Pronunciamentos

DEPUTADO ADRIANO ALVARENGA (PP), Autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 30º aniversário de fundação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Minas.
Reunião 25ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 11/10/2023
Página 6, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3176 de 2023

26ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 9/10/2023

Palavras do deputado Adriano Alvarenga

Uma boa-noite a todos e a todas. Cumprimento de forma muito especial o nosso 1º-secretário, hoje presidindo esta sessão, amigo, irmão, grande lutador por todos nós, produtores rurais de Minas Gerais, uma voz que temos no campo, Antonio Carlos Arantes.

Cumprimento o nosso presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite; o presidente do Senar, Antônio Pitangui, grande guerreiro, pessoa de fibra, de honestidade, que, hoje posso dizer que é um amigo que ganhei na vida pública; o nosso grande secretário de Agricultura, Thales, que é do meio e fez carreira na secretaria e hoje está fazendo um grande trabalho na nossa Secretaria de Agricultura do Estado; o Exmo. Sr. deputado Roberto Andrade, grande parceiro, grande irmão na Assembleia Legislativa, que luta pela nossa região do Vale do Piranga da Zona da Mata e, com certeza, está sempre ao lado de todos nós, homens do campo; o deputado federal Lafayette de Andrada. Hoje estive em Araguari na inauguração do Hospital Universitário Sagrada Família. A família Andrada sempre levando conhecimento, desenvolvimento e melhorando a vida das pessoas por toda Minas Gerais. Parabéns, Lafayette. Hoje tive orgulho de estar lá nessa grande inauguração. Tenho certeza de que fará um grande trabalho na saúde, não só do Triângulo, mas também de toda Minas Gerais. Cumprimento o nosso diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes; o nosso superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Minas –, Celso Furtado Júnior; o nosso presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo. Enfim, cumprimento todos os senhores e senhoras que estão aqui, hoje, representando os nossos produtores rurais e, com certeza, parabenizando e homenageando essa instituição tão valiosa, que merece, sim, ser homenageada, ser lembrada por todos nós, mineiros.

Para nós, produtores rurais que estamos no campo, se não houver um Senar da vida para levar conhecimento, desenvolvimento e tecnologia para os pequenos, para os médios e para os grandes, cada vez mais nós ficaremos esquecidos. Ficaremos esquecidos porque os governos só se lembram dos produtores rurais na hora de fazer propaganda na televisão, na hora de falar que o agronegócio movimenta o País, que o agronegócio é a prateleira de cima. Mas, na hora do investimento, na hora do reconhecimento, infelizmente nós não vemos isso na prática. Nós vimos, infelizmente, produtores como eu, como muitos que aqui estão e como muitos que aqui não estão, e que, às vezes, estão descansando para amanhã pegar na labuta, em fila de banco, não para fazer investimento, mas para manter o que têm, para manter o trabalho do dia a dia.

É justo hoje, em qualquer bar de esquina, você pegar uma dose de pinga, que mata a pessoa, e ela valer mais que um litro de leite do produtor rural que levanta às 5 horas da manhã para trabalhar e colocá-lo no tanque para o laticínio pegar? É normal vermos a arroba do boi cair pela metade do preço do ano passado?

Nós estamos aqui com o nosso presidente, representante dos cafeicultores. O café, no passado, custava praticamente o dobro do preço. Mas o nosso investimento hoje diminuiu também? E a nossa mão de obra como é que está? A nossa força de vontade continua a mesma. É por isso que temos sempre de homenagear o Senar, temos sempre de homenagear pessoas que estão ao nosso lado, ao lado do homem do campo, ao lado do produtor rural, levando tecnologia e investimento. É por isso, Antônio Pitangui, que hoje você está aqui, diante dessas pessoas maravilhosas, para comemorar esses 30 anos. Com certeza, vai ser uma vida longa; vida longa porque todos nós, que estamos aqui, não vamos deixar, jamais, o nosso meio rural chegar à decadência. Vamos continuar trabalhando, vamos continuar firmando o nosso compromisso. Vamos aqui, na Assembleia, ao lado de todos os deputados e deputadas, sempre estar ao lado de quem produz. E quem produz são vocês. Então vocês merecem todo o nosso aplauso, toda a nossa firmeza. Quero dizer que sempre vamos estar ao lado do produtor rural. Parabéns ao Senar pelos seus 30 anos de história, pelos seus 30 anos de sobrevivência. Tenho certeza de que, por causa de vocês, muitas pessoas não desistiram dessa atividade tão sacrificante. Hoje posso falar: é uma atividade em que fazemos caridade! Fazemos caridade para os governos fazerem propaganda! Não podemos ficar de braços cruzados. Temos de ter coragem e determinação para encararmos os desafios que estamos vivendo hoje. Como? Na união. A união é que faz a força! Temos de fazer manifestação, como várias outras categorias fazem e conseguem alguma coisa. Por que não nos unirmos, nos juntarmos e lutarmos pela nossa causa para conseguirmos um preço, não um preço abusivo, mas, sim, um preço justo? Podemos lutar por um preço justo para quem trabalha, tem dignidade e paga suas contas em dia. Parabéns a todos vocês! Parabéns ao Senar! Parabéns, Antonio Carlos Arantes, por este grande evento, por estar participando deste grande evento. Parabéns; parabéns a todos os nossos produtores da nossa Minas Gerais, Estado que movimenta o nosso país. Com certeza, vamos, sim, juntos, lutar por melhores preços, melhores condições e isenção fiscal no campo. É disso que precisamos e é isso que merecemos. Uma boa noite. Que Deus abençoe cada um de vocês!