Pronunciamentos

DEPUTADA IONE PINHEIRO (UNIÃO), Presidente "ad hoc"

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 60º aniversário de criação do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais - CEE. Lê mensagem do deputado Betinho Coelho, autor do requerimento que deu origem à homenagem.
Reunião 35ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/11/2023
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 2967 de 2023

35ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 16/11/2023

Palavras da presidente (deputada Ione Pinheiro)

Boa noite a todas. Boa noite a todos. Sejam bem-vindos a esta Casa. Felipe Michel Braga, presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais; Eugênio Batista Leite, pró-reitor de graduação da PUC Minas; Winder Almeida Souza, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais; Girlaine Figueiró Oliveira, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais; Larissa Maia Campos Salles, delegada que representa a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; senhoras e senhores; hoje recebo, com emoção, do amigo e colega deputado Betinho, a honrosa incumbência de conduzir esta reunião em homenagem aos 60 anos do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.

Substituir o nobre colega Betinho é tarefa difícil. Conto com a ajuda de vocês! O deputado Betinho é um parlamentar conciliador, amigo, trabalhador, dedicado, um exemplo para Minas Gerais. Impossibilitado de comparecer por acompanhar o seu pai Alberto, que se encontra hospitalizado lutando pela vida, quero, hoje, deixar registrado aqui, nesta Casa, minha homenagem e meu agradecimento ao nosso eterno governador Alberto Pinto Coelho, estadista de vontade férrea, de extraordinária inteligência e coração de ouro. Desejo apenas dizer, em nome do povo mineiro, muito obrigada, governador Alberto Pinto Coelho!

A minha emoção se engrandece mais ainda por se tratar de uma homenagem ao Conselho de Educação, onde, movida por grandes sonhos e ações, a minha amada mãe, Irene Pinheiro, atuou por tantos anos. Permita-me, agora, reproduzir os dizeres do deputado Betinho Coelho, que, assim, manifesta-se: ( Lê:)

“Hoje nos reunimos em um momento de destacado significado, pois comemoramos os 60 anos de dedicação, comprometimento e excelência do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Este é um marco que merece ser vivenciado com grande entusiasmo. Minha saudosa mãe, Santuza Abras, professora, pedagoga, escritora e ex-vice-reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais, se, fisicamente, entre nós estivesse, aqui a veríamos radiante. Exímia exploradora da potência da educação para o desenvolvimento individual e coletivo, ela sempre nos ensinou ser a educação a pedra angular para o progresso e a prosperidade de um povo. Portanto, Santuza presente!

Presidente Felipe, ao longo de seis décadas, o Conselho Estadual de Educação desempenha papel fundamental como guardião da qualidade, da equidade e do compromisso com o sistema educacional em nosso estado. Nossos cumprimentos necessários aos que lhe antecederam, na eminente figura do Prof. Luiz Viegas de Carvalho, primeiro a presidir esse nobre órgão normativo. Foi fidedigno em possuir os predicados de notório saber e experiência em matéria de educação, assim como os que o sucederam até os tempos atuais, muito bem representados por vossa senhoria.

Cada um de vocês, membros desse conselho, coordenadores, superintendentes, presidentes de câmaras, enfim, todos contribuem de maneira significativa para o aprimoramento do equipamento de ensino em nosso estado, orientando políticas, regulamentações e diretrizes que têm moldado o presente e apontado caminhos para o futuro de inúmeras gerações de estudantes. Nestes 60 anos de história, o nobre conselho mostrou que, ao unirmos esforços e trabalharmos juntos, somos capazes de superar desafios, inspirar inovação e promover uma educação de qualidade para todos os cidadãos.

Parabéns ao Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais pelos 60 anos de serviços dedicados à educação. Que esta celebração seja apenas o começo de um capítulo ainda mais notável na história do ensino de Minas Gerais. Obrigado a todos vocês pelo compromisso e inolvidável trabalho. Muito obrigado.”.