Pronunciamentos

FELIPE MICHEL BRAGA, Presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais

Discurso

Agradece a homenagem pelo transcurso do 60º aniversário de criação do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais - CEE.
Reunião 35ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/11/2023
Página 3, Coluna 1
Indexação
Observação Retificação de texto publicada no Diário do Legislativo de 16/01/2024, p. 1.
Proposições citadas RQN 2967 de 2023

35ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 16/11/2023

Palavras do Sr. Felipe Michel Braga

Boa noite! Boa noite, Exma. Deputada Ione Pinheiro, representando o autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, deputado Betinho Pinto Coelho; Exmo. Deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; Exma. Sra. Girlaine Figueiró Oliveira, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais; Exmo. Sr. Winder Almeida Souza, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais – Sinepe-MG; Exmo. Sr. Eugênio Batista Leite, pró-reitor de graduação na PUC Minas e vice-presidente do Sinepe; Exma. Sra. Larissa Maia Campos Salles, delegada, representando a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Boa noite a todos os conselheiros e conselheiras, servidores e servidoras, amigos e familiares presentes.

Deputada, eu vou quebrar um pouco o protocolo e vou citar e cumprimentar algumas pessoas presentes na audiência. Com certeza, eu não vou citar todas devido à emoção do momento. Mas, como é uma história construída a muitas mãos, vou me arriscar. Cumprimento a Gleice, servidora do Conselho Estadual de Educação. Na pessoa da Denise, cumprimento a equipe do gabinete do deputado Betinho Pinto coelho. Cumprimento o conselheiro Hélvio de Avelar, ex-presidente do conselho; as servidoras Enilda e Míriam, que trazem a experiência, como conselho, para a gente todos os dias; o servidor Renato; a conselheira Cláudia Fradico, do Sesi, representando o presidente da Fiemg; o conselheiro Sérgio; o secretário municipal de Diamantina, também uma representação constante da Undime nas nossas discussões; a conselheira Mirtes, presidente do conselho do Fundeb em Minas Gerais, que nos honra muito com a sua presença. Muito obrigado! Cumprimento a conselheira Ivonice, presidente da Câmara do Ensino Fundamental. As superintendências regionais de ensino também estão representados pela Cláudia Lara e pela Rosa. Obrigado pela presença. Cumprimento a conselheira Kátia Canguçu e a conselheira Zuleica, acompanhada do Hermes, seu fiel escudeiro. Cumprimento também a Naila, da Escola de Contas do Tribunal de Contas; a Eliane Turra, ex-conselheira, representando o Diretório Estadual do Partido Novo, em Minas Gerais; Márcia, que também trabalha conosco no conselho e soma a sua experiência e saberes ao nosso trabalho. Há algumas pessoas que são do Sinepe. Não vou indicar todas, mas cumprimento a Cristiane, vice-presidente do SinepeMG; a conselheira Juliana, com o Pe. Márcio, do Colégio Santa Maria.

Atrás da Juliana, minha mãe, Tânia Maria Santos Araújo Braga. É professora aposentada também. Está com o sorriso constante, orgulhosa do que recebemos aqui em nome de tantos. Cito aqui Anna Carolina e Sara, que são também da equipe do conselho; Wilma; Leandro, que também se somou a nós no conselho recentemente; conselheira Andrea Dungas, conselheiro Gabriel Mendes e mais algumas pessoas que não citei, mas vou encerrar, senão daqui a pouco começam falar do tempo para mim também. Quis citar algumas, e essas pessoas, porque acho que representam bem como essa história é construída a muitas mãos de conselheiros e conselheiras, servidores, servidoras e muitas outras instituições que também cuidam da educação em Minas Gerais.

Agradeço muito à deputada Ione a homenagem. Agradeço também ao deputado Betinho, que propôs este momento.

Este ano completamos 60 anos de história do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, que tenho a honra de presidir no momento.

Alegro-me em receber esta homenagem em nome de todos os que trabalham e trabalharam para cumprirmos a nossa missão institucional de construir um sólido e consistente arcabouço normativo na área da educação junto das instituições afins e da sociedade mineira.

Nesta data especial, eu gostaria de comentar que estamos fazendo o planejamento estratégico do conselho para os próximos 10 anos, considerando essa trajetória de atuação de 60 anos. Pensar o futuro do conselho, respeitando muito esse passado. E, nessa discussão de propostas, a gente se pergunta qual é a razão do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais de existir. O propósito do conselho é garantir o direito à educação em Minas Gerais a todas e a todos estudantes com atenção para a qualidade e equidade.

Temos muito orgulho do que fazemos e de estarmos buscando, ao longo da maturação do conselho, desenvolver esse nosso papel de órgão normativo e colaborativo para, a partir das nossas ações, contribuirmos para a melhoria do atendimento educacional em nosso estado. Trabalhamos para oferecer segurança jurídica na área educacional, mas, mais do que isso, trata-se de gerar e estabelecer elevados níveis de confiança entre todas as pessoas envolvidas com a comunidade escolar. Temos altas expectativas de que todos e todas as estudantes em Minas Gerais possam receber uma educação de excelência para se realizarem como pessoas e profissionais, para contribuírem para o desenvolvimento social, econômico e cultural aqui do nosso estado. Ao cumprirmos com as nossas atividades, geramos confiança nas escolas e nas redes de ensino, em comitês e organizações que atuam na defesa e promoção do direito à educação em toda a Minas Gerais. E confiança é fundamental para a qualidade das relações para alcançar novos e melhores patamares de atuação. Por 60 anos, desde a sua criação, o Conselho Estadual de Educação se pautou por este nobre desejo: o desejo de vermos uma oferta educacional que respeita os direitos das pessoas, que permitem que nossas crianças, jovens e adultos sejam bem educados e potencializem os seus sonhos.

Hoje recebo com gratidão esse reconhecimento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com reconhecimento da dedicação de sucessivas gerações de conselheiros e servidores na busca por esses objetivos que rapidamente descrevi aqui. Temos profundo respeito por esta Casa, que nos inspira no exercício legislativo, fiscalizatório e representativo. Nos anos mais recentes, enquanto presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, agradeço também ao governador Romeu Zema, ao vice-governador Mateus Simões e ao secretário de Educação Igor Alvarenga pelo apoio contínuo que nos concedem. A melhoria continuada do trabalho só é possível graças ao reconhecimento e suporte das lideranças do Estado.

Por fim, nesta solenidade, renovo o nosso compromisso de trabalharmos para consolidar o conselho como uma instância de participação social, de representação democrática da sociedade, como uma instituição acessível, autônoma, inovadora, eficiente e comprometida com a excelência da educação em Minas Gerais. Muito obrigado.