Pronunciamentos

DEPUTADA BELLA GONÇALVES (PSOL)

Discurso

Declara posição contrária ao projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções firmado entre os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com a finalidade de construir o Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil, em 2º turno.
Reunião 35ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/10/2023
Página 95, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1055 de 2023

35ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/10/2023

Palavras da deputada Bella Gonçalves

A deputada Bella Gonçalves – Bom, em primeiro lugar, quero dizer que a criação de consórcios em si não é um problema. O problema é a ideia do governador Zema por trás da criação desse consórcio e a declaração racista que ele fez contra o Norte e o Nordeste do Brasil, dizendo que o Sul e o Sudeste seriam as regiões produtivas. Não há nenhuma ignorância maior do que essa. O povo trabalhador, o povo do Norte e do Nordeste, inclusive o povo do Norte de Minas, não podem aceitar esse tipo de atitude racista do governador, esse tipo de atitude sectária e esse tipo de fala separatista. A gente não sabe muito bem qual é a finalidade da criação desse consórcio, afinal de contas, isso não está expresso no projeto de lei.

Para além disso, como foi bem colocado ontem pelo Professor Cleiton, o projeto cria cargos, o projeto cria custos para o Estado. Quando é de interesse do governador, isso não é um problema. Agora, quando isso é interesse do serviço público, da proteção ambiental, das escolas, da educação, ele não cria. Então, por coerência, a gente vota “não” nesse projeto de lei.

O presidente – Obrigado, deputada Bella. Com a palavra, para encaminhar a votação, o deputado Gustavo Santana.