Pronunciamentos

JOSÉ APARECIDO RIBEIRO, Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Minas Gerais – Abrajet-MG

Discurso

Agradece a homenagem pelo transcurso do 40º aniversário de fundação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Minas Gerais – Abrajet-MG.
Reunião 37ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 25/11/2023
Página 4, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 885 de 2023

37ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 23/11/2023

Palavras do Sr. José Aparecido Ribeiro

Boa noite a todos e a todas. Cumprimento o Exmo. deputado Antonio Carlos Arantes, 1º-secretário da Assembleia de Minas Gerais, meu amigo e coautor do requerimento que deu origem a esta homenagem que nós recebemos com muita honra. Muito obrigado pelo carinho de sempre. O deputado Carlos Arantes representa o deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia, que está fazendo um brilhante trabalho. Cumprimento o deputado Mauro Tramonte, meu amigo e coautor do requerimento que deu origem a esta homenagem. Ele é também responsável por uma revolução, nesta Casa, em relação ao turismo. Se não fosse você, realmente, nós estaríamos um pouco para trás. Cumprimento, ainda, Evandro Novak, meu amigo e presidente nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, da qual eu tenho a honra de ser o vice-presidente nacional – muito obrigado pela sua confiança; Jorge Santos, vereador de Belo Horizonte, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte, de quem nós estamos precisando puxar a orelha. Demoramos quase 1 hora para chegar aqui, vereador. Não é possível! Eu não vou perder a oportunidade. É isso aí!

Registros muito especiais: Miriam Petrone, ex-presidente da Abrajet nacional e atual presidente da Abrajet de São Paulo; Belmiro Gregório; Ricardo Guerra, ex-presidente da Abrajet nacional, que fez aniversário ontem – e cantamos os parabéns para ele lá no Palácio da Liberdade; Nílton Guedes, da Abrajet do Pará; Abelardo Jurema, da Paraíba; Ígor, do Piauí; Maely, de Santa Catarina; Jean Féder. Todos que estou citando aqui são presidentes regionais da Abrajet. Eu não vou citar todo mundo, senão a gente corre o risco de ser injusto com os colegas da Abrajet e os 80 jornalistas de turismo que estão aqui, em Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos prestigiando e nos dando a honra da presença. O trabalho de vocês é importantíssimo para o turismo de Minas.

Registro a presença da Ana Maria, viúva do nosso querido Hélio Fraga, a quem nós prestamos uma homenagem ontem, lá no Palácio da Liberdade. Ele é o responsável direto por eu me tornar jornalista. O Hélio me puxava a orelha. Não havia WhatsApp ainda; eu era metido a escrever, e escrevia errado. Então o Hélio me puxava a orelha: “Você não pode errar”. Enfim, é daqueles amigos que falam para a gente o que a gente precisa e não o que a gente gosta de ouvir. Ana, muito obrigado pela presença. Eu queria uma salva de palmas para o Hélio Fraga.

Eu vejo aqui, da safra do Hélio, o Ronan, amigo que frequentava... Nós éramos parceiros, juntos com o Hélio. Eu vejo a Aline Faria. Eu vejo o Roberto Fagundes e o Ricardo Carlini, meu irmão. Eu vejo o Cel. Guedes. Que beleza! Alegria! Eu vejo os meus amigos da Abav: Peter, Alexandre, Guadalupe. Eu vejo também o Aloísio Vasconcelos, meu professor, ex-presidente da Eletrobras, ex-deputado constituinte, ex-deputado estadual. Enfim, gente, vocês não imaginam o que esse homem já fez por Minas Gerais e continua fazendo. Registro: Hernani, Roberto Fagundes. Deixe-me ver aqui para não me esquecer de ninguém. Há muita gente aqui da Abrajet: Edelson, Ozório, João Carlos Amaral. Enfim, eu vou vendo e lembrando. Mas há algumas homenagens especiais que, se me permite, presidente, eu preciso fazer, não tem como. Primeiro é o Claret. Claret, se não fosse você, nós não estaríamos aqui, por muitas razões. A primeira razão é que você pegou pelo chifre essa entidade e a legalizou. Nós devemos isso a você. Depois conseguimos trazer o evento para cá e você falou assim: “Nós vamos conseguir uma homenagem lá na Assembleia”. Aí, foi atrás e nós estamos aqui, porque o Claret é o responsável por esta... Graças ao Tramonte e ao Carlos Arantes, mas a iniciativa é sua. Você merece o nosso respeito e a nossa consideração. Você está fazendo 7.0. E um presente para você vai ser o de presidente dessa Abrajet nacional, se Deus quiser!

