretário de Governo, que, mesmo não sendo convidado para aquela audiência pública nem convocado, lá compareceu, chamou para si, bateu no peito e disse: “Nós não vamos cumprir essa lei”. Isso trouxe, presidente, uma indignação enorme aos pares da comissão por se tratar de um deputado licenciado que ocupa hoje o cargo de secretário de Governo. Portanto, presidente, esse requerimento é de fundamental importância até para subsidiar o outro requerimento em que nós cobramos a responsabilidade ao secretário de Fazenda e à secretária de Planejamento e o acionamento do procurador-geral de Justiça. Então, presidente, fiz questão de trazer a matéria a Plenário para que V. Exa., ao presidir a reunião, saiba do requerimento e dê a celeridade necessária ao pedido de informações. Muito obrigado a V. Exa.

O presidente – Obrigado, Rodrigues. Tenha a certeza de que a Mesa encaminhará a solicitação, o requerimento, a questão de ordem de V. Exa., para tratarmos, de uma vez por todas, desse assunto.