Pronunciamentos

DEPUTADA BEATRIZ CERQUEIRA (PT), Autora do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 18º aniversário da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.
Reunião 32ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/11/2023
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3774 de 2023

32ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 9/11/2023

Palavras da deputada Beatriz Cerqueira

A deputada Beatriz Cerqueira - Boa noite. Ah, nós vamos tentar de novo! Boa noite! Bem melhor! Estas formalidades, ou melhor, esta homenagem tem todo um rito formal. Mas, para além desse rito formal de uma homenagem institucional, este Plenário está cheio de esperança, este Plenário está cheio de disposição para reconstruir uma grande e maravilhosa universidade. Eu senti isso quando vi o vídeo e quando abracei várias pessoas que estão aqui. Então, antes do rito formal de cumprimentar a Mesa, de cumprimentar cada pessoa, eu queria dizer a todos que acompanham remotamente esta reunião especial que esta é uma homenagem de celebração por toda Minas Gerais: celebramos a democracia que voltou à nossa universidade; o respeito à construção coletiva, que é parte da educação; o desenvolvimento da pesquisa e inovação; o respeito aos nossos estudantes universitários; o respeito aos nossos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. É sobre isso esta noite!

Então, agora, quero cumprimentar a nossa querida deputada Leninha, nossa presidenta desta reunião e vice-presidenta da Assembleia Legislativa, a primeira mulher a ocupar a Mesa na história da Assembleia Legislativa; e agradecer-lhe por estar presidindo os trabalhos de hoje. É muito simbólico ver uma mulher presidindo este rito de homenagem e aqui representando o nosso presidente Tadeu. Quero cumprimentar o Prof. Heron, reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e agradecer-lhe, porque, como eu disse ontem – ontem o Heron recebeu da Assembleia Legislativa a medalha da Ordem do Mérito Legislativo –, você poderia, como tantas pessoas, ter-se omitido e não ter colocado o seu nome à disposição. Mas você não se omitiu, colocou o seu nome à disposição e, junto com toda uma comunidade acadêmica, resgatou a democracia para a universidade. Então quero, publicamente, reconhecer a sua importância e todo o seu trabalho, assim como o de toda a sua equipe – grande parte dela está presente aqui conosco –, e dizer: muito obrigada. Quero cumprimentar o nosso querido deputado Doutor Jean Freire, líder da Minoria – minoria aqui dentro, gente, porque lá fora nós somos a maioria. Aqui dentro nós ainda somos minoria, não é, Doutor Jean? O Doutor Jean é dos Vales e ontem concedeu a medalha à universidade. Eu concedi a medalha ao reitor, e o Doutor Jean a concedeu à universidade. Então é uma honraria dupla. Queria cumprimentá-lo e agradecer-lhe a presença. Quero também cumprimentar a Profa. Flaviana, nossa vice-reitora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e agradecer-lhe, porque, da mesma forma, você poderia não ter feito nada e ter aguardado uma próxima reitoria. Mas não! Você topou esse desafio da reconstrução da democracia na universidade. Então gratidão! Quero cumprimentar o Rogério, que é coordenador-geral do Sindifes. Eu dizia a ele que não pode esta Mesa não contar com a presença do sindicato, porque o sindicato é quem nos representa enquanto classe trabalhadora e foi quem também lutou, desde 2019, contra os desmandos e o autoritarismo, contra toda sorte de situações autoritárias que são próprias de quem apoia golpismo. Vocês foram fundamentais para o retorno da democracia. Então leve o meu abraço a toda a direção do Sindifes. Quero cumprimentar o Coral Universitário, presente aqui conosco. Eu já conheço vocês. Quando estive na posse simbólica do reitor e de toda a sua equipe, falei: “A gente tem que ouvi-los na Assembleia Legislativa”. Então quero agradecer-lhes.

E, ao fazer esses agradecimentos, quero reafirmar com vocês, na celebração desses 18 anos da nossa universidade – ela é nossa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri –, ao celebrarmos esses 18 anos, o nosso compromisso com a democracia, porque eu acho que o próximo período da universidade é sobre isso, é sobre termos esse compromisso para que nunca mais se repitam as relações autoritárias e o não respeito ao desejo da comunidade acadêmica, que, quando vota, elege a sua reitoria, não é respeitada nesse voto. Eu espero que o Congresso Nacional resolva isso rapidamente. E aquele ou aquela que a comunidade acadêmica escolher é que deve ser o reitor ou a reitora da universidade.

Então esta celebração é sobre isto: é sobre todos nós, que estamos acompanhando pela TV Assembleia o nosso compromisso com a democracia nas nossas universidades; é sobre protegê-las. Hoje é dia de celebração, mas nós vivemos um período de muito sofrimento, de uma política de processos administrativos e de punição contra todas as pessoas que pensavam dentro da universidade. A memória é importante para que isso não se repita. Ninguém pode nos pedir para virar a página. Nós vamos continuar a história, lembrando-nos daquilo que já vivemos, para que possamos cuidar de uma universidade que está num lugar mais estratégico, num lugar em que ela é mais necessária, num lugar rico.

Tentam fazer uma narrativa falsa de pobreza, a ponto de haver quem queira mudar o nome do Vale do Jequitinhonha para, desrespeitosamente, Vale do Lítio. Ali não é o Vale do Lítio. Ali é o Vale do Jequitinhonha, com a sua história, com a sua memória, com a sua riqueza. Lamentavelmente, políticas que vão passando por ali retiram do Vale o seu protagonismo no desenvolvimento regional, mas é um lugar rico e vai se tornar cada vez mais rico com a pesquisa, com a formação continuada, com a articulação da universidade com cada município, com cada território. E a gente vai fazer com que seja um lugar cada vez mais rico, não pelo lítio apresentado em Nova Iorque, mas pelo seu povo, pelo seu território e pela capacidade de desenvolvimento da região. Então este dia é sobre isso.

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de apresentar o requerimento desta homenagem especial, que foi assinado, apoiado por mais de 40 colegas deputados e deputadas que reconhecem o lugar e a importância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Este convite, agora, não é para quem está aqui; é para quem não está aqui: cuidemos da nossa universidade, cuidemos para que ela seja um lugar que, cada vez mais, acolha e cuide dos nossos estudantes nos nossos territórios e que nos ajude, cada vez mais, no desenvolvimento regional dos nossos territórios. Esse é um compromisso que tem que ser de toda Minas Gerais. Daqui, eu vou cumprido a minha parte, assim como deputados como o Jean Freire e a Leninha. Vamos cumprindo a nossa parte, zelando pela democracia e zelando para que a nossa universidade cresça cada vez mais. Que a gente celebre os 19, os 20, os 40, os 50 anos da nossa querida universidade, sendo cada vez mais importante e atingindo cada vez mais estudantes, para que a nossa juventude tenha o direito à universidade. Com isso há formação plena, há direito à cidadania plena.

Gratidão a todos os que estão aqui e a todas as pessoas que estão celebrando este momento de grande homenagem à nossa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. São as minhas considerações, presidenta. Muito obrigada.