Eu quero também destacar a importância do trabalho de uma pessoa que carregou o piano. Nós aparecemos, mas quem carregou o piano foi aquela mocinha ali! Sandrinha, por favor! Ela matou no peito, e criamos uma comissão para o congresso. Não queiram imaginar o que é organizar um congresso deste para que a coisa toda funcione bacaninha! A Sandrinha matou no peito, levou até o final, fez e está fazendo um belíssimo congresso.

Eu quero registrar também a presença do Juarez, presidente da Abrajet do Rio Grande do Sul, que nos recebeu. Eu recomendo... Nós estivemos num resort. Na verdade, eu não sei nem o que é aquilo, porque nunca vi tanta comida na minha vida! O Machadinho Thermas nos recebeu lá para uma reunião do conselho e fiquei impressionado. Eu nunca comi tanto, gente! Eu nunca vi tanta comida! Você começa a comer de manhã e só para na hora em que dorme. Aquilo é uma estratégia para a turma voltar. É isso aí. Parabéns!

Deputado Tramonte, eu me lembro do dia em que eu e o Rafael Martins fizemos uma reportagem dentro do transporte coletivo de Belo Horizonte, dos metrôs. Você tinha acabado de chegar a Belo Horizonte. Essa matéria elevou os pontos da Record para 17, se não me engano. Por que estou contando isso? Porque nós, jornalistas, temos responsabilidades. E, muitas vezes, responsabilidades que não nos deixam simpáticos, como falar a verdade, mostrar as coisas boas e mostrar os defeitos. E você tem feito isso diariamente na TV Record. Não é por acaso que você tem sido cotado para assumir a liderança desta cidade – você conhece a cidade, você mostra o lado bom e o lado ruim também para a gente consertar – e de Minas Gerais também. Por que não?

O turismo de Minas Gerais é predominantemente feito por estradas, e eu, na condição de jornalista, peço a você e ao Carlos Arantes que prestem atenção nas estradas, porque as estradas interferem no turismo, e nós temos a maior malha rodoviária do País, sabemos que metade dela é de responsabilidade do governo federal. Nós temos muito pouca chance de ver alguma coisa acontecer, com esse governo que está aí, nas estradas de Minas Gerais, e elas são muito importantes para o turismo. Prestem atenção a elas. Eu tenho certeza de que vocês vão… Eu conversei com Mateus Simões, conversei com a equipe do governo, com o próprio Leônidas. Elas estão precisando de atenção, precisando de atenção, como Belo Horizonte também. Nossa Câmara Municipal, nosso prefeito precisa sair do lugar comum e fazer com que a cidade receba investimentos. Não é por falta de investimentos que esta cidade está vivendo problemas, é muito mais por falta de coragem para quebrar paradigmas e, em cidade feia, não há turismo. A cidade tem que ser bonita para todo mundo. Nós precisamos andar por esta cidade com olhos de turistas, nós não podemos andar por esta cidade e nos acostumarmos com a parte feia dela. Nós temos de chamar as autoridades. Esta é uma Casa política, por isso estou falando essas coisas. Temos de chamar as nossas autoridades à responsabilidade, em especial a Câmara Municipal, para fazer o que tem que ser feito. A cidade precisa, por baixo, de 200 obras de infraestrutura para que ela possa ter fluidez. Em Belo Horizonte, acabou a fluidez. Nós levamos quase 1 hora para chegar aqui. Isso é assunto para político, e nós estamos na Casa de políticos. Então nós temos que cobrar dessas autoridades essas responsabilidades.

Eu quero agradecer a todos que contribuíram para a realização deste evento. Agradeço aos nossos patrocinadores, à Codemig, ao Sesc, à Belvitur, à Secretaria de Cultura e Turismo, na pessoa do Leônidas Oliveira, que está fazendo uma revolução no turismo. Há 34 anos estou no turismo, estive por 20 anos na hotelaria e confesso que nunca vi um secretário trabalhar com o vigor com que o Leônidas e a equipe dele trabalham. É uma equipe alinhada. Eles não se cansam, eles são tratores. Eles terminam um projeto e já estão começando outro. Então eu quero muito agradecer, mesmo na ausência dele. Quero agradecer!

Eu via ali a Amina. Obrigado pela presença. Convidei seu pai, que não pôde vir. Muito obrigado pela presença. Agradeço a todos que dedicaram seu tempo, que estão aqui, nesta noite de quinta-feira, 23/11/2023, na realização do 38º Congresso da Abrajet. Muito obrigado e tenham todos uma boa noite. Desculpem-me se me alonguei. Sou jornalista, e jornalista não pode ver um microfone.