Pronunciamentos

DEPUTADO DOUTOR JEAN FREIRE (PT)

Discurso

Declara posição favorável ao projeto de resolução que concede o título de Cidadão Honorário do Estado a Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, em turno único.
Reunião 65ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 05/10/2023
Página 75, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PRE 16 de 2023

65ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 3/10/2023

Palavras do deputado Doutor Jean Freire

O deputado Doutor Jean Freire – Muito boa tarde, companheiros deputados e deputadas. (– Aproxima o celular do microfone para reprodução de áudio.) Sr. Presidente, caros colegas deputados, V. Exas. me conhecem e sabem como eu sempre agi nesta Casa. Aliás, é a primeira vez que eu coloco uma fala ao microfone. De maneira muito ponderada, eu quero falar de qual Alckmin, de qual Geraldo Alckmin nós estamos falando. Quando Geraldo Alckmin concorreu à presidência contra o Lula, evidentemente eu votei no Lula.

Há poucos dias, Sr. Presidente, eu tive a oportunidade de conhecer o vice-presidente. Estive com ele por quase 2 horas lá em Brasília. E eu quero dizer aos colegas deputados e deputadas aqui presentes, com muito respeito, de verdade, companheiros, sem olhar a agremiação partidária, que a arte da política é saber lidar com as diversidades. Geraldo Alckmin, é verdade, muitas vezes falou algo contra o Lula, contra o projeto do PT. É verdade que também não foi dito aqui que o Lula falou muitas coisas contra o Geraldo Alckmin, contra o projeto que ele representava. Isso é verdade, mas algo fantástico ocorreu neste país no último ano, no ano da eleição, e o Lula muito bem colocou isso. Muitas vezes, companheiros deputados – e quero falar olhando para cada um –, é preciso a gente respeitar a diversidade e se juntar à diversidade para combater o antagonismo, para combater aqueles que representam tudo de diferente. Eu costumo dizer que muitas vezes nós temos que pegar o que nos une, e não o que nos separa, não o que nos separa!

É evidente o trabalho que o vice-presidente Geraldo Alckmin fez para chegar aonde chegou. O Geraldo Alckmin de quem falo aqui... E falo com muita tranquilidade. Um nome do Partido dos Trabalhadores fala sobre ele e fala com muita tranquilidade, porque, antes de ele ser vice do Lula, eu já fazia falas a respeito dele. Então, é o Geraldo Alckmin jovem, cristão, que também lutou contra a ditadura militar; é o Geraldo Alckmin colega médico anestesista; é o Geraldo Alckmin vereador, prefeito, deputado federal, deputado constituinte, governador do Estado de São Paulo e vice-presidente deste país, que vem, de uma maneira muito ética... Na primeira viagem que o presidente Lula fez, quando ele chegou ao Planalto de volta, percebeu que o Geraldo Alckmin não havia sentado na cadeira de presidente. Pelo respeito que ele tem, não havia sentado na cadeira de presidente.

Eu já conhecia algo da história dele, mas vou dizer a vocês: a oportunidade que eu tive, há poucos dias, espero que cada colega deputado tenha também de conhecer o cidadão Geraldo Alckmin. Foi uma oportunidade ímpar. Espero estar com ele outras vezes. É um homem alegre, feliz, contador de muitas histórias, que conhece a política mineira como poucos. Ele relatou vários momentos da política mineira; relatou histórias de governador de estado em momentos em que estiveram juntos. Isso é para vocês verem que, na cabeça dele, ele não leva a diversidade para o embate. Então eu quero aqui, no encaminhamento, pedir aos colegas deputados e deputadas: esqueçam, neste momento, o partido político; esqueçam onde ele esteve e onde ele está. É um vice-presidente que ajudou, sim, a salvar este país do negacionismo; é um vice-presidente que está ajudando a conduzir os trabalhos neste país, onde a diversidade é importante. Vamos dizer que o presidente Lula pensa 100% igual ao vice-presidente Geraldo Alckmin? Não, lógico que não pensa. Lógico que pensam de formas muito diferentes.

Tive a oportunidade de conhecer o trabalho que a esposa dele faz em volta de Brasília, na economia solidária. Então isso é muito importante porque, às vezes, deputado Alencar, a gente aponta uma frase ou outra... Alguém, algum dia, pode pegar esta fala minha e apontar. E veja que eu posso mudar! Que bom que nós, seres humanos, temos essa capacidade de mudar. Que bom é poder pensar hoje de um jeito e amanhã pensar de outro. Eu fiz questão de trazer essa fala aqui, não para ir para o enfrentamento, colegas deputados. Vocês sabem que eu não sou disso. Eu só fiz questão de trazê-la aqui para a gente não pegar uma fala e dizer que aquilo significa tudo, deputado Noraldino. Num momento de eleição, num momento de disputa, nós não podemos dizer isso. O Fernando Henrique também foi adversário ferrenho do presidente Lula, mas, quando ele saiu e o Lula foi tomar posse, Professor Cleiton, o Fernando Henrique não foi para os Estados Unidos. Ele convidou o Lula para conhecer o Palácio do Planalto. Eles são divergentes e pensavam de forma divergente, e o Lula ganhou na eleição do candidato dele.

Então, deputado Bechir, queria pedir a cada companheiro deputado que esqueça o partido político, pense no trabalho que ele está começando a fazer neste país e que tem muito ainda a fazer. Muito obrigado.

A presidenta (deputada Leninha) – Obrigada, Doutor Jean Freire. Com a palavra, para encaminhar a votação, o deputado Bruno Engler.