DEPUTADA NAYARA ROCHA (PP), Presidente "ad hoc"
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 08/11/2023
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 269 de 2023
31ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 6/11/2023
Palavras da presidente (deputada Nayara Rocha)
Palavras da Presidente
Obrigada. Uma boa noite a todos e a todas.
Antes de fazer o cumprimento a todas as autoridades, eu gostaria de externar a minha felicidade, a minha alegria de, nesta noite, homenagear a nossa paróquia, homenagear o nosso querido e amado Pe. Lauro e todas as pessoas que fazem parte da construção desses 100 anos da nossa paróquia. Eu falo que é a primeira vez que muitas pessoas presentes têm a oportunidade de adentrar na Assembleia Legislativa, porque, pela primeira vez na história, a gente tem uma deputada que nasceu, que cresceu e que mora em Vespasiano. Isso é motivo de muito orgulho para os vespasianenses.
Eu gostaria de cumprimentar o nosso querido Pe. Lauro, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e o nosso querido deputado federal Pinheirinho, majoritário em Vespasiano e que muito tem contribuído para o crescimento da nossa cidade, a quem eu agradeço a presença. Deputado, a gente sabe que era para o senhor estar em Brasília hoje, mas está aqui prestigiando este importante evento da nossa cidade. Quero cumprimentar também a Sra. Ilce Rocha, prefeita, minha mãe, na pessoa de quem eu cumprimento também o meu pai, que se faz presente, enfim, todos os nossos familiares e todos os nossos paroquianos. Cumprimento ainda o vice-prefeito José Wilson; o nosso querido vereador Filipe Caldeira, presidente da Câmara Municipal de Vespasiano; o nosso querido Pe. Íris, vigário judicial e presidente do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Belo Horizonte e também o nosso padre colaborador; o meu querido amigo, deputado estadual Oscar Teixeira, que está aqui nos prestigiando nesta noite – veio lá de Mato Verde, que fica pertinho de Montes Claros, para estar aqui – e a quem digo muito obrigada pela amizade e pela presença; o querido amigo, deputado estadual Adriano Alvarenga, lá de Rio Casca, que também antecipou a vinda para a Assembleia hoje para prestigiar este evento; a minha querida amiga deputada Chiara Biondini, que é uma católica que defende, neste Parlamento, todas as missões, o nosso momento de fé; muito obrigada, Chiara, pela presença; o Antônio Divino, ex-prefeito de Matozinhos; o nosso vereador, também paroquiano, Andrés Vercesi; o querido vereador Roberto Durães; o vereador Marcinho, presidente da Câmara de Matozinhos; e a vereadora Sandra, de Moeda, que também é uma paroquiana que serve à Igreja Católica lá na cidade.
Quero cumprimentar o vereador Rufino, de Lagoa Santa; o Pe. Reinaldo Alves, da Paróquia Cristo Rei, que também veio nos prestigiar nesta noite; todos os secretários municipais – Diego Lara, secretário municipal de Juventude e Esporte; Valéria Silva Araújo, secretária municipal de Cultura, Turismo e Lazer; Erick Pinheiro, secretário municipal de Saúde; Aurélio Henrique Salles, assessor de imprensa do Executivo, que prestou toda a assessoria, junto com a sua equipe, para que este evento acontecesse na data de hoje, juntamente com a Secretaria de Cultura. Cumprimento também o Dr. Rodrigo do Carmo Faria, procurador-geral do Município de Vespasiano; Samuel Douglas, controlador interno; William Soares Santos, secretário municipal de Defesa Social; Ana Rita Viana, secretária municipal de Desenvolvimento Social; Simone Dias Cardoso, secretária adjunta de Saúde de Vespasiano; João Bosco, nosso querido Buião, que está sempre presente, marcando presença em todos os eventos. E, de forma especial, eu gostaria de cumprimentar todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santana, São Francisco de Assis, São Judas Tadeu, São João Batista, Santa Bárbara e Santa Luzia, Nossa Senhora do Amparo, São Vicente de Paulo, Santo Isidro, Nossa Senhora Aparecida. Cumprimento ainda a ex-vereadora Luciene Fonseca, que também é uma paroquiana que muito contribui para o crescimento da nossa cidade.
