Pronunciamentos

KÁTIA MARIA TEIXEIRA, Diretora-presidente da Indústria Cerâmica Andradense SA - Icasa

Discurso

Agradece a homenagem pelo transcurso do 50º aniversário de fundação da Indústria Cerâmica Andradense SA - Icasa.
Reunião 29ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 31/10/2023
Página 13, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 2877 de 2023

29ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 27/10/2023

Palavras da Sra. Kátia Maria Teixeira

Prezada presidente da Mesa, deputada Maria Clara Marra, prezados deputados, autoridades e amigos aqui presentes.

Primeiramente, bom dia a todos. Sou Kátia Maria Teixeira, diretora-presidente da Icasa e, inicialmente, gostaria de aproveitar esta honrosa oportunidade para dizer que é uma satisfação muito grande estar aqui, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, recebendo esta cordial homenagem, gentilmente requerida pelo nosso conterrâneo, deputado estadual Rodrigo Lopes, em razão da celebração dos 50 anos da nossa querida empresa, completados no último dia 3 de outubro.

Esta nobre ocasião também me dá a oportunidade para lhes contar um pouco da história da nossa empresa, que possui uma conexão muito forte com a cultura e com os valores tradicionalmente atribuídos ao povo mineiro. A Icasa nasceu em Andradas, no Sul de Minas Gerais, e sua origem está associada aos fortes laços de amizade de um grupo de empresários locais que tinham a pretensão de investir em algum negócio que pudesse levar prosperidade para uma região afastada da capital e ainda muito dependente da atividade agrícola. Foi através da atividade de cerâmica que nossos saudosos sócios-fundadores encontraram a viabilidade para a realização do tão ambicioso e desafiante projeto e, com muito esforço e muito sacrifício, apostaram na criação de uma indústria de louças sanitárias aos pés da Serra da Mantiqueira, em meio aos sítios de café que predominavam àquela época e que ainda enriquecem a economia e a paisagem local nos dias atuais. A relação de amizade e de companheirismo, tão enraizada na cultura do povo mineiro, foi elemento fundamental para que os inúmeros obstáculos que se apresentaram logo no início dos trabalhos de fundação fossem não apenas superados mas também usados como fonte de motivação para que a união e o sonho daqueles destemidos empreendedores pudessem prosperar e minar a descrença que algumas pessoas viam naquele ousado projeto.

Assim, no dia 3/10/1973, nasceu a Indústria Cerâmica Andradense – a Icasa –, nome orgulhosamente escolhido em homenagem à querida cidade de Andradas, que tão bem acolheu um sonho que, neste ano de 2023, completa 50 anos de realidade. São cinco décadas repletas de histórias, com muitos bons momentos para serem lembrados e algumas ocasiões mais complicadas que exigiram resiliência e perseverança, mas que jamais abalaram o propósito inicial e principal, que era gerar emprego, desenvolvimento e renda para Andradas e região.

Muito trabalho e empenho depois nos permitem, hoje, compartilhar o orgulho de ser uma empresa de destaque nos mercados cerâmicos nacional e internacional, reconhecida por todos não apenas pela excelência na qualidade de seus produtos e processos mas também pela excelência no relacionamento humano com todos à sua volta, elogiada pela receptividade e pelo acolhimento que adota em todas as suas relações, elementos que, genuinamente, fazem parte da tradição mineira incorporada ao DNA da Icasa. Não é difícil constatar que a modernização da Icasa não se resume apenas aos equipamentos de alta tecnologia e à gestão minuciosa de seus processos de fabricação certificados pela ISO 9001. Os avanços da empresa também se notam e se destacam através de um sistema de gestão que integra questões ambientais, de segurança e saúde ocupacional e de responsabilidade social, além de incorporar trabalhos que buscam as boas práticas da governança corporativa e visam à criação de um planejamento estratégico estruturado, que há sete anos é elaborado através da parceria mineira com a renomada Fundação Dom Cabral. Como retribuição à cidade e ao povo de Andradas e região e em conformidade com a prosperidade desde sempre almejada pelos sócios-fundadores, as ações da Icasa sempre foram muito além da fabricação e venda de louças sanitárias, uma vez que a empresa sempre teve suas atenções também voltadas ao desenvolvimento e ao bem-estar de seus colaboradores e da sociedade local, incorporando projetos e ações de incentivo à cultura, aos esportes e às diversas causas sociais que apoia em várias entidades e projetos.

Por tudo isso, hoje, cinco décadas passadas, o sentimento é de imensa gratidão a todos que ajudaram no caminhar dessa longa jornada, marcada por muito trabalho e muita dificuldade, mas também por muitas conquistas e recompensas. Estamos aqui prontos para seguir adiante, encarando os desafios do futuro com o mesmo entusiasmo e a mesma coragem que nos ajudaram a chegar até aqui, confiantes num amanhã ainda mais brilhante e promissor para a Icasa e seus colaboradores e para Andradas, para Minas Gerais e para o Brasil.

Encerro aqui agradecendo a todos os deputados estaduais o espaço e a oportunidade de lhes apresentar um pouquinho do orgulhoso trabalho de 50 anos que se consolidou numa história de sucesso para a Icasa. Um agradecimento especial ao deputado estadual andradense, Rodrigo Lopes, pela iniciativa que exaltou nesta distinta homenagem. Muito obrigada a todos.