DEPUTADO DUARTE BECHIR (PSD)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/09/2023
Página 45, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1195 de 2023
Normas citadas LEI nº 6763, de 1975
30ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 20/9/2023
Palavras do deputado Duarte Bechir
O deputado Duarte Bechir – Sra. Presidenta, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, permitam-me saudar a minha conterrânea Natália Cazarini. Peço uma salva de palmas para essa lutadora. Na sua pessoa, quero saudar todos aqueles e todas aquelas envolvidas nesse projeto. Quero também dizer como as coisas mudaram desde aquela primeira vez, na audiência realizada na Assembleia, uma audiência que acabou trazendo desgaste para a Casa: houve discussões que não precisavam ter acontecido, mas, com serenidade e com a união de todos... Eu vejo aí a Elisa, de Ipatinga, e pessoas que vieram de longe fazer o seu pedido.
Eu queria dizer ao deputado Sargento Rodrigues que o que nós consolidamos com o líder do governo, o deputado João Magalhães, com o secretário de Governo, o Gustavo Valadares, e com outros deputados, sem fazer injustiça a nenhum deles... Mas eu também quero saudar o 1º-secretário desta Casa, o deputado Antonio Carlos Arantes, que não foi nominado, mas esteve presente nesse debate importante. E o que ficou para todos nós como lição? Esta foi a grande lição: tratar não é uma obrigação, mas cumprir é uma obrigação.
O que nós vimos, no decorrer dos debates e no decorrer do prazo, foi que o governo quis reestudar, quis realinhar, mas encontrou pela frente uma turma muito unida, uma turma que vendeu casa, que pegou dinheiro emprestado, que vendeu lote, que montou o seu empreendimento acreditando que aquele edital não seria mudado e que seria uma conversa de um governo sério. Uma turma que lutou e lutou bravamente. Já sem dinheiro, vinham para BH: hospedagem e alimentação; vinham para cá, naquele sufoco, trazendo o pedido para todos nós. E o que aconteceu? Naquela última reunião que fizemos na Cidade Administrativa, na semana passada, na presença da secretária Luísa Barreto, na presença do secretário de Governo Gustavo Valadares e na presença de pessoas da Advocacia-Geral do Estado, nós fechamos o compromisso de que esta Casa, acreditando na proposta do deputado Gustavo Valadares, que hoje é secretário de Governo, votaria o decreto sem nenhuma emenda. E aí eu quero parabenizar o Sargento Rodrigues, que quis fazê-las, e a ideia dele, não estando ele totalmente conosco nesse envolvimento na última reunião, preocupado com vocês, foi propor emendas àquilo que nós discutimos e aprovamos com o governo: o randômico e aquelas questões que o Luizinho aqui já salientou.
Então a ideia do Rodrigues é defender todos aqueles e todas aquelas, isto é, os empresários. A ideia é essa. Mas eu quero dizer, e já disse para ele agora, que acredito no Gustavo como deputado e como secretário de Governo. Eu acredito. Nós acreditamos no Gustavo. O que nós queremos agora, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, deputado Luizinho, é pôr o acelerador para funcionar, acelerar adiante, aprovar nos dois turnos e colocar o pessoal para trabalhar. Vocês têm a nossa admiração. Parabéns! Parabéns!
A presidenta – Agradeço ao deputado Duarte Bechir. Com a palavra, para encaminhar a votação, o deputado Alencar da Silveira Jr.