Pronunciamentos

DEPUTADO CORONEL SANDRO (PL)

Discurso

Declara posição favorável ao projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções firmado entre os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com a finalidade de construir o Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil, em 2º turno.
Reunião 35ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/10/2023
Página 94, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1055 de 2023

35ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/10/2023

Palavras do deputado Coronel Sandro

O deputado Coronel Sandro – Bom dia, presidente; bom dia, caros colegas. Mais uma vez, eu venho aqui me manifestar a favor do Projeto de Lei nº 1.055, que ratifica o protocolo de intenções firmado entre os estados do Sul e do Sudeste para a criação do Cosud.

É importante ressaltar que os estados do Sul e do Sudeste têm muitas coisas em comum. Estava realmente faltando um fórum adequado para a discussão e para uma aproximação maior entre esses estados, a fim de que todos aqueles que agora irão integrar o Cosud se vejam realmente bem representados junto a pleitos perante a União. Realço que esses estados são o pulmão financeiro e econômico da nação brasileira.

Curiosamente, não obstante a importância econômica que têm, em cada um desses estados existem regiões que estão em situação de fragilidade econômica, tanto as regiões quanto o povo que as ocupam – aqui em Minas Gerais, eu faço questão de citar novamente o Vale do Jequitinhonha, o Norte de Minas, o Nordeste de Minas. Apesar da abundância de recursos gerados por esses estados, nós ainda temos muitas desigualdades para corrigir. Nada melhor do que um organismo forte que congregue todos esses estados, com propósitos, ideais e objetivos comuns, para que a defesa dos nossos interesses seja feita com a máxima eficiência quando dos pleitos, principalmente relacionados à União e principalmente – volto a repetir – na redistribuição dos recursos das receitas de tributos que são gerados em cada um desses territórios.

Eu disse ontem e vou repetir novamente – dados de 2021: Minas Gerais teve gerados, em seu território, tributos federais na ordem de R$80.000.000.000,00 e recebeu de transferência da União somente R$40.000.000.000,00. Então é necessário, urgentemente, que seja repactuado o pacto federativo para usufruirmos das riquezas que geramos aqui, em benefício do povo mineiro. Mais importante do que todos... E nós, que estamos neste Parlamento, defendemos Minas Gerais, e defender Minas Gerais é fazer parte de um organismo multilateral que nos represente com altivez, com eficiência, para fazer com que nós tenhamos mais acesso a recursos e possamos aplicá-los para combater a desigualdade e a pobreza daqueles que ainda, em Minas, estão em dificuldades socioeconômicas.

Então encaminho o meu voto “sim” no Projeto de Lei nº 1.055/2023. Obrigado, Sr. Presidente.

O presidente – Obrigado, deputado Coronel Sandro. Com a palavra, para encaminhar a votação, a deputada Bella Gonçalves.