No dia 3/11/1921, marca-se o início de uma nova história na nossa cidade: o início da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, suporte fundamental para o crescimento humano e espiritual da comunidade vespasianense. Do Pe. Francisco Goulart, primeiro vigário paroquial, ao Pe. Lauro Elias de Oliveira, nosso atual pároco, todos os dirigentes espirituais têm contribuições inestimáveis e concretas para as realidades do povo de Vespasiano. Aproveitamos a oportunidade em que estamos homenageando a nossa querida Paróquia Nossa Senhora de Lourdes pelo seu centenário para também parabenizar e agradecer ao nosso pároco Pe. Lauro os 44 anos de ordenação, marcados pela dedicação, caridade e humildade ao conduzir a nossa paróquia. Pe. Lauro, o senhor é o nosso grande líder espiritual. E eu gostaria de dizer, gente, que a história de Pe. Lauro se confunde com a história de todos nós, paroquianos. Em especial, na minha casa, eu falo que o meu avô, Perdigão, falava muito de Pe. Lauro, de toda a construção que se deu ao longo desses anos na igreja. E a minha saudosa vó Biga também sempre contou para a gente – não é, mãe? – dos almoços em que ela esperava o Pe. Lauro junto com a tia Branca. Era um momento de muita confraternização e um momento muito esperado quando Pe. Lauro ia até lá, a Bonsucesso, à nossa fazendinha, para se reunir a este momento de família. O Pe. Lauro celebrou o casamento dos meus pais, celebrou o casamento do meu sogro e da minha sogra. Ele realizou o meu batizado, o batizado da minha irmã, o batizado da minha filha, Áurea. Ele celebrou o nosso casamento, o meu casamento com o Diego.
Assim como na minha vida, o Pe. Lauro está presente na vida de todos os paroquianos de Vespasiano. Então acho que é mais do que justa esta homenagem, e eu me sinto muito honrada em, hoje, poder fazer esta homenagem tanto para a paróquia quanto para o senhor, Pe. Lauro, porque a gente precisa ressaltar o seu trabalho em prol de todos os paroquianos, que, muitas vezes, pode até não ser reconhecido, mas é muito verdadeiro e é com muito amor, pois servir ao próximo, gente, é muito difícil. Pe. Lauro vem desempenhando essa missão com tanto amor, com tanta dedicação que a gente só tem que lhe agradecer a presença constante na nossa vida e na da nossa família, por estar no nosso cotidiano.
Também hoje a gente tem a presença das guardas de congado de Vespasiano, que, com suas festas de devoção, fazem parte da construção da religiosidade e da cultura do nosso município, levando o nome de Vespasiano para toda Minas Gerais e pelo Brasil, e que também fazem parte dessa concretização de 100 anos da paróquia. São elas: Guarda do Caboclo do Divino Espírito Santo, Guarda de Marinheiro de São Jorge e Nossa Senhora do Rosário, Guarda Moçambique de São Benedito, Guarda de Moçambique de Santa Bárbara do Reino de Nossa Senhora do Rosário, Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo.
Estão também presentes as pastorinhas, que fazem parte das tradições culturais populares, principalmente no Natal, em que seus participantes representam os personagens do presépio. O grupo participa da missa na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, principalmente no dia 24 de dezembro, e vão a todas as casas pelas quais são convidadas a visitar os presépios e a cantar louvores ao Menino Jesus. Além disso, fazem apresentações onde são convidadas ao longo de todo o ano, como hoje. Vocês também fazem parte da construção da nossa paróquia.
A nossa querida corporação musical Nossa Senhora de Lourdes e a sua história também se misturam com a paróquia de Vespasiano, pois, há 90 anos, leva arte, cultura e música de qualidade para os vespasianenses e para o mundo, inclusive representando a nossa cidade na Alemanha, motivo de muito orgulho para todos nós, paroquianos e vespasianenses. O nosso Coral Municipal da Terceira Idade, os meus amores, através da música, seus integrantes, formaram laços de amizade e afetividade tornando-se uma grande família. O coral já se apresentou e se apresenta em eventos no município e em diversas cidades de Minas Gerais e do Brasil. O Coral da Terceira Idade Lia Viana é motivo de muito orgulho para todos nós. E, neste ano, nós já comemoramos, com um grande baile, os seus 25 anos de existência.
