Pronunciamentos

JOÃO LUIZ DA SILVA NETO, Coordenador do Subtema “Escolaridade e qualificação profissional” - Município de Santa Rita de Caldas

Discurso

Comenta o trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho 3 - Subtema 2: “Escolaridade e qualificação profissional”, na plenária final do Parlamento Jovem de Minas 2023 (tema: “Jovem e Mercado de Trabalho”).
Reunião 22ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 04/10/2023
Página 12, Coluna 1
Evento Parlamento Jovem de Minas 2023 - Tema: “Jovem e Mercado de Trabalho”. Etapa Estadual - Plenária Final
Indexação

22ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 22/9/2023

Palavras do coordenador João Luiz da Silva Neto

Antes de tudo, bom dia, pessoal! Eu queria, antes de tudo, agradecer aos meus colegas coordenadores e a todo mundo que nos apoiou até então. Esta é uma oportunidade muito grande para muitos de nós. Eu só queria falar isso. Agora vamos para a apresentação. Eu sou do Polo Conexão Sul. Nós viemos aqui apresentar o Subtema 2. Eu vim falar mais especificamente sobre o GT3 – Grupo de Trabalho 3. Houve diversos debates acerca das propostas, visando sempre o aprimoramento delas, visando sempre a contemplação da melhor proposta, sempre visando que passasse a melhor proposta. O grupo de trabalho debateu por um tempo relativamente bom, aproximadamente 3 horas. Dessas 14 propostas, todas elas tiveram algum tipo de observação, todas elas tiveram algum destaque; sete foram aprovadas e sete foram suprimidas, com alguma modificação ou mantendo-se a proposta original. As discussões mais relevantes sobre as propostas foram sobre a inclusão e inserção dos jovens no mercado de trabalho e em algumas instituições. Porque, como todo mundo sabe, nem todos aqui temos acesso a um ensino de qualidade. Alguns de nós estudamos em escolas públicas, que não têm o total suporte ou apoio a um ensino bom, de qualidade. Se você for de uma escola pública e quiser ser alguém na vida, você vai ter que estudar por conta própria. Eu passo por isso e sei como é difícil. Então basicamente foi isto que a gente discutiu: o quão difícil é a inserção do jovem no mercado de trabalho, a qualificação e a sua imposição. Eu acho esse projeto muito interessante porque ajuda a dar voz aos estudantes, melhorando-nos e nos aprimorando cada vez mais. Muito Obrigado. Passo a palavra ao coordenador do Grupo 4, João Vítor Alves de Oliveira.