Pronunciamentos

DEPUTADA LENINHA (PT), Presidente "ad hoc"

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 18º aniversário da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.
Reunião 32ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/11/2023
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3774 de 2023

32ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 9/11/2023

Palavras da presidenta (deputada Leninha)

A presidenta - Muito obrigada. Uma boa noite a todos vocês e aos demais que acompanham a transmissão desta sessão solene tão importante. Estou brincando com a deputada Beatriz Cerqueira dizendo-lhe que existe madrinha de crisma, de carrego. Quem é da Igreja Católica sabe desses ritos. Como aqui a gente faz muita luta, vamos continuar na luta, claro, pelo ensino público gratuito e de qualidade.

De fato, nesta noite, sinto uma alegria muito grande. Estou representando o nosso presidente, que mandou um abraço, reitor, a todos os que compõem essa universidade: professores, corpo docente, todos os funcionários e alunos, enfim, todos aqueles que, no meio do sertão do Jequitinhonha, estão produzindo saber, conhecimento e muito aprendizado.

Nesta noite, eu queria cumprimentar, de forma muito especial, a nossa deputada Beatriz Cerqueira, companheira que divide comigo grandes lutas nesta Casa em defesa do nosso povo. É uma parlamentar aguerrida, valente. Chegamos juntas a esta Casa, estamos na segunda legislatura e temos muita confiança uma na outra, reciprocidade. Então eu quero, publicamente, compartilhar da alegria de estar com você nessa trincheira de luta, entre tantas lutas que fazemos por este estado afora. Eu quero cumprimentar o reitor, o Prof. Heron, e reconhecer publicamente que a história precisa de homens de coragem. Os homens de coragem vão mudar a humanidade. E é muito importante a gente ter essa dedicação para cumprir uma missão, para além da questão familiar e pessoal, uma missão coletiva em prol de uma região, de um estado e de um país. Quero cumprimentar também o meu líder, o líder da Minoria, deputado Doutor Jean Freire. Quando chegamos, ele já estava aqui, e a gente veio se somar a esse time valente, potente, para fazer as lutas nesta Casa. Então, Doutor Jean, é uma alegria compartilhar com V. Exa. este espaço e as lutas aqui travadas. Quero cumprimentar a Profa. Flaviana Tavares, nossa vice-reitora, que também, com certeza, carrega, na sua história e na sua vida, a resistência, a força e a coragem das mulheres que ousam ocupar espaços de poder, o que é fundamental para uma sociedade que ainda teima no machismo, na intolerância, no racismo, enfim, em muitas coisas que ainda precisamos enfrentar pelo Brasil afora. Cumprimento, ainda, Rogério Fideles, nosso coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino, cuja representação é muito importante. A nossa luta, claro, é liderada por pessoas que se dispõem a travar grandes batalhas em defesa do direito dos trabalhadores e das trabalhadoras.

É com imensa alegria que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza esta homenagem à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM –, instituição de notável destaque na produção do conhecimento, que completa agora 18 anos, mas, como vimos, tem uma história anterior, é muito antiga. A semente da qual germinaria a UFVJM foi plantada, como disse o próprio reitor, em 1953, por Juscelino, quando implantou o curso de odontologia, mas é bom lembrar que essa universidade foi, de fato, consolidada pelo presidente Lula, que criou o maior número de universidades neste país, porque ele reconhece a importância da ciência, da tecnologia, da construção do conhecimento e aposta na capacidade daqueles que fazem ciência neste país. Então é importante ressaltar isto para a gente não esquecer: na história deste país, o presidente que mais investiu na educação superior foi o nosso presidente Lula. É fundamental destacar isso em todo lugar por onde a gente passa.

Desde então, foram necessárias várias etapas até chegar à formação atual, que representa a interiorização do ensino público superior em Minas Gerais, o que possibilita a realização do sonho da maioria dos jovens que querem dar prosseguimento à sua formação acadêmica sem precisarem sair dos Vales. No Norte de Minas, de onde venho, destaco a unidade de Janaúba, que tenho orgulho de ter conhecido e de acompanhar minimamente.

Também tenho orgulho porque, apesar de ser minoria do ponto de vista da formação da universidade, ela está localizada numa região muito importante para a agricultura familiar, para a agroecologia, enfim, para a produção de conhecimento. Além disso, a instituição se destaca por sua importância para o desenvolvimento econômico – foi falado aqui do lítio. E é importante que a universidade incida sobre os processos de desenvolvimento econômico, porque nós precisamos reverter a economia deste Estado, tão dependente da mineração, criar economias diversas, outras formas de produção e geração de renda que não sejam baseadas na extração do minério. Mas, se for isso, que a gente faça um debate sério para que a gente não deixe para trás rastro de destruição da natureza, dos ecossistemas e principalmente das populações tradicionais que vivem nesses territórios. Os campi em Diamantina, Teófilo Otoni, Unaí e Janaúba, somados às fazendas experimentais, localizadas no Município de Couto de Magalhães de Minas, do Serro e de Curvelo, constituem um orgulho não só para as regiões onde elas estão localizadas, mas principalmente para todos os mineiros e mineiras e para o País.

Essa universidade segue em sua missão de produzir e disseminar o conhecimento e a inovação, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão e contribuindo para o desenvolvimento nacional, em especial, dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, do Noroeste e do Norte de Minas. Nesse contexto, o ensino superior se torna, cada vez mais, a expressão de uma sociedade democrática, pluricultural em que se cultiva a liberdade, a solidariedade e o respeito às diferenças, principalmente, respeitando-se o conhecimento tradicional dos povos, como foi mostrado no filme apresentado nesta noite.

É assim que saudamos a instituição pela importante participação, instituição que homenageamos na vida do nosso Estado. Na figura dinâmica do reitor Heron, homenageamos os corpos docentes e discentes, bem como os funcionários que fazem dessa instituição o farol que dissemina por Minas pelo Brasil a luz de um conhecimento eficaz e solidário, conduzido com inteligência e com muito dinamismo. A UFVJM caminha para o futuro, com as nossas melhores expectativas e com toda a nossa confiança, pois, há muito, tem tido reconhecimento de todos mineiros e todas as mineiras.

Esta Casa não poderia deixar de acatar, com a assinatura dos demais parlamentares, a solicitação da deputada Beatriz para que, nesta noite, nós trouxéssemos a este salão vermelho a universidade e seus representantes para esta homenagem. Então, parabéns, vida longa! Que Deus conceda força e coragem necessárias para o futuro que virá com certeza. Com essas pessoas que compõem essa universidade e com este Parlamento, com os deputados que aqui estão, nós temos certeza de que podemos construir histórias importantes para Minas Gerais e para o Brasil. Uma boa noite e muito obrigada.