DEPUTADO BRUNO ENGLER (PL)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/12/2023
Página 51, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 387 de 2023
45ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/12/2023
Palavras do deputado Bruno Engler
O deputado Bruno Engler – Boa tarde, presidente; boa tarde a todos os colegas, àqueles que, de uma maneira ou de outra, acompanham a reunião.
Sr. Presidente, pedi a palavra para encaminhar para tranquilizar os colegas, que, às vezes, não estejam familiarizados com essa matéria que está sendo proposta. É uma matéria que passou pela CCJ, que eu estudei e que não é nenhum bicho de sete cabeças como estão falando. O que está sendo proposto aqui em relação à Estação Ecológica de Arêdes não é uma redução; pelo contrário, é uma troca de uma área por uma área mais de duas vezes maior – quase três vezes maior.
Falaram aqui das ruínas que existem lá em Arêdes. As ruínas são justamente da mineração dos ingleses de séculos atrás. Dentro da proposição existe inclusive a preservação dessas ruínas, que hoje estão abandonadas, e a construção de um museu para a preservação da memória daquele local e para que escolas da região tenham excursões gratuitas para conhecer o que, de fato, ocorreu ali. A área que se pretende liberar para a mineração é uma área que já foi minerada no período moderno durante 40 anos, de 1970 até 2010. Então a gente não está falando de nenhuma mata virgem, de nenhuma floresta que vai ser destruída, mas de uma área que foi minerada durante 40 anos e em que agora busca-se o direito de voltar a minerar, seguindo todas as regras legais, seguindo as normas do Mar de Lama Nunca Mais, que nós aprovamos aqui, projeto que foi aqui citado.
Então não é nenhum bicho de sete cabeças, não é a destruição do meio ambiente. É uma troca de uma área que foi minerada por 40 anos por uma área que nunca foi minerada, mais de duas vezes maior. Os colegas podem votar, com toda tranquilidade, porque não estarão votando aqui na destruição do meio ambiente, mas, sim, na liberação de um empreendimento que vai gerar emprego e renda para Itabirito e toda a região. Muito obrigado, Sr. Presidente.
O presidente – Obrigado, deputado Bruno.