Pronunciamentos

DEPUTADO DUARTE BECHIR (PSD)

Discurso

Declara posição favorável ao projeto de resolução que concede o título de Cidadão Honorário do Estado a Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, em turno único.
Reunião 65ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 05/10/2023
Página 79, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PRE 16 de 2023

65ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 3/10/2023

Palavras do deputado Duarte Bechir

O deputado Duarte Bechir – Sr. Presidente, senhoras e senhores deputados, esta tarde pode ficar marcada na história da Assembleia de Minas Gerais. Ouvimos aqui as razões e as contrarrazões. Eu quero dizer que o projeto de resolução da Mesa da Assembleia, debatido e colocado da forma que foi, indicando voto “sim” e voto “não”, não vai ao encontro do que nós temos em Minas Gerais e que é própria do mineiro – a democracia. Este debate, no meu modo de ver, extrapola um tanto quanto a nossa história. Estamos discutindo aqui o fato de não se conceder uma honraria ao vice-presidente da República. E as razões de não se conceder a ele são as mais diversas, chegam e se fecham naquilo que teria dito. Então eu, que já estou com os meus 66 anos de idade, no nosso quinto mandato e que já passei por momentos difíceis nesta Casa, por muitas discussões travadas, sempre respeitei e sempre vou respeitar as nossas diferenças. Mas o que está em jogo aqui, neste momento, não é diferença, não é partidarismo político, não é esquerda e não é direita. Eu quero chamar a atenção dos nossos pares, das senhoras e dos senhores deputados para o fato de que estamos diante de um ato e de um fato, que, se forem consumados pelas razões colocadas até o presente momento, esta Casa pode estar na iminência de escrever uma página negra na sua história.

Eu quero, portanto, Sr. Presidente, deputadas e deputados, pedir muita clama, muita consciência. Nós vamos ter, daqui a mais três anos, eleições presidenciais; e, no ano que vem, eleições municipais. Se essa decisão for tomada da forma que está sendo colocada, é porque ela está antevendo o clima de um pleito eleitoral, e não a sabedoria da qual é esperada dos parlamentares, das senhoras e dos senhores deputados, de convivermos com as nossas diferenças e de sabermos colocar, neste momento, a nossa serenidade. Devemos tê-la sempre caminhando ao nosso lado! Então o que estou pedindo aqui é serenidade. Quando você entra numa casa de alcoólicos anônimos, está escrito lá na frente: “Saber entender tudo o que nos colocam e saber diferenciar uma coisa da outra”, entre outras palavras. Então, ao julgarmos aqui, hoje, a pessoa do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, dar a ele ou não o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, senhoras e senhores, peço-lhes que pensemos um pouco mais nessa condição. Com um voto contrário, a negativa a ele, estaríamos escrevendo uma página negra da história da nossa Casa. É um projeto de resolução da Mesa. A Mesa disse “sim”. Eu sou o 2º-vice-presidente desta Casa e estou ocupando esse lugar com muita honra.

Portanto peço-lhes sabedoria. Eu encaminho, Sra. Presidente, pelas razões aqui colocadas, respeitando todas as diferenças, o voto “sim”.

A presidenta (deputada Leninha) – Obrigada, deputado Duarte Bechir. Com a palavra, para encaminhar a votação, o deputado Noraldino Júnior.