Não poderíamos também deixar de agradecer o apoio da nossa prefeita Ilce Rocha, que ama a cultura e a religiosidade do nosso povo e não mede esforços para mantê-las vivas e presentes na vida dos vespasianenses. A obra de restauração da Capela Santo Antônio de Pádua, construída em 1897, e a obra da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em 1936, que também foi concluída e entregue para a comunidade, são mais uma prova viva do envolvimento do poder público municipal com as ações religiosas na nossa Vespasiano.
Para finalizar, eu quero, em nome desta Casa Legislativa, que representa mais de 21 milhões de mineiros, agradecer a cada um de vocês, paroquianos, que vieram aqui, nesta noite, para esta homenagem especial. Agradeço-lhes a presença, o carinho com a nossa comunidade. Que Deus continue abençoando a vida de cada um de vocês para que a gente mantenha viva, cada vez mais, a fé e a nossa paróquia, que é, para todos nós, motivo de muito orgulho e de muito amor, porque todos estamos aqui hoje para esta linda homenagem. Eu estou muito emocionada e acho que nunca fiquei tão nervosa em toda a minha trajetória política, porque realmente é um dia que, tenho certeza, vai ficar guardado na memória de todos os nossos paroquianos e de todos nós vespasianenses. Muito obrigada pela presença de cada um de vocês.
E, agora, os agradecimentos finais ao nosso presidente Tadeuzinho. Eu disse a ele: “Tadeuzinho, é a primeira vez que o povo de Vespasiano vai de fato à Assembleia Legislativa. Nós vamos ter que quebrar alguns protocolos. Na hora em que você chegar da China, você briga comigo. É bom que esteja viajando, pois, assim, não terá como fazê-lo”. Teria de ser pelo WhatsApp, mas não vai nem conseguir. Agradecemos a todos os deputados e a todas as deputadas desta Casa que aprovaram e assinaram esta justa homenagem à nossa paróquia, ao nosso padre e, principalmente, a toda a comunidade. A todos os servidores do gabinete da Nayara Rocha, 224, agradeço o empenho e o carinho para que esta noite fosse magnífica. Tudo que está aqui, gente, foi construído com muito amor, com muito carinho. Foram mais de quatro meses de preparação para esta noite e inúmeras reuniões para que tudo acontecesse da maneira mais linda possível.
Também não poderia deixar de agradecer à amiga paroquiana Margarete Jeomini. Gente, aguentar a Margarete nesses quatro meses não foi fácil, porque todo dia ela inventava uma coisa, e, quando eu falava “Margarete, isso não dá, a Casa não admite”, ela me dizia: “Não quero nem saber. Vamos quebrar os protocolos”. Falei: “Está bom, Margarete”. Muito obrigada, Margarete, por todo o esforço, por toda a dedicação. Agradeço ainda à nossa prefeita Ilce Rocha, que também não mediu esforços para que esta reunião acontecesse hoje; à Prefeitura de Vespasiano; a todas as secretarias; à assessoria de imprensa, que nos deu todo o suporte, às Secretarias Municipal de Cultura; de Planejamento e Desenvolvimento; de Defesa Social; de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude.
Por último, agradeço a todos os servidores desta Casa Legislativa, que é a Assembleia, porque foi uma reunião fora de todo o script a que estão acostumados aqui no dia a dia, com um público muito grande – eles não mediram esforços para que esta noite acontecesse de forma maravilhosa; e à Arquidiocese de Belo Horizonte.
Para finalizar, para quebrar mais um protocolo, eu gostaria de convidar a nossa prefeita Ilce Rocha para suas breves palavras. Que Deus abençoe a todos! A nossa mensagem de hoje é só de gratidão.