Pronunciamentos

DEPUTADO BETINHO PINTO COELHO (PV), Presidente "ad hoc"

Discurso

Entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais a Dom Vicente de Paula Ferreira.
Reunião 27ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 24/10/2023
Página 6, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3816 de 2023

27ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/10/2023

Palavras do presidente (deputado Betinho Pinto Coelho)

Boa noite a todos. Exmo. e Revmo. Sr. D. Vicente de Paula Ferreira, bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, agora cidadão honorário de Minas Gerais; Exma. Sra. Deputada Ana Paula Siqueira, autora do requerimento que deu origem a esta homenagem; Exmo. Sr. Deputado Federal Patrus Ananias; Exmo. Sr. Durval Ângelo, conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; Exmo. e Revmo. Sr. D. Joel Maria dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, representando a arquidiocese; minhas colegas deputadas Beatriz Cerqueira, Bella Gonçalves e Lohanna; meus colegas deputados e líderes Ulysses Gomes; e meu amigo Doutor Jean Freire, boa noite.

É com muita admiração que, em nome da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, celebramos esta cerimônia para conferir a D. Vicente de Paula Ferreira o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais. São, de fato, relevantes os serviços prestados por D. Vicente ao nosso estado, com destaque para o trabalho que, desde fevereiro de 2019, veio desempenhando à frente da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, que abrange os Municípios de Moeda, Bonfim, Belo Vale, Rio Manso, Crucilândia, Mário Campos, Piedade dos Gerais e Brumadinho.

Sua atuação se caracteriza pela interação constante e direta com a comunidade e pela valorização da vida em suas várias dimensões, em uma abordagem que se tornou conhecida como ecologia integral. Apesar de seu convívio constante com famílias que têm enfrentado cenários muito sofridos, D. Vicente tem uma rara capacidade de ajudar cada pessoa a transformar a dor em alento para abraçar a vida em sua plenitude. E sua habilidade notável é certamente fruto de talento inato e vocação sacerdotal, mas também resulta de seu cultivo das letras e de sua sólida formação humanística.

Em abril deste ano, D. Vicente assumiu uma nova responsabilidade, também de grande envergadura, que é a função de bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, uma diocese que abrange toda a Chapada Diamantina e parte do sertão baiano. Temos certeza de que, ao longo dos tempos, D. Vicente continuará ligado a Minas Gerais e será sempre muito querido do povo mineiro, a quem sempre se dedicou tão generosamente por tantos anos.

Por todos esses motivos, é com grande satisfação que conferimos a D. Vicente de Paula Ferreira o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, desejando-lhe força e serenidade no exercício da sua missão, onde quer que se encontre pelos caminhos da fé, do amor e da esperança. Muito obrigado. Parabéns, D. Vicente.